logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Consumo: Semana do Pescado 2025 é lançada em Fortaleza e promete fortalecer consumo e setor pesqueiro
Consumo: Semana do Pescado 2025 é lançada em Fortaleza e promete fortalecer consumo e setor pesqueiro
08/09/2025
Workshop: Sindicato dos Engenheiros do Ceará aposta em planejamento estratégico para fortalecer gestão e serviços
Workshop: Sindicato dos Engenheiros do Ceará aposta em planejamento estratégico para fortalecer gestão e serviços
09/09/2025
Exibir tudo

Turismo: Pesquisa revela destinos mais desejados por brasileiros: Nordeste lidera preferências de viagem Fernando de Noronha, Porto de Galinhas e Lençóis Maranhenses aparecem no topo do ranking, reforçando força do turismo nacional

Pesquisa revela destinos mais desejados por brasileiros: Nordeste lidera preferências de viagem

Nordeste domina ranking de destinos preferidos | Fotos: MTur Destinos. Fernando de Noronha (PE), Porto de Galinhas (PE) e Lençóis Maranhenses (MA)

09 de setembro de 2025 – Sol, praia, cultura e natureza seguem como os principais atrativos turísticos para os brasileiros. É o que mostra um levantamento realizado pelo Ministério do Turismo (MTur), em parceria com a Nexus – Pesquisa e Inteligência de Dados, que mapeou os destinos e experiências de viagem mais desejados no país.

Segundo o estudo, Fernando de Noronha (PE), Porto de Galinhas (PE) e os Lençóis Maranhenses (MA) ocupam as primeiras posições entre os locais mais sonhados pelos viajantes brasileiros.

Outros destinos também aparecem com destaque: Salvador (BA), Maragogi (AL), além de regiões do Sul e do Centro-Oeste, como Gramado (RS) e Foz do Iguaçu (PR), reforçando a diversidade cultural e natural do Brasil.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Para o ministro do Turismo, os dados confirmam a força do setor.

“O levantamento mostra que o Brasil é imbatível em diversidade de destinos e experiências. Temos sol e praia, mas também roteiros religiosos, culturais, gastronômicos e de aventura que encantam viajantes. Nosso papel é fortalecer essa oferta, ampliando o acesso, a conectividade e a promoção do Brasil como destino turístico de excelência”, afirmou.

Experiências turísticas mais procuradas

A pesquisa também apontou as preferências de viagem dos brasileiros:

  • Turismo de sol e praia: 62%
  • Turismo religioso/espiritual: 18%
  • Turismo cultural/histórico: 14%
  • Turismo esportivo: 13%
  • Turismo de aventura (canoagem, trilhas e rapel): 13%

Crescimento do interesse de estrangeiros

Os destinos nacionais também estão em alta entre turistas internacionais, principalmente durante a baixa temporada. Dados da Booking.com mostram aumento expressivo nas buscas por cidades brasileiras em setembro de 2025.

O Rio de Janeiro lidera o ranking, com alta de 50% em relação ao mesmo período de 2024. Já São Paulo cresceu 208% e se consolidou como um dos principais polos turísticos. O top 5 se completa com Búzios (+19%), Florianópolis (+46%) e Porto de Galinhas (+108%).


Leia também | Seis filmes brasileiros disputam vaga para representar o país no Oscar 2026

Cinema: Seis filmes brasileiros disputam vaga para representar o país no Oscar 2026

Tags: turismo no Brasil, destinos preferidos brasileiros, Fernando de Noronha, Porto de Galinhas, Lençóis Maranhenses, turismo Nordeste, sol e praia, turismo cultural, turismo religioso, turismo de aventura, Ministério do Turismo, pesquisa Nexus, turismo estrangeiros Brasil, Booking

Compartilhar

Artigos Relacionados

Turismo: Rota das Falésias amplia promoção em feiras

Rota das Falésias reforça promoção turística em feiras e eventos estratégicos no Brasil e no exterior | Foto: divulgação

27/04/2026

Turismo: Rota das Falésias amplia promoção em feiras Destino cearense reforça presença nacional e internacional


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Redes Sociais

Alece – Ceará de Valores

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/02/VT-Ceara-de-Valores.mp4

Slide Slide

Parceiros

Slide Slide Slide Slide Slide

Navegue

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos
Portal Terra da Luz
✕

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Educação Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 26/04/2026

    Maria Lucileide Comentado em Educação: Seminário fortalece educação legislativa na Ibiapaba

  • 26/04/2026

    Maria Lucileide Comentado em Educação: Seminário fortalece educação legislativa na Ibiapaba

  • 25/04/2026

    Alertas globais e pressões internas mexem com a economia mundial, 25 de abril de 2026, Economia – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Negócios: M7 Summit reúne lideranças e debate economia

  • 24/04/2026

    Rafaele Esmeraldo Comentado em Cultura: Musical cearense aborda amor e sofrência atual

  • 23/04/2026

    Conta de luz sobe e atinge 29 milhões no país – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Energia: Conta de luz sobe e atinge 29 milhões no país

  • 17/04/2026

    nano banana 2 Comentado em Digital Como criar apresentações profissionais com IA em minutos

Últimas Notícias

  • Operação: PF investiga corrupção no Porto do Rio0
    Operação: PF investiga corrupção no Porto do Rio Auditores e analistas são afastados por suspeita de esquema
    28/04/2026
  • Segurança: PF faz operação nacional contra abuso infantil0
    Segurança: PF faz operação nacional contra abuso infantil Ação ocorre em 27 estados e integra investigação internacional
    28/04/2026
  • Fé: CE inaugura santuário da Menina Benigna no Cariri0
    Fé: CE inaugura santuário da Menina Benigna no Cariri Complexo religioso fortalece turismo e devoção na região
    27/04/2026
  • Cultura: Unimed inaugura mural pelos 300 anos de Fortaleza0
    Cultura: Unimed inaugura mural pelos 300 anos de Fortaleza Obra celebra identidade local e reforça vínculo com a cidade
    27/04/2026
  • Acidente: Cratera na CE-025 deixa morto e feridos em Aquiraz0
    Acidente: Cratera na CE-025 deixa morto e feridos em Aquiraz Asfalto cede após chuvas e interdita via na Região Metropolitana
    27/04/2026
  • Tragédia: Desabamento de hotel deixa morto e feridos no CE0
    Tragédia: Desabamento de hotel deixa morto e feridos no CE Estrutura cede após fortes chuvas em Tianguá, no interior
    27/04/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas