logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Economia: Festival Viçosa Mel e Cachaça 2025 movimenta mais de R$ 6 milhões e consagra a Ibiapaba como polo da cachaça artesanal
Economia: Festival Viçosa Mel e Cachaça 2025 movimenta mais de R$ 6 milhões e consagra a Ibiapaba como polo da cachaça artesanal
04/07/2025
Justiça: Alexandre de Moraes suspende decretos de Lula e do Congresso sobre IOF e convoca conciliação entre os Poderes
Justiça: Alexandre de Moraes suspende decretos de Lula e do Congresso sobre IOF e convoca conciliação entre os Poderes
04/07/2025
Exibir tudo

Educação: Pacatuba e Eusébio recebem novas bibliotecas escolares revitalizadas pelos projetos Ventos do Saber e Territórios da Leitura Inaugurações ocorrem em 8 de agosto; ao todo, 20 bibliotecas serão entregues em 2025, beneficiando 12 mil estudantes no Ceará e no Rio Grande do Norte

Educação: Pacatuba e Eusébio recebem novas bibliotecas escolares revitalizadas pelos projetos Ventos do Saber e Territórios da Leitura

Biblioteca inaugurada na Escola Padre Vicente Gonçalves de Albuquerque de Quixadá | Foto: Luiz Alves

04 de julho de 2025 — No próximo dia 8 de agosto, os projetos Ventos do Saber e Territórios da Leitura inauguram duas novas bibliotecas escolares revitalizadas na região metropolitana de Fortaleza. A Escola Erotides Melo Lima, no município de Eusébio, receberá o novo espaço através do Ventos do Saber; já em Pacatuba, a biblioteca da EIEF João Paulo Sampaio de Menezes será entregue pelo Territórios da Leitura.

As ações fazem parte de uma série de entregas previstas para 2025, que totalizam 20 bibliotecas revitalizadas — sendo 16 no Ceará e 4 no Rio Grande do Norte — com o objetivo de transformar ambientes de leitura em espaços atrativos e acolhedores para 12 mil estudantes da rede pública de ensino.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Ambientes modernos e acolhedores para estimular o hábito da leitura

As bibliotecas ganham nova pintura, móveis planejados, cadeiras coloridas, pufes, mesas, computadores, smart TVs, ar-condicionado e jogos educativos. Além disso, cada unidade recebe um reforço de 200 livros de literatura infantojuvenil.

Para Maria Aline Lopes da Silva, mãe de aluna da rede municipal de Maracanaú, os novos espaços são fundamentais para a formação dos estudantes. “A biblioteca amplia o gosto pela leitura, fortalece o pensamento crítico e criativo e promove a cidadania”, afirma.

Ações pedagógicas ampliam o impacto nas comunidades escolares

Além da estrutura física, os projetos oferecem consultoria técnica em organização e dinamização de bibliotecas, capacitando escolas a manter os espaços ativos e integrados ao cotidiano escolar. Também são promovidas contações de histórias nas inaugurações e seminários gratuitos para educadores sobre leitura literária.

As palestras do Territórios da Leitura ocorreram em junho, enquanto as do Ventos do Saber estão marcadas para o período de 25 a 29 de agosto.

Projetos culturais alcançam milhares de estudantes e comunidades vulneráveis

Com forte impacto social, os projetos priorizam escolas situadas em áreas de média e alta vulnerabilidade social. Segundo Emídio Sanderson, sócio-diretor da Invento Produções Culturais, idealizadora dos projetos, a iniciativa já beneficiou quase 40 mil crianças e adolescentes ao longo de suas edições.

“Aliar cultura e educação de qualidade é transformar realidades. As bibliotecas revitalizadas se tornam polos de conhecimento, criatividade e cidadania nas comunidades”, destaca Sanderson.

Territórios da Leitura e Ventos do Saber: resultados e parcerias

Em sua 6ª edição, o Territórios da Leitura alcança 35 bibliotecas revitalizadas em 15 municípios cearenses, impactando mais de 20 mil estudantes. Já o Ventos do Saber, em sua 5ª edição, chega à marca de 28 bibliotecas em 7 municípios do Ceará e 2 do Rio Grande do Norte, beneficiando 16,8 mil alunos.

Ambos os projetos são realizados pela Invento Produções Culturais, com apoio do Ministério da Cultura, via Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), em parceria com a BG Soluções Sociais, o Instituto Seara de Cultura e Desenvolvimento e secretarias municipais de educação.

Leia também | Brasil vence El Salvador com placar elástico e avança invicto às quartas da AmeriCup feminina de basquete

Basquete: Brasil vence El Salvador com placar elástico e avança invicto às quartas da AmeriCup feminina de basquete

Tags: bibliotecas escolares, Ventos do Saber, Territórios da Leitura, educação pública, incentivo à leitura, projetos culturais, Lei Rouanet, leitura literária, escolas públicas do Ceará, Invento Produções Culturais, Pacatuba, Eusébio, biblioteca infantil, cultura e educação, transformação social

Compartilhar

Artigos Relacionados

Conflito: Guerra no Oriente Médio já soma 2 mil mortos

Coluna de fumaça se eleva sobre Teerã após ataque durante escalada da guerra no Oriente Médio | Foto: Atta Kenare/AFP

14/03/2026

Conflito: Guerra no Oriente Médio já soma 2 mil mortos Confrontos envolvendo Irã, Israel e aliados avançam pela terceira semana e ampliam número de vítimas civis e militares


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Redes Sociais

Alece – Ceará de Valores

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/02/VT-Ceara-de-Valores.mp4

Slide Slide

Parceiros

Slide Slide Slide Slide Slide

Navegue

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos
Portal Terra da Luz
✕

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Educação Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 11/03/2026

    capcut Comentado em Crimes Digitais Pix facilita o trabalho dos agiotas no Brasil

  • 06/03/2026

    Vitor Gabriel de lima Comentado em Inclusão: Prefeitura de São Gonçalo lança programa ‘Minha Primeira Chance’ com 220 vagas para jovens de 14 a 24 anos

  • 06/03/2026

    gardenia oliveira Comentado em Empreendedorismo Beira-Mar recebe a Feira Criativa neste fim de semana

  • 06/03/2026

    gardenia oliveira Comentado em Empreendedorismo Beira-Mar recebe a Feira Criativa neste fim de semana

  • 25/02/2026

    O Guia Definitivo do Imposto de Renda 2026: Estratégias de Conformidade, Otimização Setorial. – Camarinho Contabilidade Comentado em Imposto: IR 2026 começa em março; veja regras

  • 24/02/2026

    Hermann Hesse Feitosa Alexandrino Comentado em Indústria: Feira da Indústria FIEC reúne líderes e shows

Últimas Notícias

  • Conflito: Guerra no Oriente Médio já soma 2 mil mortos0
    Conflito: Guerra no Oriente Médio já soma 2 mil mortos Confrontos envolvendo Irã, Israel e aliados avançam pela terceira semana e ampliam número de vítimas civis e militares
    14/03/2026
  • Justiça: Vorcaro pode fechar delação0
    Justiça: Vorcaro pode fechar delação Troca de advogado reforça expectativa de colaboração do dono do Banco Master com autoridades federais
    14/03/2026
  • Saúde: Bolsonaro estável após internação0
    Saúde: Bolsonaro estável após internação Ex-presidente segue consciente e em tratamento na UTI com broncopneumonia bacteriana, segundo equipe médica
    14/03/2026
  • Conflito: Ataque com drones atinge embaixada americana0
    Conflito: Ataque com drones atinge embaixada americana Embaixada dos EUA em Bagdá é alvo de drones enquanto Washington anuncia bombardeio contra ilha estratégica do petróleo iraniano
    14/03/2026
  • Direitos: Consumidor ainda desconhece garantias0
    Direito: Consumidor ainda desconhece garantias Especialista alerta que brasileiros deixam de exercer direitos previstos no Código de Defesa do Consumidor, principalmente em compras online e cobranças indevidas
    13/03/2026
  • Justiça: Revogada prisão de torcedores do Fortaleza0
    Justiça: Revogada prisão de torcedores do Fortaleza Justiça do Ceará concede liberdade a 79 denunciados após confusão em clássico entre Fortaleza e Ceará, com restrição de acesso a estádios
    13/03/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas