

Todo o valor será destinado a contribuintes com prioridade legal ou preferencial, incluindo pessoas que utilizaram declaração pré-preenchida e Pix simultaneamente | Foto: Joédson Alves/Agência Brasil
30 de junho de 2025 – A partir desta segunda-feira (30), a Receita Federal libera o pagamento do segundo lote da restituição do Imposto de Renda Pessoa Física 2025, beneficiando 6.545.322 contribuintes, segundo informou o Fisco. O valor total chega a R$ 11 bilhões, o maior da história em número de beneficiados e volume financeiro. O lote também contempla restituições residuais de anos anteriores.
Todo o valor será destinado a contribuintes com prioridade legal ou preferencial, incluindo pessoas que utilizaram declaração pré-preenchida e Pix simultaneamente, critério que passou a garantir prioridade neste ano. Não haverá restituições para contribuintes fora desses grupos nesta rodada.
A distribuição dos pagamentos está assim segmentada:
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
A consulta ao lote foi liberada no dia 23 de junho e pode ser feita no site da Receita Federal, acessando o menu “Meu Imposto de Renda” e clicando em “Consultar a Restituição”. Também é possível verificar pelo aplicativo da Receita Federal disponível para tablets e smartphones.
O pagamento será creditado diretamente na conta bancária informada na declaração, ou por chave Pix do tipo CPF.
Contribuintes que não aparecerem na lista devem acessar o e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte) para tirar o extrato da declaração. Caso haja pendências, será possível enviar uma declaração retificadora e aguardar os próximos lotes.
Se o valor não for depositado por erro na conta (como conta inativa), ele ficará disponível para resgate por até um ano no Banco do Brasil. O resgate pode ser feito via Portal BB ou pelos telefones:
📞 4004-0001 (capitais),
📞 0800-729-0001 (demais localidades),
📞 0800-729-0088 (atendimento para deficientes auditivos).
Após um ano sem resgate, o contribuinte deverá fazer uma solicitação específica no Portal e-CAC, acessando:
Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda > Solicitar restituição não resgatada na rede bancária.
Leia também | Indústria quer entrar na ação do PSOL no STF sobre decreto do IOF
Tags: restituição IR 2025, segundo lote imposto de renda, Receita Federal, declaração pré-preenchida, Pix IR, contribuintes prioritários, calendário restituição IR, consulta e-CAC, Banco do Brasil restituição, Imposto de Renda Pessoa Física 2025