logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Copom projeta Selic em 15% por período prolongado diante de inflação acima da meta
Economia: Copom projeta Selic em 15% por período prolongado diante de inflação acima da meta
24/06/2025
Televisão: Mais de 676 mil famílias no Ceará já receberam nova parabólica digital gratuita
Televisão: Mais de 676 mil famílias no Ceará já receberam nova parabólica digital gratuita
24/06/2025
Exibir tudo

Frente a Frente: Braga Netto chama Mauro Cid de “mentiroso” durante acareação no STF sobre tentativa de golpe Militares ficaram frente a frente por mais de uma hora em audiência conduzida pelo ministro Alexandre de Moraes; general negou acusações feitas por Cid e criticou ausência de gravação

Frente a Frente: Braga Netto chama Mauro Cid de “mentiroso” durante acareação no STF sobre tentativa de golpe

Mauro Cid e Braga Netto se enfrentam em acareação sobre tentativa de golpe | Fotos: Ton Molina/STF e Isac Nóbrega/PR

24 de junho de 2025 — O general Braga Netto chamou de “mentiroso” o tenente-coronel Mauro Cid durante acareação realizada nesta terça-feira (24), no âmbito da ação penal que apura uma tentativa fracassada de golpe de Estado atribuída ao ex-presidente Jair Bolsonaro. Mauro Cid, que permaneceu calado e cabisbaixo, não respondeu à acusação.

O episódio foi relatado pelo advogado José Luis Oliveira Lima, defensor de Braga Netto. Segundo ele, o general reafirmou duas vezes que Cid mentiu em seus depoimentos. “O senhor Mauro Cid permaneceu por todo o ato com a cabeça baixa e não retrucou quando teve oportunidade”, declarou o advogado.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Acareação foi solicitada por Braga Netto

Réus no processo, os dois militares do Exército ficaram frente a frente por mais de uma hora e meia, em audiência conduzida pelo ministro Alexandre de Moraes, relator da ação penal no Supremo Tribunal Federal (STF).

A acareação foi solicitada pela defesa de Braga Netto, ex-ministro da Defesa e da Casa Civil, que acusa Cid, delator da trama golpista e ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, de mentir em seus depoimentos à Polícia Federal.

Sessão foi fechada e sem gravação

Determinada por Moraes, a audiência ocorreu a portas fechadas. Estavam presentes apenas o ministro, os réus com seus respectivos advogados, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, e advogados dos demais seis réus.

O Supremo informou que a sessão não foi gravada e o conteúdo será incluído posteriormente por meio de ata no processo. A ausência de gravação foi duramente criticada pela defesa de Braga Netto, que alegou violação das prerrogativas da defesa.

“É uma pena que isso não tenha sido gravado, para que toda a imprensa e todos que acompanham o caso pudessem constatar o comportamento de Mauro Cid”, afirmou o advogado.

Pontos de conflito entre as versões

A defesa de Braga Netto contesta duas partes centrais dos depoimentos de Mauro Cid. A primeira diz respeito à acusação de que o general teria entregado R$ 100 mil em uma sacola de vinho para financiar a execução do plano golpista.

A segunda trata do suposto plano chamado Punhal Verde e Amarelo, que previa o monitoramento e o assassinato de autoridades e teria sido discutido na casa de Braga Netto. O general nega as duas alegações e afirma que o encontro foi casual e sem teor conspiratório.

Braga Netto está preso desde dezembro de 2024, acusado de obstruir as investigações e tentar acessar conteúdos sigilosos da delação de Cid.

Nova acareação: Torres e Freire Gomes

Logo após a acareação entre Cid e Braga Netto, teve início uma segunda sessão, desta vez entre o ex-ministro da Justiça Anderson Torres e o ex-comandante do Exército, general Freire Gomes.

O procedimento foi solicitado pela defesa de Torres, que apontou a necessidade de esclarecer “pontos nevrálgicos” nos depoimentos prestados por Freire Gomes, que atua como testemunha-chave no processo, embora não figure como réu.

Leia também | Alece realiza audiência pública nesta quarta (25) para debater a LDO 2026

Política: Alece realiza audiência pública nesta quarta (25) para debater a LDO 2026

Tags: Braga Netto, Mauro Cid, Alexandre de Moraes, STF, tentativa de golpe, Jair Bolsonaro, acareação STF, Anderson Torres, Freire Gomes, delação Mauro Cid, Paulo Gonet, golpe de Estado, Supremo Tribunal Federal

Compartilhar

Artigos Relacionados

EUA suspendem serviços consulares no Brasil

A Embaixada e os consulados dos Estados Unidos no Brasil suspenderam os atendimentos presenciais nesta sexta-feira (2) por questões de segurança. | Foto: Nathalia Lauxen/CNN Brasil

02/10/2026

Diplomacia: EUA suspendem serviços consulares no Brasil Atendimentos presenciais na Embaixada e nos consulados foram interrompidos nesta sexta-feira (2), sem previsão de retomada


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Parceiro externo:
Apostas Copa do Mundo

Mais energia para o Brasil

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/05/WhatsApp-Video-2026-05-15-at-16.56.42-1.mp4
✕

Redes Sociais

Categorias

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Saúde Pública Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade SÃO PAULO São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 01/10/2026

    Justiça: Defensores públicos do Ceará atuam na Missão de Observação Eleitoral 2026 – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Justiça: Defensores públicos do Ceará atuam na Missão de Observação Eleitoral 2026

  • 01/10/2026

    Defesa: Marinha aprova teste de novo submarino brasileiro Submarino Almirante Karam concluiu primeira imersão estática no Rio de Janeiro e deve ser entregue ao setor operativo em 2027 – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Defesa: Marinha aprova teste de novo submarino brasileiro

  • 28/09/2026

    TACC 2026: final de capoeira reúne 48 atletas em Fortaleza - Música Brasileira Capoeira Comentado em Capoeira: TACC 2026 leva final da capoeira à Beira-Mar de Fortaleza

  • 26/09/2026

    Trabalho: Greve dos Correios chega ao fim após 15 dias – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Trabalho: Greve dos Correios chega ao fim após 15 dias

  • 26/09/2026

    Mundo: UE planeja restringir redes sociais para menores de 13 anos Proposta prevê contas simplificadas para adolescentes e novas regras de segurança para plataformas digitais - Europe Media Today™ Comentado em Mundo: UE planeja restringir redes sociais para menores de 13 anos

  • 26/09/2026

    Wagner Comentado em Trabalho: Greve dos Correios chega ao fim após 15 dias

Últimas Notícias

  • EUA suspendem serviços consulares no Brasil0
    Diplomacia: EUA suspendem serviços consulares no Brasil Atendimentos presenciais na Embaixada e nos consulados foram interrompidos nesta sexta-feira (2), sem previsão de retomada
    02/10/2026
  • TRE-CE proíbe bebidas alcoólicas no domingo0
    Eleições: TRE-CE proíbe bebidas alcoólicas no domingo Venda e consumo ficam proibidos em todo o Ceará das 8h às 18h do dia 4 de outubro, durante o primeiro turno
    02/10/2026
  • Denúncias eleitorais pode ser feitas pelo aplicativo Pardal0
    Eleições: Denúncias eleitorais pode ser feitas pelo aplicativo Pardal Sistema permite comunicar propaganda irregular e outras ocorrências à Justiça Eleitoral; mais de 51 mil notificações foram registradas
    02/10/2026
  • Empresas de ônibus vão ofertar 136 viagens extras para o 1º turno em Fortaleza0
    Eleições: Empresas de ônibus vão ofertar 136 viagens extras para o 1º turno em Fortaleza Mais de 35 mil passageiros devem passar pelos terminais entre 2 e 5 de outubro; transporte intermunicipal será gratuito para eleitores
    02/10/2026
  • PRF reforça operação nas rodovias para eleições0
    Eleições: PRF reforça operação nas rodovias para eleições Planejamento prevê monitoramento em tempo real e restrição para veículos de grandes dimensões nos dias de votação
    02/10/2026
  • Música: Edu Asaf e Nilson Chaves estão no Festival da Rádio Nacional0
    Música: Edu Asaf e Nilson Chaves estão no Festival da Rádio Nacional Canção “Aqui ou em Qualquer Lugar (Lembrança)” está entre as 50 semifinalistas da edição que celebra os 90 anos da emissora
    01/10/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas