

Candidatos que faltaram ao Enem 2024 também precisam justificar ausência para obter nova isenção | Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Os candidatos que desejam fazer o Enem 2025 sem pagar a taxa de inscrição têm até as 23h59 desta sexta-feira (2) para solicitar a isenção. O prazo foi prorrogado pelo Ministério da Educação (MEC) em 25 de abril. A solicitação deve ser feita pela internet, na Página do Participante, com login via Gov.br.
O mesmo prazo também vale para quem foi isento no Enem 2024, mas faltou às provas e agora deseja participar novamente com gratuidade. Esses candidatos precisam justificar a ausência, anexando documentos comprobatórios, também na Página do Participante.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
De acordo com o MEC, têm direito à isenção da taxa de inscrição:
Para quem faltou às provas do Enem 2024, o Inep estabelece critérios específicos de justificativa, como:
Essas situações precisam ter ocorrido nas datas regulares do Enem (3 ou 10 de novembro de 2024) ou nas reaplicações (10 e 11 de dezembro de 2024).
Mesmo com a isenção aprovada, será necessário realizar a inscrição para o Enem 2025 em um período que será divulgado futuramente. Quem tiver a isenção negada e não recorrer deverá pagar a taxa, cujo valor ainda será informado. Em 2024, o custo foi de R$ 85.
Leia também | Fim da Escala 6×1 segue fora da pauta da Câmara mesmo com pressão popular