logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Juventude Digital abre inscrições para 240 vagas em cursos gratuitos de tecnologia
Oportunidade Juventude Digital abre inscrições para 240 vagas em cursos gratuitos de tecnologia
10/04/2024
Dia Nacional da Alegria é celebrado no Beach Park com a participação de 700 crianças e acompanhantes
Diversão Dia Nacional da Alegria é celebrado no Beach Park com a participação de 700 crianças e acompanhantes
10/04/2024
Exibir tudo

Cultura Abril para Leitura 2024 segue até o dia 30 no CCBNB Programação inclui seminário literário sobre Fortaleza e Sarau do Povo, além de lançamento da revista Cangaço Rock, com shows

Abril para Leitura 2024 segue até o dia 30 no CCBNB

Programação especial celebra a diversidade literária cearense com atividades que abrangem a pluralidade da nossa cena. Foto: divulgação

O Abril para Leitura 2024, promovido pelo Centro Cultural do Banco do Nordeste Fortaleza (CCBNB), continua nesta semana e segue até o dia 30. Com curadoria da escritora e produtora cultural cearense Sara Síntique, a programação especial celebra a diversidade literária cearense com atividades que abrangem a pluralidade da nossa cena. 

Nesta semana, a programação tem entre os destaques quinta-feira, a partir das 14h, o seminário “A cidade, sua história e seus movimentos”, idealizado pela Candeeiro Cultural Arte e Entretenimento. São convidados do seminário, que acontece no CCBNB, Rua Conde D´Eu, 560, Centro: 

Acervo Mucuripe é um projeto de história e memória comunitária com recorte espaço-geográfico de vivência e pesquisa no Grande Mucuripe. O projeto surge em 2017 de experiências e formações do artista Diego di Paula, que também é Turismólogo, Guia de Turismo Cultural (IFPB) e possui segunda graduação em Artes Visuais. É Ponto de Memória Nacional certificado pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM).

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Fran Bernardino é atriz, licenciada em Teatro (IFCE) professora de Artes da Seduc e Mestra em Serviço Social, Trabalho e Questão Social (UECE) com dissertação intitulada Educação das relações étnico-raciais: narrativas das/dos estudantes da eletiva Literatura Preta em Fortaleza-CE.

Maria Luiza, que foi a primeira prefeita a ser eleita em uma capital do Brasil. Suas origens remetem ao movimento estudantil secundarista e universitário e à juventude católica. Participou ativamente da oposição à ditadura no estado do Ceará, bem como do Movimento Feminino pela Anistia aos perseguidos pelo regime militar.

Gleudson Passos: Professor Assoc. da UECE, no Curso de História e no Mestrado Acadêmico em História/ MAHIS (2009 – 2016) e no Programa de Pós Graduação em História, Culturas e Espacialidades (PPGHCE).

Tales de Sá Cavalcante é formado em Engenharia Civil (UFC) e educador com vasta experiência em Administração Escolar. Ingressou na Academia Cearense de Letras no dia 16 de abril de 2019, cadeira número 9, cujo patrono é Fausto Barreto.

Tiago Ribeiro, escritor, pesquisador, documentarista e fomentador da arqueologia do futuro. É Autor do livro Caminhos & Canções, proprietário da Candeeiro Cultural Arte & Entretenimento.

Após o sarau, às 18h, acontecerá o Sarau do Povo, uma das principais atividades culturais que moldaram a comunidade ao longo de quase duas décadas. Sua jornada começou em 2005/2006, na Praça do Povo, em Sapiranga, e desde então, percorreu um caminho impressionante. Com mais de 300 edições na sua primeira fase, o Sarau deixou uma marca que não se pode apagar na cidade, e atualmente, encontra-se na Quadra 10B do Residencial José Euclides, já contando 70 edições memoráveis.

O Sarau do Povo é a prova viva de construção coletiva bem-sucedida, valorizando a arte e o conhecimento locais. Realizado todos os sábados no Espaço Zona Viva, como parte de uma política pública que evoluiu ao longo de duas décadas, esse evento ressoa com as vozes do povo oprimido.

O Sarau do Povo é muito mais do que um evento cultural; é um testemunho da resiliência, expressão e busca por justiça de uma comunidade que encontrou nas artes uma forma poderosa de se manifestar.

No sábado, 19h, lançamento da revista Cangaço Rock.

A publicação da Revista Cangaço foi pensada a partir do fanzine de mesmo nome, confeccionado em Pacujá (CE) nos idos de 2019. A edição especial traz um conteúdo exclusivo sobre em Rock e Metal do Ceará. Trata-se de um conteúdo editorial de alta qualidade, com 76 páginas coloridas composta por entrevistas, matérias sobre a memória e a história da cena local, artigos sobre cultura, diversidade, inclusão e acessibilidade. Esse trabalho é resultado da aprovação do Edital das Artes 2022, promovido pela Secretaria da Cultura (Secult Ceará). Além disso, acompanha um CD coletivo com 20 bandas cearenses. 

Na noite de lançamento da revista no CCBNB, dentro da programação Abril Para Leitura, haverá shows com as bandas Réu Podre, Oráculo e Visceral Suffering, que estão contemplados nas páginas da Revista Cangaço e no CD promocional que acompanha a publicação.

Programação das próximas semanas

DIA 18 – DIA DO LIVRO INFANTIL 

10h – Lançamento do livro infantil “Poesia, o pão nosso de cada dia”, de Argentina Castro. Mediação: Cris Castro.

RELEASE: “Poesia, o pão nosso de cada dia” de Argentina Castro, é um livro-poema-proposta-convite para crianças e adultos saírem em busca, com os cinco sentidos, da poesia que está presente na vida e no cotidiano. É um livro que nos leva a pensar sobre a importância da poesia como literatura, mas também, como ato e escolha poética na busca incansável e humana, para o bem viver individual e coletivo. A autora propõe a poesia como alimento para a alma e, da necessidade desse alimento, no dia a dia de todos nós. A mediação será feita pela mediadora de leituras e atriz Cris Castro.

15h –  Espetáculo Show de Horrores – Trupe Motim

O que lhe assusta? O que lhe causa horror, medo, pavor? O “Pequeno Show de Horrores Para Sustos Medonhos” é conduzido pelo Bufão Chico Medonho. Um espetáculo bizarro onde é apresentado personagens e personificações dos maiores medos da atualidade. De forma satírica, através da palhaçaria e teatro de animação o público sentirá as mais diversas sensações. A apresentação do espetáculo comemora as narrativas fabulosas infantis neste Dia Nacional do Livro Infantil. Em seguida, a Trupe Motim lança seu livro em comemoração aos 10 anos de grupo.

16h – Lançamento do livro “Trupe Motim: 10 anos de amotinações estéticas”, com Trupe Motim e Mediação de Maria Vitória.

RELEASE:  A Trupe Motim de Teatro anuncia o lançamento do livro: “Trupe Motim: 10 anos de amotinações estéticas” livro e documentário apresentando técnicas, processos criativos, pesquisas, experiências artísticas, bonecos e espetáculos produzidos durante esses 10 anos de existência. Com sede na cidade de Quixeré, a Trupe Motim de Teatro destaca-se pelo seu trabalho artístico, que se manifesta por meio da integração de diversas linguagens, tais como artes visuais, audiovisual, artes plásticas, cultura popular, circo, teatro de animação, entre outras. Apesar de estar sediada em uma localidade do interior, a trupe conquistou reconhecimento nos palcos dos principais festivais de teatro no estado do Ceará e estabeleceu sua presença em diferentes outros estados. Tanto o livro quanto o documentário narram parte dessa trajetória, destacando os desafios e as conquistas ao longo de uma década de existência. O projeto “Trupe Motim: Outras formas de fazer bonecos” tem o apoio da Secretaria de Cultura do Estado de Ceará Lei nº 18.012 de 1° de abril de 2022, através do XII Edital de Incentivo às Artes – Teatro de Bonecos.

DIA 25

14h-18h – Minicurso interdisciplinar “Construções poéticas: entre o movimento e a palavra”, com Keila Rodrigues

RELEASE: “O corpo dá a medida e as dimensões do mundo”, afirma o poeta e romancista Paul Zumthor, logo “o texto poético significa o mundo”. O Flamenco, sinônimo de força, sensualidade, paixão e emoção à flor da pele é uma das manifestações artísticas mais originais e profundas, que expressam a concepção do mundo e da vida. O poeta João Cabral de Melo Neto defendia que o poeta deve retratar a realidade em que se vive, por isso, para ele “[…] dançar flamenco é sempre um faz, nunca um fez”. Assim, este minicurso interdisciplinar ministrado por Keila Rodrigues propõe em seu fazer, entre o movimento e a palavra, um modo de pensar o corpo e de experienciar a leitura e a escrita a partir de exercícios atravessados pela dança em sua expressividade e cotidiano e por textos literários, bem como em interface com outras linguagens artísticas, como o audiovisual, o teatro e a música. Os procedimentos de construção poética objetivam promover um espaço de criação e de expressão subjetivas através do sentir em ação, do processo criativo e do dizer em movimento das participantes, buscando promover, ao final, reflexões sobre o corpo feminino, sobre presença, memória e corporeidade, além das possibilidades de diálogos com o próprio eu e das relações singulares e plurais. Público-alvo: mulheres (cis/trans).

19h – Lançamento do livro AVARIAS, de Glória Diógenes. Mediação de Tércia Montenegro

RELEASE: “Avarias” (Urutau, 2024) é a primeira obra publicada da escritora, professora (UFC) e pesquisadora Glória Diógenes. O livro é composto por 28 contos, com narrativas permeadas por “muitas marcas de força: muita água, travessias, ímpetos de cavalos selvagens” (Tércia Montenegro, posfácio).

DIA 30 

14h-17h – Oficina Textos Impossíveis 
Artista: Amara Moira (São Paulo – SP)
Release: A oficina “Textos Impossíveis” propõe a escrita literária como reescritura insistente de um eterno rascunho, com apropriações e deformações de toda espécie em busca do estilo próprio, da marca inconfundível. Também será trabalhado o olhar crítico, para que o escrever e o criticar estejam sempre em pé de igualdade: a mesmíssima obra por múltiplas perspectivas e as múltiplas perspectivas desmesmizando a obra. A proposta da oficina é usar a escrita como ferramenta de desidentificação. Como pensar a construção de corpos e subjetividades quando abolem-se os padrões que asseguram legibilidade? Amara Moira é travesti, feminista, doutora em teoria e crítica literária pela Unicamp e militante dos direitos de prostitutas e pessoas LGBTQIAPN+. Tem inúmeros artigos publicados sobre gênero e literatura, com foco em releituras feministas do cânone e na presença LGBTQIAPN+, sobretudo T, na literatura brasileira. É autora, dentre outras obras, do livro autobiográfico “E se eu fosse puta” (2016, republicado em 2018 como: E se eu fosse puRa), do capítulo também autobiográfico “Destino Amargo”, presente em Vidas Trans – A coragem de existir (2017), entre outros. Ministra palestras, cursos e oficinas em instituições como MASP, MAM-RJ, Casa das Rosas, além de inúmeros SESCs e universidades do país. Atualmente reside em São Paulo capital, é colunista da Mídia Ninja e do BuzzFeed e professora de literatura no cursinho Descomplica.


19h – O mundo das palavras Trans
Artista: Amara Moira (São Paulo – SP)
Release: Nesta palestra, a escritora Amara Moira tratará da literatura brasileira escrita por pessoas trans. Amara Moira é travesti, feminista, doutora em teoria e crítica literária pela Unicamp (com tese sobre o “Ulysses” de James Joyce) e militante dos direitos de pessoas LGBTQIA+ e de trabalhadoras sexuais. Integra a Associação Mulheres Guerreiras, o Grupo Identidade e o Coletivo TransTornar, todos de Campinas, sua cidade natal, e o Coletivo A Revolta da Lâmpada, de São Paulo. Tem publicado artigos sobre gênero e literatura, é autora do livro autobiográfico “E se eu fosse puta” (2016, republicado em 2018 como: “E se eu fosse puRa”), do capítulo também autobiográfico “Destino Amargo”, presente em “Vidas Trans – A coragem de existir” (2017), e do monólogo escrito em pajubá, a língua das travestis, “Neca”, incluído na antologia “A Resistência dos Vagalumes” (2019). Sua produção textual figura na bibliografia de cursos de pós e de graduação em universidades do país todo e do exterior. Atualmente reside em São Paulo capital, é colunista da Mídia Ninja, professora de literatura no cursinho online pré-vestibular Descomplica e Coordenadora de exposições e programação cultural no Museu da Diversidade Sexual.

Serviço


Abril para Leitura 2024 – De 3 a 30 de abril, no Centro Cultural Banco do Nordeste Fortaleza – CCBNB. Entrada franca em todas as atividades. Rua Conde D’eu 560, Fortaleza, CE. Mais informações: (85) 3464-3108, redes sociais do CCBNB Fortaleza e do Banco do Nordeste Cultural.

Leia também| Juventude Digital abre inscrições para 240 vagas em cursos gratuitos de tecnologia

Oportunidade Juventude Digital abre inscrições para 240 vagas em cursos gratuitos de tecnologia
Compartilhar

Artigos Relacionados

Saúde: SUS amplia tratamento contra malária infantil

Novo tratamento contra malária em crianças começa a ser distribuído no SUS e promete reduzir recaídas da doença no Brasil | Foto: TV Brasil/reprodução

05/03/2026

Saúde: SUS amplia tratamento contra malária infantil Novo medicamento em dose única começa a ser distribuído para crianças com até 16 anos e promete reduzir recaídas da doença no Brasil


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Redes Sociais

Alece – Ceará de Valores

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/02/VT-Ceara-de-Valores.mp4

Slide Slide

Parceiros

Slide Slide Slide Slide Slide

Navegue

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos
Portal Terra da Luz
✕

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Educação Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 25/02/2026

    O Guia Definitivo do Imposto de Renda 2026: Estratégias de Conformidade, Otimização Setorial. – Camarinho Contabilidade Comentado em Imposto: IR 2026 começa em março; veja regras

  • 24/02/2026

    Hermann Hesse Feitosa Alexandrino Comentado em Indústria: Feira da Indústria FIEC reúne líderes e shows

  • 24/02/2026

    Maria das Graças Crisostomo Andrade de Quental Comentado em Indústria: Feira da Indústria FIEC reúne líderes e shows

  • 14/02/2026

    Carnaval acende alerta para risco de metanol em bebidas adulteradas – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Saúde: Carnaval acende alerta para risco de metanol em bebidas adulteradas

  • 17/01/2026

    Davi Santiago – Sonho & Negócios Comentado em Empreendedorismo Empresário mirim fundou sua primeira empresa aos 11 anos e já está de olho no mercado global

  • 11/01/2026

    Mari Santos Comentado em Negócios: Estação Fashion promove Feirão com ofertas a partir de R$ 5 para impulsionar vendas no Centro de Fortaleza

Últimas Notícias

  • Saúde: SUS amplia tratamento contra malária infantil0
    Saúde: SUS amplia tratamento contra malária infantil Novo medicamento em dose única começa a ser distribuído para crianças com até 16 anos e promete reduzir recaídas da doença no Brasil
    05/03/2026
  • Inclusão: Símbolo de Down pode ir na identidade0
    Inclusão: Símbolo de Down pode ir na identidade Proposta apresentada na Assembleia Legislativa do Ceará prevê inclusão facultativa de símbolo indicativo da Síndrome de Down na Carteira de Identidade Civil para facilitar acesso a direitos e atendimento prioritário
    05/03/2026
  • Política: Câmara aprova PEC da Segurança Pública0
    Política: Câmara aprova PEC da Segurança Pública Proposta segue para análise do Senado após ampla votação no plenário
    05/03/2026
  • Justiça: Prisão de Vorcaro revela novos detalhes0
    Justiça: Prisão de Vorcaro revela novos detalhes Investigação da Polícia Federal aponta organização criminosa, ameaça a jornalista e ocultação bilionária ligada ao Banco Master
    05/03/2026
  • Geopolítica: EUA acusam China por bases na AL0
    Geopolítica: EUA acusam China por bases na AL Relatório do Congresso americano cita instalações com possível uso militar na América Latina e menciona projetos no Brasil
    05/03/2026
  • Guerra: EUA e Irã ampliam ataques no Oriente Médio0
    Guerra: EUA e Irã ampliam ataques no Oriente Médio Conflito entra no sexto dia com ofensivas aéreas e marítimas, tensões diplomáticas na Europa e disputa pela sucessão do líder supremo iraniano
    05/03/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas