Cinco unidades no Rio de Janeiro, e agora uma na cidade dos três climas, Itapipoca, localizada a 130 quilômetros da capital cearense, ganhou a primeira sala pública multiuso de Cinema da região,
O CINE+ Itapipoca é uma realização da Quitanda Soluções Criativas e do Instituto BR em parceria com a Prefeitura Municipal de Itapipoca. Conta com produção executiva da Cinco Elementos Produções e consultoria executiva da Marco Zero. Tem apoio institucional do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura do Ceará, com patrocínio da Enel Distribuição Ceará.
O mais novo espaço de lazer e cultura da cidade fica ao lado da Biblioteca Pública Rita Aguiar Barbosa, em frente à praça Perilo Teixeira, no Centro da Cidade.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
A solenidade de inauguração aconteceu no último dia 8 de março e contou com homenagem a cineastas e líderes de instituições que de alguma forma contribuíram para a realização da história do cinema cearense. Após a cerimônia, aconteceu apresentação de Silvero Pereira com o show “Silvero interpreta Belchior”.
Com capacidade para 100 lugares, a sala traz aos moradores de Itapipoca e cidades circunvizinhas uma programação voltada para filmes autorais brasileiros ligados, principalmente, aos direitos humanos e à educação.
Para além de exibição cinematográfica, o CINE+ conta com um espaço multiuso, atendendo a comunidade em ações formativas e apresentações das mais diversas linguagens artísticas, e uma área de conveniência externa, com banheiros, lanchonetes e pipoqueira. E para garantir o acesso de todos, o espaço conta com rampas, piso podotátil, guarda corpo e sinalização para favorecer o livre deslocamento.
A “Mostra Cine+: 100 Anos de Cinema Cearense”, acontece até o dia 16 de março, e tem apresentado ao público um panorama das produções realizadas no cinema cearense ao longo do século, com uma curadora especial e homenagens. O evento conta com sessões no período da manhã, às 9h30, para estudantes de escolas públicas e sessões noturnas abertas a toda a comunidade, às 19h, com entrada gratuita.
Para Ingrid Ferreira, diretora do CINE+, o cinema desempenha um papel fundamental na promoção da diversidade, inclusão e conscientização sobre questões sociais. “Através de filmes que abordam temas relevantes, o cinema pode sensibilizar o público e estimular o debate em torno de questões como igualdade de gênero, direitos humanos, meio ambiente, entre outros. Eventos como a mostra Cine+: 100 Anos de Cinema Cearense em Itapipoca contribuem para ampliar o acesso à cultura e estimular o pensamento crítico, fortalecendo os laços sociais e promovendo a cidadania”, completa.
A iniciativa integra as ações do programa CINE+: cultura, educação e sustentabilidade e consiste em democratizar a arte a partir da implementação de salas cinematográficas multiuso em diversos municípios brasileiros. Ela está presente no Ceará, Rio de Janeiro e São Paulo, com o propósito de formar plateias para o audiovisual e servir como escola para técnicos e produtores da área.
Leia também| Shopping Parangaba oferece descontos na Semana do Consumidor