logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
CBF anuncia datas e locais da volta das quartas
Copa do Brasil CBF anuncia datas e locais da volta das quartas
18/08/2021
Infraestrutura Turística: Museu Ferroviário de Bauru passa por obras de restauração e modernização
Infraestrutura Turística Museu Ferroviário de Bauru passa por obras de restauração e modernização
18/08/2021
Exibir tudo

Opinião Gangorra ou de pulinho em pulinho Por Marli Gonçalves

Opinião: Gangorra ou de pulinho em pulinho

"Um dia está tudo bem, a economia está 'crescendo'. No outro, surgem as quedas" | Foto: Lia de Paula/Governo do Ceará

O título da coluna seria “de soluço em soluço”, que eu já estava pensando bem antes, vocês sabem de quem, começar a soluçar e dar golfadas.

Troquei o soluço pela ideia que estamos saltitantes sobre fogo e subindo e descendo. Uma coisa, uma hora; na seguinte, já não é mais nada daquilo. Pode ser melhor, mas em geral tem sido pior. Chega a tontear a quantidade de informações que recebemos, vindas das mais variadas fontes.

Ultimamente em on, off, ou ainda com sons de claras gravações de voz ou ainda quando assistimos vídeos completos comprovando as barafundas, negociatas. Fora, com CPI a pleno vapor, documentos, e-mails, ofícios para lá e para cá que vêm à luz, de acordo com a maré, investigações ou interesses.

Ah, falei CPI a pleno vapor. Esquece. Apenas fumacinha, brasinhas, pelo menos nas próximas semanas. Que no meio da coisa quente, pegando fogo, eles resolveram entrar em recesso, que férias não é privilégio só dos juízes e apresentadores de tevê importantes. Fuémm.

Um dia está tudo bem, a economia está “crescendo” – e nos mostram percentuais em geral só de zero vírgula alguma coisinha. No outro, surgem as quedas, mas de dados como níveis de emprego, atendimentos, sempre de percentuais com mais números bem gordinhos antes da vírgula do percentual. A verdade é aquela: só procurar que acha. E temos tantas letrinhas pra procurar, PIB, taxas, juros, inflação, projeções e estatísticas, que sempre depende se a procura for por notícia boa, média ou ruim. Depende do dia. Tem dados para todos os gostos. Difícil fica é acreditar em alguns.

Na política, a coisa tá louca. Desarvorada. Há dias com uma série de acontecimentos tão quentes que você acha que o governo não vai resistir nem até aquela noite. Você fica que nem maluco tentando acompanhar e entender tudo, vê a terra tremer. Aí a noite chega e nada. Você vai dormir, e quando acorda corre para ver se eles ainda “estão por ali”, e lembra que se não estiverem você até ficaria bastante feliz. Mas, na verdade, tudo recomeça especialmente com os arranjos que são feitos na calada das noites.

Tem dados para todos os gostos. Difícil fica é acreditar em alguns.

Em julho, o DataFolha disparou a fazer pesquisas e o resultado delas – nada me tira da cabeça – creio que foram as responsáveis por uma boa parte dos soluços do presidente, mostrado em queda livre, perfilado pela maioria da população inclusive como inábil, pouco inteligente, entre outras absolutas verdades reveladas, essas pouco secretas, que no caso não se trata de novela das onze. Entalou. Entupiu. Deu indigestão.

O corpo fala. E o de Bolsonaro estava e está gritando faz tempo. Pelos olhos, pela pele, pelos poros, e até pelos perdigotos. É sabido que soluços podem ter causas psicológicas como ansiedade, tristeza, agonia e depressão. O corpo somatiza. Verbaliza que algo não vai bem na mente. E a cura depende, além de medicamentos, do reconhecimento das emoções e sentimentos. E esse reconhecimento, no caso, não ocorre. Só ejeta ódio. Somatização é coisa séria.

Enfim, todos nós somatizamos em algum momento em nossos corpos os sentimentos estranhos. No caso do presidente, fiquei preocupada porque nas minhas pesquisas aqui descobri soluços associados a histerismo. E os médicos o trataram com remédios, ou seja, talvez nem tenha mesmo a ver com a facada que levou durante as eleições de 2018. Talvez apenas tenham lhe dado calmantes.

O problema é que essa gangorra toda que estamos vivendo não faz bem a nenhum de nós, que ficamos sem saber para onde correr sem que o bicho pegue – literalmente, se pensarmos no vírus que também não para de pregar peças no mundo todo, com seus vaivéns preocupantes.

*Conteúdo original no Portal Comunique-se

Leia também | Seleção vale mais que calendário do futebol brasileiro


Marli Gonçalves é jornalista formada pela FAAP, em 1979. Diretora da Brickmann&Associados Comunicação, B&A. Tem 40 anos de atuação na profissão, com passagens por vários veículos, entre eles Jornal da Tarde, Rádio Eldorado e revista Veja. Na B&A, além de assessoria de imprensa e consultoria de comunicação, especializou-se em gerenciamento de crises, ao lado de Carlos Brickmann, com quem trabalha desde 1996. Também é editora do Chumbo Gordo, site de informações da B&A. Mantém, ainda, o blog particular Marli Gonçalves (http://marligo.wordpress.com). Desde 2008, escreve semanalmente artigos e crônicas para inúmeros jornais e sites de todo o país sobre comportamento, feminismo, liberdade e imprensa. Entre suas atividades na área de consultoria, comunicação empresarial e relações públicas foi de 1994 a 1996 gerente de imprensa da multinacional AAB, Hill and Knowlton do Brasil (Grupo Standard, Ogilvy & Mather). Participou de várias publicações e veículos, entre eles, Singular & Plural, Revista Especial, Gallery Around (com Antonio Bivar), Jornal da Feira, Novidades Fotóptica, A-Z, Vogue. Na área política, foi assessora de Almino Affonso, quando vice-governador de São Paulo, e trabalhou em várias campanhas, entre elas, de Fernando Gabeira e Roberto Tripoli.

Compartilhar

Artigos Relacionados

América Latina quer valor digital'

Artigo analisa como a audiência latino-americana impulsiona a economia digital e defende modelos mais inclusivos de distribuição de valor | Ilustração feita com auxílio de IA

21/06/2026

Opinião: A América Latina produz a audiência. Está na hora de participar do valor que ela cria Por Ricardo Podval, empreendedor social e Partner & Chief Social Officer (CSO) do BORA


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Mais energia para o Brasil

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/05/WhatsApp-Video-2026-05-15-at-16.56.42-1.mp4
✕

Redes Sociais

Categorias

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Educação Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 20/06/2026

    leidenalva da Silva Pereira Comentado em Memorabilia Integrantes da Boyce Avenue assinam guitarras doadas ao Hard Rock Cafe Fortaleza

  • 20/06/2026

    Wimbledon: regras de etiqueta, famosos na torcida e os favoritos › Trending Top Comentado em Tênis: João Fonseca fica no top 25 do ranking da ATP

  • 18/06/2026

    Segurança: Operação investiga esquema bilionário de bets ilegais – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Segurança: Operação investiga esquema bilionário de bets ilegais

  • 18/06/2026

    Política: Motta nega irregularidade em operação de R$ 22 mi do Master – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Política: Motta nega irregularidade em operação de R$ 22 mi do Master

  • 17/06/2026

    Energia: ONS prepara reservatórios para El Niño – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Energia: ONS prepara reservatórios para El Niño

  • 17/06/2026

    ONG ligada a produtora de filme sobre Bolsonaro é alvo de operação por suspeita de irregularidades em contrato de Wi-Fi em São Paulo – Portal 2 de julho Comentado em Investigação: ONG ligada a filme de Bolsonaro é alvo de operação

Últimas Notícias

  • Diplomacia: EUA e Irã negociam trégua na Suíça0
    Diplomacia: EUA e Irã negociam trégua na Suíça Delegações discutem neste domingo temas sensíveis como guerra no Líbano, Estreito de Ormuz e programa nuclear iraniano em meio a tensões no Oriente Médio
    21/06/2026
  • Vorcaro busca nova defesa para delação0
    Investigação: Vorcaro busca nova defesa para delação Dono do Banco Master prepara terceira proposta de colaboração premiada após negativas da Polícia Federal e da Procuradoria-Geral da República
    21/06/2026
  • Alerta: Governo apura falhas na Defesa Civil0
    Alerta: Governo apura falhas na Defesa Civil Ministério identificou 10 alertas indevidos enviados durante a madrugada; sistema foi retirado do ar e Polícia Federal foi acionada para investigar o caso
    20/06/2026
  • Jovens são premiados no Programa Ceará de Valores0
    Educação: Jovens são premiados no Programa Ceará de Valores Primeira edição da iniciativa reuniu mais de 16 mil estudantes e reconheceu projetos de impacto social e econômico em 16 cidades-polo
    19/06/2026
  • Jovens mantêm viva tradição das quadrilhas no Ceará0
    Cultura: Jovens mantêm viva tradição das quadrilhas no Ceará Festejo Ceará Junino reúne 30 grupos infantis e juvenis que garantem a renovação e a continuidade da cultura popular cearense
    19/06/2026
  • Jogo valoriza cultura do Cariri e aposta na inclusão0
    Educação: Jogo valoriza cultura do Cariri e aposta na inclusão Projeto da UFC e Fundação Casa Grande transforma lendas, personagens e patrimônios da Chapada do Araripe em experiência educativa acessível
    19/06/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas