logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Economia: Petrobras anuncia redução de R$ 0,40 no preço do diesel
Economia Petrobras anuncia redução de R$ 0,40 no preço do diesel
07/02/2023
Folia: Ministério do Turismo estima cerca de 46 milhões de pessoas no Carnaval 2023
Folia Ministério do Turismo estima cerca de 46 milhões de pessoas no Carnaval 2023
07/02/2023
Exibir tudo

Política Haddad comenta ata do Copom: “é uma ata mais amigável” Na segunda (06/02), o comitê manteve a taxa Selic em 13,75%

Política: Haddad comenta ata do Copom: "é uma ata mais amigável"

Nesta terça-feira, Haddad também defendeu uma maior coordenação entre a política fiscal e a chamada política monetária, a cargo do BC, para conter a inflação | Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que a ata do Comitê de Política Monetária (Copom), divulgada nesta terça-feira (07/02)), veio melhor que o comunicado e foi mais amigável.

“Hoje veio a ata do Copom. A ata veio melhor do que o comunicado, mais extensa, mais analítica, colocando pontos sobre o trabalho do Ministério da Fazenda. É uma ata mais amigável em relação aos próximos passos que precisam ser tomados”, disse o ministro ao chegar ao Ministério da Fazenda, nesta terça-feira.

Ontem (06/02), o ministro criticou o comunicado do Banco Central (BC), após a reunião que manteve a taxa Selic (juros básicos da economia) em 13,75% ao ano. Ele disse que o BC poderia ter sido mais generoso com o governo atual.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Após a reunião da semana passada, o Copom emitiu um comunicado em que afirmou que o aumento das incertezas fiscais poderá fazer o Banco Central manter os juros elevados por mais tempo que o inicialmente previsto. A autoridade monetária não descartou a possibilidade de voltar a elevar a taxa Selic caso a inflação não convirja para a meta até meados de 2024.

Nesta terça-feira, Haddad também defendeu uma maior coordenação entre a política fiscal e a chamada política monetária, a cargo do BC, para conter a inflação.

“A coordenação tem duas mãos. Não é daqui pra lá, é daqui pra lá e de lá pra cá. O que eu sempre defendo desde a minha primeira entrevista é a harmonização da política monetária e da política fiscal. A ideia é que são braços do mesmo organismo e que tem que trabalhar juntos”, disse.

O ministro disse que o governo está efetuando uma reforma na Receita para dar mais segurança jurídica às empresas inadimplentes. O objetivo é que elas possam negociar melhor o pagamento das dívidas com o fisco.

“Estamos fazendo reformas que vão dar mais segurança jurídica para as empresas. Elas vão poder negociar melhor. Vamos poder desfazer autos de infrações equivocados e, ao mesmo tempo, oferecer condições melhores para o contribuinte faltoso manter as suas contas em dia com a Receita Federal”, disse.

“Vamos ter uma base fiscal robusta que permita ao estado, com um tamanho moderado, atender aos direitos constitucionais previstos para todos os cidadãos”, acrescentou.

Segundo o ministro, o governo também vem fazendo a “lição de casa” para cortar gastos. “Estamos fazendo ao lição de casa, estamos melhorando a questão da receita nos dois lados: do contribuinte, que vai ser mais bem tratado; das pendências, que vão ter uma equação; e também na despesa”, afirmou.

Haddad disse ainda que o novo arcabouço fiscal deve sair em abril e que apresentará, ainda neste mês, ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva uma reforma para melhorar os instrumentos de crédito no país.

Por Luciano Nascimento – Repórter da Agência Brasil – São Luís

Leia também | Elmano faz entrega de leitos de UTI Neonatal e serviço de tomografia em Crateús

SaúdeElmano faz entrega de leitos de UTI Neonatal e serviço de tomografia em Crateús
Compartilhar

Artigos Relacionados

Diplomacia: Trump volta à China em meio a tensão

Donald Trump volta à China pela primeira vez desde 2017 em meio a tensões comerciais, sanções e disputas geopolíticas entre Washington e Pequim | Foto: Divulgação/Arquivos da Casa Branca/08-11-2017

14/05/2026

Diplomacia: Trump volta à China em meio a tensão Presidente dos Estados Unidos visita o país pela primeira vez desde 2017, em cenário marcado por tarifas, sanções e disputas geopolíticas


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Redes Sociais

Alece – Ceará de Valores

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/02/VT-Ceara-de-Valores.mp4

Navegue

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos
Portal Terra da Luz
✕

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Educação Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 13/05/2026

    Leilão que pode gerar 4,5 mil empregos no Ceará é ameaçado – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Energia: Leilão que pode gerar mais de 5 mil empregos no Ceará é ameaçado

  • 26/04/2026

    Maria Lucileide Comentado em Educação: Seminário fortalece educação legislativa na Ibiapaba

  • 26/04/2026

    Maria Lucileide Comentado em Educação: Seminário fortalece educação legislativa na Ibiapaba

  • 25/04/2026

    Alertas globais e pressões internas mexem com a economia mundial, 25 de abril de 2026, Economia – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Negócios: M7 Summit reúne lideranças e debate economia

  • 24/04/2026

    Rafaele Esmeraldo Comentado em Cultura: Musical cearense aborda amor e sofrência atual

  • 23/04/2026

    Conta de luz sobe e atinge 29 milhões no país – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Energia: Conta de luz sobe e atinge 29 milhões no país

Últimas Notícias

  • Desmatamento da Mata Atlântica cai 28%0
    Meio ambiente: Desmatamento da Mata Atlântica cai 28% Redução registrada em 2025 é a menor da série histórica e reforça avanço das políticas de preservação ambiental no bioma
    14/05/2026
  • Justiça: Mendonça autoriza visitas sem gravação0
    Investigação: PF apura grupo ligado a Vorcaro Decisão do STF aponta suspeita de atuação de policiais federais em núcleo que teria intimidado adversários e acessado dados sigilosos
    14/05/2026
  • Saúde: Pressão alta atinge 35 milhões no Brasil0
    Saúde: Pressão alta atinge 35 milhões no Brasil Dia Mundial da Hipertensão Arterial, celebrado em 17 de maio, reforça importância do diagnóstico precoce, acompanhamento médico e mudanças no estilo de vida
    14/05/2026
  • Política: Flávio diz que Bolsonaro pediu firmeza0
    Política: Flávio diz que Bolsonaro pediu firmeza Senador afirmou à CNN que conversou com o ex-presidente após divulgação de áudio sobre pedido de recursos a Daniel Vorcaro para filme
    14/05/2026
  • Investigação: PF prende pai de Daniel Vorcaro0
    Investigação: PF prende pai de Daniel Vorcaro Henrique Vorcaro foi preso em nova fase da Operação Compliance Zero, que apura suspeitas de irregularidades ligadas ao Banco Master
    14/05/2026
  • Inclusão: Fortaleza Down transforma vidas através da arte0
    Inclusão: Fortaleza Down transforma vidas através da arte Projeto fortalece autonomia e acolhimento familiar
    14/05/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas