logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Encontro aconteceu com trabahadores do Agronegócio. | Foto: Divulgação
Gestão Governadora Izolda Cela se reúne com empresários do Agronegócio na FAEC
05/10/2022
Opening: Edson Santana Advogados inaugura novo escritório
Opening Edson Santana Advogados inaugura novo escritório
06/10/2022
Exibir tudo

Agronegócio Projeção indica safra recorde de 261,9 milhões de toneladas Números são do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola

Agronegócio: Projeção indica safra recorde de 261,9 milhões de toneladas

O principal produto que está puxando o resultado recorde é o milho, principalmente o milho 2ª safra, com um crescimento de 35,5% frente ao ano anterior | Foto: Wenderson Araújo/Trilux

A safra brasileira de cereais, leguminosas e oleaginosas deve alcançar 261,9 milhões de toneladas em 2022, de acordo com a estimativa de setembro do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola, divulgado nesta quinta-feira (06/10), no Rio de Janeiro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Para o IBGE, o resultado é um novo recorde na série histórica, iniciada em 1975, e representa aumento de 3,4% ou 8,7 milhões de toneladas em relação a 2021.

Segundo o gerente de agricultura do IBGE, Carlos Alfredo Guedes, o principal produto que está puxando o resultado recorde é o milho, principalmente o milho 2ª safra, com um crescimento de 35,5% frente ao ano anterior.

“A produção está se recuperando de problemas climáticos em 2021, como a falta de chuvas. Essa recuperação ajuda a explicar a produção em 2022. Além disso, também houve crescimento de área do milho 2ª safra, incentivado pelos bons preços que os produtores têm conseguido nos últimos anos”, disse Guedes, em nota.

A estimativa para a safra foi de crescimento em quatro grandes regiões: Centro-Oeste (11,4%), Norte (11%), Sudeste (10,8%) e Nordeste (10,3%). No Sul, a previsão é de queda de 14,6%.

O pesquisador avaliou como as condições climáticas exerceram impacto nos resultados divulgados. “A falta de chuvas, causada pelo fenômeno La Niña, impactou mais a região Sul e o Mato Grosso do Sul. Já Goiás e Mato Grosso não foram afetados por problemas climáticos. Com isso, temos a região Centro-Oeste, que é bastante representativa na produção de grãos, com um crescimento de 11,4%”, argumentou.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Trigo

A estimativa da produção de trigo foi de 9,6 milhões de toneladas, declínio de 0,9% em relação a agosto e aumento de 23% em relação a 2021. Segundo o gerente de agricultura, o trigo é um produto cuja produção não é autossuficiente.

“Consumimos em torno de 12 ou 13 milhões de toneladas, portanto, ainda teremos que importá-lo, mas bem menos do que em anos anteriores. Essa produção de 9,6 milhões de toneladas é um recorde para o Brasil. Ucrânia e Rússia são dois grandes exportadores de trigo e, com a guerra, os preços estão elevados. Os produtores, de olho nessa melhora dos preços, aumentaram as áreas aqui no país”, acrescentou.

Leia também | Governadora Izolda Cela se reúne com empresários do Agronegócio na FAEC

Café

Conforme o levantamento, a estimativa da produção brasileira de café para 2022, considerando-se as duas espécies – arábica e canéfora – foi de 3,1 milhões de toneladas, ou 52,3 milhões de sacas de 60 quilos, queda de 2,7% em relação a agosto e aumento de 6,6% em relação a 2021.

“A produção do café arábica deveria ter crescido mais neste ano em decorrência da bienalidade positiva da safra. Isso não aconteceu, pois ano passado tivemos um inverno muito frio, inclusive com ocorrência de geadas nas regiões mais frias de cultivo desse produto. Isso fez com que o potencial de produção da safra de 2022 fosse reduzido”, afirmou o gerente da pesquisa, Carlos Barradas.

Soja

Principal commodity do país, a produção de soja manteve-se em 119,5 milhões de toneladas, estimativa que representa aumento mensal de 0,6%, entretanto, retração de 11,4% em comparação à obtida no ano anterior, com queda de 15,6% no rendimento médio. “Embora a área colhida tenha crescido 4,9%, problemas climáticos derrubaram a produção de soja em 2022”, disse Barradas.

Regiões

Entre as grandes regiões, o volume da produção de cereais, leguminosas e oleaginosas teve a seguinte distribuição: Centro-Oeste, 129,8 milhões de toneladas (49,6%); Sul, 65,1 milhões de toneladas (24,8%); Sudeste, 27,6 milhões de toneladas (10,6%); Nordeste, 25,4 milhões de toneladas (9,7%) e Norte, 14 milhões de toneladas (5,3%).

Por Ana Cristina Campos – Repórter da Agência Brasil – Rio de Janeiro

Leia também | Brasil e Portugal fazem operação contra tráfico internacional de droga

InternacionalBrasil e Portugal fazem operação contra tráfico internacional de droga
Compartilhar

Artigos Relacionados

Finanças: Casais esquecem aposentadoria no planejamento

Especialistas alertam que casais devem conversar sobre dinheiro e transformar a aposentadoria em um projeto financeiro compartilhado | Foto: reprodução

21/06/2026

Finanças: Casais esquecem aposentadoria no planejamento Especialistas alertam que falta de diálogo sobre dinheiro pode comprometer a segurança financeira e a qualidade de vida na fase pós-carreira


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Mais energia para o Brasil

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/05/WhatsApp-Video-2026-05-15-at-16.56.42-1.mp4
✕

Redes Sociais

Categorias

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Educação Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 20/06/2026

    leidenalva da Silva Pereira Comentado em Memorabilia Integrantes da Boyce Avenue assinam guitarras doadas ao Hard Rock Cafe Fortaleza

  • 20/06/2026

    Wimbledon: regras de etiqueta, famosos na torcida e os favoritos › Trending Top Comentado em Tênis: João Fonseca fica no top 25 do ranking da ATP

  • 18/06/2026

    Segurança: Operação investiga esquema bilionário de bets ilegais – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Segurança: Operação investiga esquema bilionário de bets ilegais

  • 18/06/2026

    Política: Motta nega irregularidade em operação de R$ 22 mi do Master – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Política: Motta nega irregularidade em operação de R$ 22 mi do Master

  • 17/06/2026

    Energia: ONS prepara reservatórios para El Niño – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Energia: ONS prepara reservatórios para El Niño

  • 17/06/2026

    ONG ligada a produtora de filme sobre Bolsonaro é alvo de operação por suspeita de irregularidades em contrato de Wi-Fi em São Paulo – Portal 2 de julho Comentado em Investigação: ONG ligada a filme de Bolsonaro é alvo de operação

Últimas Notícias

  • Diplomacia: EUA e Irã negociam trégua na Suíça0
    Diplomacia: EUA e Irã negociam trégua na Suíça Delegações discutem neste domingo temas sensíveis como guerra no Líbano, Estreito de Ormuz e programa nuclear iraniano em meio a tensões no Oriente Médio
    21/06/2026
  • Vorcaro busca nova defesa para delação0
    Investigação: Vorcaro busca nova defesa para delação Dono do Banco Master prepara terceira proposta de colaboração premiada após negativas da Polícia Federal e da Procuradoria-Geral da República
    21/06/2026
  • Alerta: Governo apura falhas na Defesa Civil0
    Alerta: Governo apura falhas na Defesa Civil Ministério identificou 10 alertas indevidos enviados durante a madrugada; sistema foi retirado do ar e Polícia Federal foi acionada para investigar o caso
    20/06/2026
  • Jovens são premiados no Programa Ceará de Valores0
    Educação: Jovens são premiados no Programa Ceará de Valores Primeira edição da iniciativa reuniu mais de 16 mil estudantes e reconheceu projetos de impacto social e econômico em 16 cidades-polo
    19/06/2026
  • Jovens mantêm viva tradição das quadrilhas no Ceará0
    Cultura: Jovens mantêm viva tradição das quadrilhas no Ceará Festejo Ceará Junino reúne 30 grupos infantis e juvenis que garantem a renovação e a continuidade da cultura popular cearense
    19/06/2026
  • Jogo valoriza cultura do Cariri e aposta na inclusão0
    Educação: Jogo valoriza cultura do Cariri e aposta na inclusão Projeto da UFC e Fundação Casa Grande transforma lendas, personagens e patrimônios da Chapada do Araripe em experiência educativa acessível
    19/06/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas