logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Economia: Desemprego cai para 8,9% em trimestre encerrado em agosto, diz IBGE
Economia Desemprego cai para 8,9% em trimestre encerrado em agosto, diz IBGE
30/09/2022
No tratamento, os pacientes podem se beneficiar com o tratamento fisioterápico após diagnosticadas com bursite trocantérica do quadril, onde o trabalho de melhoria de força. | Foto:Divulgação
Doença Bursite no quadril: patologia atinge 15% das mulheres de qualquer idade
30/09/2022
Exibir tudo

ComemoraçãoDia do Idoso: atenção especializada é diferencial para bem-estar Cuidados com a saúde devem ser aumentados com o avanço da idade

Celebrado anualmente no dia 1º de outubro, o Dia Internacional do Idoso, relembra a importância da proteção e dos cuidados com a pessoa idosa. | Foto: Divulgação

Celebrado anualmente no dia 1º de outubro, o Dia Internacional do Idoso, relembra a importância da proteção e dos cuidados com a pessoa idosa. | Foto: Divulgação

Celebrado anualmente no dia 1º de outubro, o Dia Internacional do Idoso, relembra a importância da proteção e dos cuidados com a pessoa idosa. A data, instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), busca sensibilizar a sociedade para as questões referentes ao envelhecimento.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Apesar de ser um processo que envolve diversas adaptações e perdas, o avanço da idade não deve ser considerado um momento sem perspectivas. De acordo com a professora de enfermagem da Wyden, Adriana Baltar, um dos fatores essenciais para a promoção do bem-estar do idoso é a manutenção de vínculos sociais e familiares, mantendo a pessoa em socialização.

“Eles estão diretamente ligados ao processo de envelhecimento, porém, muitos casos podem ser minimizados com as intervenções precoces. Também existem problemas relativos às questões emocionais, como ansiedade, depressão, sentimento de abandono, entre outros”, afirmou.

Adriana dá algumas dicas para detectar sinais precoces. “O idoso pode ficar mais quieto, sem muita vontade de fazer as atividades cotidianas. Também pode ficar mais irritado e agressivo. Em relação às questões emocionais, ele pode aparecer com desinteresse por conversar e sair com familiares, bem como ficar mais isolado e choroso”, observou.

Para ajudar, é possível intervir por meio da criação de rotinas por meio de precauções de segurança, adaptação do ambiente, promoção de exercícios físicos e de estimulação cognitiva. Além disso, a atenção adequada e especializada é um diferencial importante. Nesse momento, a intervenção de especialistas pode ser essencial.

“É preciso avaliar muitos fatores para chegar no melhor tratamento para um idoso, como risco de quedas, sono, funções como audição e visão, o humor, alimentação e atividade física, além de fatores sociais, como a rede de apoio do paciente. O idoso é um indivíduo que, ao tratar uma patologia de forma isolada, pode criar problemas em outras áreas essenciais para sua qualidade de vida; por isso, é preciso uma avaliação ampla”, detalhou a professora.

Além disso, a boa relação entre profissional e família conta como fator positivo para o paciente. “O equilíbrio emocional deve permear a assistência e possibilitar o desenvolvimento de estratégias de promoção à saúde”, conclui Adriana.

Leia também | Estados sofrem revés e devem repassar redução do ICMS de energia ao consumidor

SaúdeAnvisa flexibiliza regras de embarque em navios de cruzeiro
Compartilhar

Artigos Relacionados

Irã propõe acordo e reacende tensão global

Tensão no Oriente Médio impacta mercados globais após nova proposta de negociação do Irã. Foto|Anadolu Agency/Reuters

01/05/2026

Conflito:Irã propõe acordo e reacende tensão global Negociação surge em meio a crise no petróleo e bloqueio naval


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Redes Sociais

Alece – Ceará de Valores

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/02/VT-Ceara-de-Valores.mp4

Navegue

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos
Portal Terra da Luz
✕

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Educação Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 26/04/2026

    Maria Lucileide Comentado em Educação: Seminário fortalece educação legislativa na Ibiapaba

  • 26/04/2026

    Maria Lucileide Comentado em Educação: Seminário fortalece educação legislativa na Ibiapaba

  • 25/04/2026

    Alertas globais e pressões internas mexem com a economia mundial, 25 de abril de 2026, Economia – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Negócios: M7 Summit reúne lideranças e debate economia

  • 24/04/2026

    Rafaele Esmeraldo Comentado em Cultura: Musical cearense aborda amor e sofrência atual

  • 23/04/2026

    Conta de luz sobe e atinge 29 milhões no país – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Energia: Conta de luz sobe e atinge 29 milhões no país

  • 17/04/2026

    nano banana 2 Comentado em Digital Como criar apresentações profissionais com IA em minutos

Últimas Notícias

  • Irã propõe acordo e reacende tensão global0
    Conflito:Irã propõe acordo e reacende tensão global Negociação surge em meio a crise no petróleo e bloqueio naval
    01/05/2026
  • Política: Deputado critica Congresso e defende Lula0
    Política: Deputado critica Congresso e defende Lula De Assis Diniz comenta derrotas e cenário eleitoral
    01/05/2026
  • Saúde: Bolsonaro é internado para cirurgia no ombro0
    Saúde: Bolsonaro é internado para cirurgia no ombro Ex-presidente passará por procedimento autorizado pelo STF
    01/05/2026
  • Política: Oposição pressiona Lula após derrotas no Congresso0
    Política: Oposição pressiona Lula após derrotas no Congresso Governo aposta em agenda social e fim da escala 6x1
    01/05/2026
  • Política: Congresso derruba veto e muda regras penais0
    Política: Congresso derruba veto e muda regras penais Texto da dosimetria segue para promulgação
    30/04/2026
  • Política: Alece aprova uso de receitas para segurança0
    Política: Alece aprova uso de receitas para segurança Projeto destina valores de veículos apreendidos ao fundo estadual
    30/04/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas