

A Lagoa da Precabura será transformada em uma Unidade de Conservação (UC) estadual. | Foto: Divulgação
A Lagoa da Precabura será transformada em uma Unidade de Conservação (UC) estadual. A Consulta Pública, etapa do processo de criação da Área de Proteção Ambiental (APA) da Lagoa da Precabura, de acordo com o Sistema Nacional e Estadual de Unidades de Conservação (SNUC), acontece nesta quinta-feira, 28 de julho, às 9h, no Auditório da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), na rua São José, s/n°, Precabura, no município de Eusébio. O mapa de localização, o memorial descritivo, a justificativa de criação e a poligonal da proposta, componentes dos estudos técnicos referentes à criação na nova UC, estão disponibilizadas no seguinte link: https://www.sema.ce.gov.br/apa-da-lagoa-da-precabura/ .
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Do ponto de vista da conservação ambiental, a poligonal proposta para a UC estadual, se insere entre várias outras unidades de conservação, promovendo a conectividade entre a Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE)do Sítio Curió, Área de Proteção Ambiental (APA) da Sabiaguaba e Parque Natural Municipal das Dunas da Sabiaguaba, compondo assim, um mosaico de UCs pela proximidade com a APA do Pacoti e o Parque Estadual do Cocó. Para participar da consulta pública, será obrigatório o uso de máscara, a apresentação de um documento de identificação e o passaporte sanitário, constando as três doses de vacinação.
O manancial, localizado na divisa entre os municípios de Fortaleza e Eusébio, reconhecido como maior espelho d’água da Região Metropolitana de Fortaleza, se forma a partir do leito do rio Coaçu, um afluente do rio Cocó. A Precabura também recebe água da UC municipal de Proteção Integral das Dunas da Sabiaguaba. Várias comunidades usufruem do ecossistema da lagoa, além da diversidade de fauna e flora com elevado potencial ecológico, tornando um ambiente de extrema importância socioambiental.
Leia também | Prévia da inflação oficial cai para 0,13% em julho