logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Saúde: Fiocruz conclui sequenciamento genético do vírus Monkeypox
Saúde Fiocruz conclui sequenciamento genético do vírus Monkeypox
30/06/2022
Custo Maior: Polícia Federal realiza operação em Campinas (SP) para apurar fraudes contra o INSS
Custo Maior Polícia Federal realiza operação em São Paulo para apurar fraudes contra o INSS
30/06/2022
Exibir tudo

Economia Taxa desemprego cai para 9,8% e rendimento fica estável, segundo IBGE Informalidade atinge 40,1% da população ocupada

Economia: Taxa desemprego cai para 9,8% e rendimento fica estável, segundo IBGE

No trimestre móvel encerrado em maio, o Brasil tinha 39,1 milhões de trabalhadores informais | Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Dados da ocupação divulgados nesta quinta-feira (30/06) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram recuperação continuada do mercado de trabalho. A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) aponta que a taxa de desocupação ficou em 9,8% no trimestre móvel encerrado em maio.

O recuo foi de 1,4 ponto percentual em relação ao trimestre de dezembro de 2021 a fevereiro de 2022, quando a taxa ficou em 11,2%, e de 4,9 pontos percentual na comparação com o mesmo período de 2021, quando o desemprego estava em 14,7%. Segundo o IBGE, esta foi a menor taxa de desocupação para um trimestre encerrado em maio desde 2015, quando o indicador registrou 8,3%.

Em números, o Brasil tem hoje 10,6 milhões de pessoas desocupadas. São 1,4 milhão de pessoas a menos frente ao trimestre anterior, o que representa um recuo de 11,5%. Na comparação anual, a queda foi de 30,2%, com 4,6 milhões de pessoas a menos desocupadas.

O total de pessoas ocupadas atingiu o recorde da série iniciada em 2012, com 97,5 milhões. Uma alta de 2,4%, ou mais 2,3 milhões de pessoas, na comparação trimestral e de 10,6%, ou 9,4 milhões de pessoas, na comparação anual. O nível da ocupação foi estimado em 56,4%, alta de 1,2 ponto percentual frente ao trimestre anterior e de 4,9 pontos percentuais em relação ao mesmo trimestre de 2021.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<< 

Subutilização

A taxa composta de subutilização caiu 1,7 ponto percentual em relação ao trimestre móvel encerrado em fevereiro, para 21,8%. Na comparação com o trimestre encerrado em maio de 2021, a queda foi de 7,4 pontos percentuais. A população subutilizada ficou em 25,4 milhões de pessoas, uma queda de 6,8% frente ao trimestre anterior e de 23,8% na comparação anual.

A subocupação por insuficiência de horas trabalhadas atinge um contingente de 6,6 milhões de pessoas, número estável ante o trimestre anterior e 11,1% menor do que no mesmo período do ano passado. A população fora da força de trabalho caiu 0,8% na comparação trimestral, para 64,8 milhões de pessoas. Na comparação anual, a queda foi de 4,7% , o que representa 3,2 milhões de pessoas menos nessa situação.

A população desalentada está em 4,3 milhões de pessoas, uma queda de 8,0% em relação ao trimestre anterior, com menos 377 mil pessoas, e de 22,6% na comparação anual, o que representa 1,3 milhão de pessoas. O percentual de desalentados na força de trabalho ficou em 3,9% no trimestre móvel encerrado em maio.

Leia também | Pedro Guimarães, acusado de assédio sexual no trabalho, pede demissão da presidência da Caixa

Formalidade

O número de empregados com carteira de trabalho assinada no setor privado subiu 2,8% no trimestre, para 35,6 milhões de pessoas. Na comparação anual, o aumento foi de 12,1%, o que representa um contingente de 3,8 milhões de pessoas. Por outro lado, o número de empregados sem carteira assinada no setor privado foi o maior da série, com 12,8 milhões de pessoas, um aumento de 4,3% no trimestre e de 23,6% no ano.

Os trabalhadores por conta própria ficaram estáveis em 25,7 milhões de pessoas no trimestre, mas o contingente subiu 6,4% na comparação anual, com mais 1,5 milhão de pessoas. As trabalhadoras domésticas são 5,8 milhões, número estável em relação ao trimestre anterior e 20,8% maior na comparação anual, com a entrada de 995 mil pessoas nesse setor.

Os empregadores subiram 4,1% frente ao trimestre anterior, chegando a 4,2 milhões de pessoas. Na comparação anual o aumento foi de 16,2%. O setor público emprega 11,6 milhões de pessoas, número 2,4% maior do que no trimestre anterior e estável na comparação anual.

Com isso, a taxa de informalidade ficou em 40,1% da população ocupada, contra 40,2% no trimestre anterior e 39,5% no mesmo trimestre de 2021. No trimestre móvel encerrado em maio, o Brasil tinha 39,1 milhões de trabalhadores informais. A força de trabalho foi estimada em 108,1 milhões de pessoas, o maior contingente da série histórica. A alta foi de 0,8% no trimestre e de 4,6% no ano.

Leia também | Receita paga hoje restituições do segundo lote do IR 2022

Atividades

Segundo o IBGE, apresentaram aumento de contingente ocupado na comparação trimestral as atividades: Indústria Geral (2,5%, ou mais 312 mil pessoas); Construção (2,9%, ou mais 210 mil pessoas); Comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas (1,5%, ou mais 281 mil pessoas); Transporte, armazenagem e correio (4,6%, ou mais 224 mil pessoas); Alojamento e alimentação (3,6%, ou mais 186 mil pessoas); Informação, Comunicação e Atividades Financeiras, Imobiliárias, Profissionais e Administrativas (2,8%, ou mais 311 mil pessoas); Administração pública, defesa, seguridade social, educação, saúde humana e serviços sociais (2,8%, ou mais 466 mil pessoas); e Outros serviços (3,7%, ou mais 182 mil pessoas).

Na comparação com o trimestre encerrado em maio de 2021, as alta foram em: Indústria Geral (11,0%, ou mais 1,3 milhão de pessoas); Construção (13,2%, ou mais 866 mil pessoas); Comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas (15,3%, ou mais 2,5 milhões de pessoas); Transporte, armazenagem e correio (14,0%, ou mais 629 mil pessoas); Alojamento e alimentação (26,9%, ou mais 1,1 milhão de pessoas); Informação, Comunicação e Atividades Financeiras, Imobiliárias, Profissionais e Administrativas (4,0%, ou mais 449 mil pessoas); Administração pública, defesa, seguridade social, educação, saúde humana e serviços sociais (3,6%, ou mais 580 mil pessoas); Outros serviços (20,7%, ou mais 878 mil pessoas); e Serviços domésticos (20,4%, ou mais 990 mil pessoas).

Por Akemi Nitahara – Repórter da Agência Brasil – Rio de Janeiro

Leia também | Governo Central tem segundo maior déficit da história para meses de maio

Economia Governo Central tem segundo maior déficit da história para meses de maio
Compartilhar

Artigos Relacionados

Canadá anuncia tarifas de US$ 20 bilhões contra EUA

As medidas entram em vigor em 8 de setembro e terão alíquotas de 15%, 25% e 50% sobre cerca de 700 produtos americanos, incluindo aço, alumínio, móveis, vestuário, eletrodomésticos, eletrônicos e ferramentas. | Foto: REUTERS/Patrick Doyle

25/08/2026

Economia: Canadá anuncia tarifas de US$ 20 bilhões contra EUA Medidas atingirão cerca de 700 produtos americanos com alíquotas de 15%, 25% e 50% a partir de 8 de setembro


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Parceiro externo:
Apostas Copa do Mundo

Mais energia para o Brasil

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/05/WhatsApp-Video-2026-05-15-at-16.56.42-1.mp4
✕

Redes Sociais

Categorias

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Saúde Pública Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 24/08/2026

    CLIPPING SINDHOESG 24/08/26 - SINDHOESG Comentado em Saúde: Cirurgias plásticas exigem estrutura para evitar riscos

  • 23/08/2026

    sadi moreira Comentado em Loterias: Mega-Sena tem ganhador de R$ 57 milhões

  • 23/08/2026

    Mega-Sena: aposta de SC leva R$ 57 milhões - Rapadura Digital Comentado em Economia: Pix apresenta instabilidade neste domingo (23)

  • 22/08/2026

    Saúde: Cirurgias plásticas exigem estrutura para evitar riscos – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Saúde: Cirurgias plásticas exigem estrutura para evitar riscos

  • 21/08/2026

    TRT-14 cria programa contra fraudes em precatório - EM NOTÍCIA Comentado em Alerta: Golpe do falso advogado dispara no país e especialistas alertam para cuidados essenciais

  • 21/08/2026

    TRT-14 cria programa contra fraudes em precatório | Dino – Nova Iguaçu Online Comentado em Alerta: Golpe do falso advogado dispara no país e especialistas alertam para cuidados essenciais

Últimas Notícias

  • Inclusão: Câmara lança cartilha sobre Síndrome de Down'0
    Inclusão: Câmara lança cartilha sobre Síndrome de Down Material educativo busca combater preconceitos, ampliar a conscientização social e promover respeito às pessoas com T21
    25/08/2026
  • PF deflagra operação contra grupo criminoso em Fortaleza0
    Segurança: PF deflagra operação contra grupo criminoso em Fortaleza Operação Snooker 2 cumpre 18 mandados no Ceará e na Bahia e investiga corrupção, lavagem de dinheiro e fraudes em importações
    25/08/2026
  • Eclipse lunar quase total poderá ser visto no Brasil0
    Astronomia: Eclipse lunar quase total poderá ser visto no Brasil Fenômeno começa na noite de quinta-feira e terá seu pico às 1h13 de sexta (28), quando 96,2% da Lua estará coberta pela sombra da Terra
    25/08/2026
  • São Paulo confirma casos de Febre do Nilo Ocidental0
    Saúde: São Paulo confirma casos de Febre do Nilo Ocidental Dois pacientes foram diagnosticados em Ribeirão Preto e São José do Rio Preto; um se recuperou e outro segue internado
    25/08/2026
  • Investigação: PF acessará dados de ONG ligada a filme0
    Investigação: PF acessará dados de ONG ligada a filme Ministro Flávio Dino autorizou compartilhamento de informações apreendidas em investigação sobre entidade ligada à produtora de “Dark Horse”
    24/08/2026
  • Comunicação: Sinapro-CE representa Ceará em encontro nacional0
    Comunicação: Sinapro-CE representa Ceará em encontro nacional Diretoria participou, em Belo Horizonte, de debates sobre Reforma Tributária, ECA Digital, diversidade e futuro das agências de propaganda
    24/08/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas