Turismo pós-pandemia é o tema do primeiro de uma série de webinários que a Secretaria do Turismo de Fortaleza (Setfor), por meio de sua Escola do Turismo, realizará a partir deste mês de julho. A primeira edição será nesta quarta-feira (14/07), às 18h, e terá como convidados Ivana Bezerra, presidente do Visite Ceará – Fortaleza Convention & Visitors Bureau; e Ângelo Sanches, presidente da Associação de Secretários e Dirigentes de Turismo (Anseditur) e secretário do Turismo de Canela (RS). A mediação será do secretário do Turismo de Fortaleza, Alexandre Pereira. O webinário será transmitido pelo perfil da Setfor, no Instagram (@secretariadoturismodefortaleza).
A iniciativa tem como objetivo reunir lideranças do segmento para debater os desafios e oportunidades do setor, especialmente neste momento de retomada do turismo no pós-pandemia. Os webinários serão realizados uma vez por mês, até dezembro de 2021, e já contam com a confirmação de participantes de renome nacional, como Roberto Haro Nedelciu, presidente do Conselho da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), e Guilherme Alcorta, presidente do Panrotas.
Leia também | Palestra, lançamento de livros e oficinas marcam programação virtual da semana da Biblioteca Pública do Ceará
A Escola do Turismo tem um programa de formação abrangente focando no talento das pessoas, no empreendedorismo, na inovação, na sustentabilidade da cadeia, nas novas tendências mercadológicas, na acessibilidade e na tecnologia, internacionalizando dessa forma os profissionais do turismo.
Além de contribuir de forma decisiva para uma melhor qualificação dos recursos humanos que estão envolvidos na cadeia do turismo, a iniciativa dialoga com as Políticas Nacionais de Turismo (2018-2022), com as metas do Fortaleza 2040 e com os eixos que a Prefeitura de Fortaleza estará desenvolvendo para o setor.
A capacitação é gratuita e voltada ao público que trabalha diretamente com o atendimento ao turista, órgãos públicos municipais e ao trade turístico. A primeira formação, já em curso, contempla 240 integrantes da Guarda Municipal, profissionais que têm contato frequente com os turistas para dar informações e tirar dúvidas relativas à cidade. Além de capacitação, a Escola do Turismo trabalha com o eixo de disseminação de conhecimento.
Leia também | Nasce uma nova rota turística no Ceará