logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Fortal: a maior micareta do Brasil é adiada para 2022
FortalA maior micareta do Brasil é adiada para 2022
09/07/2021
Golpes VirtuaisMTur lança ferramenta para proteger viajantes
09/07/2021
Exibir tudo

Frio na SerraGuaramiranga, a “Suíça” cearense

Guaramiranga: a "Suíça" cearense

Guaramiranga, no Maciço de Baturité. | Foto: site TripAdvisor

Perto de Fortaleza, clima muito agradável e lugares paradisíacos para conhecer. Guaramiranga, carinhosamente chamada por muitos visitantes de “Suíça” cearense, fica encrustada no alto da serra da região do Maciço de Baturité. É o menor município do Ceará. Segundo estimativa de 2019 do IBGE, o município tem cerca de 5.193 habitantes e uma área de apenas 59 km².

A sede do município de Guaramiranga está localizado a 865 metros de altitude, que contribui para um clima muito ameno durante o dia e temperaturas que, na época mais fria do ano, podem ficar abaixo dos 10°C.

Em virtude das baixas temperaturas, muitos dos turistas desavisados são “obrigados” a reforçar o guarda-roupa da pousada ou a mochila com peças de frio e até cobertores.

Guaramiranga, a "Suíça" cearense
Vista da cidade de Guaramiranga a partir da Igreja de Nossa Senhora da Conceição. | Foto: Site TripAdvisor

Como chegar

O acesso ao município se dá por várias estradas: saindo de Fortaleza é possível chegar à sede do município pela CE-060. Em Redenção há duas alternativas: seguir para Baturité pela mesma rodovia e subir a serra pela CE-356 ou pegar a CE-253 e entrar em Guaramiranga pelo Município de Pacoti.

A terceira alternativa é sair de Fortaleza pelo Município de Maranguape pegando a CE-065, seguir pela CE-354 passando por Palmácia e chegar a Pacoti. Outra possibilidade e que vem ganhando muita preferência dos visitantes por ser um acesso mais rápido é sair de Fortaleza pela BR-020 e entrar à esquerda no distrito de Campos Belos, em Caridade, para subir a serra pela CE-253. 

Importante ressaltar que, seja qual for a rodovia escolhida, é preciso ter muito cuidado ao subir e ao descer a serra de Guaramiranga porque há trechos com curvas muito fechadas e subidas e descidas muito ingrimes.

Leia também | Nasce uma nova rota turística no Ceará

Pontos turísticos

O site especialista em viagens TripAdvisor selecionou, com a ajuda dos turistas, os cinco principais pontos que você precisa conhecer ao visitar Guaramiranga.

  • Pico Alto: é uma das montanhas mais altas do Estado do  Ceará. O pico está a 1.114 metros acima do nível do mar. No local estão instaladas torres de transmissão de TV, de rádio e telefonia. Não há qualquer equipamento turístico instalado, mas do local têm-se uma das mais belas vistas do sertão cearense.
  • Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição: A igreja com arquitetura do século XX, em estilo que relembra os tempos áureos do Barroco, fica localizada no alto de uma colina e possui um Cristo no patamar. Os jardins ao lado da escadaria e as casinhas coloridas no entorno da Igreja são os cenários preferidos para fotos.
  • Parque das Trilhas: voltado para o Ecoturismo e Atividades de Aventura, o Parque encontra-se a 500m do centro comercial da cidade, no Sítio Guaramiranga. O parque tem 114 hectares num ambiente de Mata Atlântica, com trilhas ecológicas, banho de bica e piscina de pedras, lanchonete, banheiros, área de descanso, plantação de café orgânico, diversas fruteiras, espécies nativas, insetos e pássaros. As atividades de aventura são rapel adulto e infantil, tirolesas (seca e molhada), ponte de três cordas e caiaques. O aceso é feito por meio de reserva, que pode ser feita clicando neste link.
  • Trilha do Café – Sítio Águas Finas: um passeio cultural cheio  de atrativos para interagir com a exuberância  da Mata Atlântica e ainda observar a fauna e a flora silvestre. Passeando pelos cafezais o visitante conhece o lendário café Typica, considerado a joia rara do Brasil , com quase 200 anos de história. Entre os atrativos naturais há o Cipó do Tarzan, a Floresta de Bacupari, Casa do Véi da Mata e a Casa do Pássaro João de Barro. A trilha tem extensão de 1500 metros e a altitude varia entre 715 e 850 metros.
  • Museu EPCAR: A entrada do museu foi construída com as mesmas características da fachada da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR). Além de uma aeronave AT-26 Xavante e um simulador de voo, o visitante encontrará exposições de uniformes, fotografias e artigos relacionados à aviação.
Guaramiranga, a "Suíça" cearense
Fachada do Museu EPCAR, em Guaramiranga. | Foto: Base Aérea de Fortaleza

Leia também | Fortaleza, a capital dos verdes mares bravios

Compartilhar

Artigos Relacionados

Festival de Cinema de Fortaleza abre laboratório gratuito para cineastas

A produtora executiva Patrícia Baía, a diretora Rafaela Camelo e o escritor e roteirista Raul Damasceno integram o laboratório gratuito do 1º Festival Fortaleza de Cinema. | Foto: divulgação

04/11/2026

Cultura: Festival de Cinema de Fortaleza abre laboratório gratuito para cineastas Iniciativa selecionará oito projetos de curtas-metragens para receber consultorias de direção, roteiro e produção executiva com profissionais do audiovisual brasileiro


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Redes Sociais

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 03/11/2026

    Acidente: Brasileira de 20 anos era copilota de jato – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Acidente: Brasileira de 20 anos era copilota de jato

  • 01/11/2026

    Economia: Mercado prevê inflação de até 6,1% em 2027 – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Economia: Mercado prevê inflação de até 6,1% em 2027

  • 31/10/2026

    Moisés De Oliveira bueno Comentado em Tecnologia: Vivo lança internet via satélite em parceria com a Starlink

  • 29/10/2026

    Protetor Solar: Essencial na Prevenção do Envelhecimento Comentado em Saúde: Genética ou estilo de vida: o que acelera o envelhecimento da pele?

  • 27/10/2026

    Política: Trump autoriza entrada de Flávio nos EUA – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Política: Trump autoriza entrada de Flávio nos EUA

  • 27/10/2026

    Energia: Petrobras reduz em 23,8% carbono do combustível SAF – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Energia: Petrobras reduz em 23,8% carbono do combustível SAF

Últimas Notícias

  • PF inaugura laboratório para combater garimpo ilegal na Amazônia0
    Meio Ambiente: PF inaugura laboratório para combater garimpo ilegal na Amazônia Estrutura instalada em Brasília permitirá identificar a origem do ouro por meio de análises científicas
    04/11/2026
  • Democratas conquistam maioria no Congresso dos EUA e impõem derrota a Trump0
    Política Internacional: Democratas conquistam maioria no Congresso dos EUA e impõem derrota a Trump Partido assume o controle da Câmara e do Senado após eleições de meio de mandato, fortalecendo a oposição e criando novos obstáculos para o governo do presidente republicano
    04/11/2026
  • Senado aprova PEC da Segurança Pública sem reduzir maioridade penal0
    Segurança: Senado aprova PEC da Segurança Pública sem reduzir maioridade penal Proposta recebeu unanimidade nos dois turnos, prevê penas mais rígidas para líderes de facções e milícias e reorganiza a atuação das forças de segurança no país
    04/11/2026
  • Ataque russo a escola na Ucrânia deixa 31 mortos0
    Guerra: Ataque russo a escola na Ucrânia deixa 31 mortos Outras 48 pessoas estão desaparecidas após bombardeio contra prédio usado como abrigo e centro de distribuição de ajuda humanitária na região de Zaporizhzhia
    03/11/2026
  • PEC da Segurança Congresso retoma debate sobre maioridade penal0
    Política: PEC da Segurança: Congresso retoma debate sobre maioridade penal Proposta volta à pauta do Legislativo após impasse entre partidos; governistas estão divididos sobre redução da idade penal para crimes hediondos
    03/11/2026
  • Midterms nos EUA começam com disputa pelo Congresso0
    Política internacional: Midterms nos EUA começam com disputa pelo Congresso Republicanos tentam manter maioria na Câmara e no Senado, enquanto democratas veem oportunidade de conquistar o controle do Legislativo americano
    03/11/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas