O Fortaleza fez o dever de casa e derrotou o Alianza Lima, do Peru, na noite desta quarta-feira (27/04), pela terceira rodada da fase de grupos da Conmebol Libertadores 2022. A partida foi realizada às 19h, na Arena Castelão, e a vitória mantém as pretensões do Leão e a esperança dos torcedores de ver o time na segunda fase da competição.
Com a vitória pelo placar de 2 a 1, o Tricolor do Pici assumiu a terceira colocação do Grupo F, abriu vantagem sobre o adversário peruano, e ainda assegura chances reais de brigar por uma vaga no G-2 da chave, que leva às oitavas de final da Libertadores.
O resultado positivo, também cria, na pior das hipóteses, a situação de depender apenas de si para assegurar o terceiro lugar e entrar nas oitavas da Copa Sul-Americana.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
O Fortaleza começou sendo pressionado fortemente pelo Alianza Lima. Mas depois dos 15 primeiros minutos passou a dominar a partida. Foram 12 finalizações do Tricolor do Pici contra apenas uma do Alianza no primeiro tempo. Algumas levaram muito perigo ao gol de com Marcelo Benevenuto, Moisés e Silvio Romero. Mas o primeiro tempo ficou mesmo no zero a zero.
Na volta do intervalo, o Leão voltou com muito apetite e abriu o placar logo aos 4 minutos da etapa complementar. Lucas Lima fez boa jogada, passou a bola para Pikachu, que achou o argentino Sílvio Romero livre. Ele bateu no canto e marcou. 1 a 0 para o Leão.
Após o gol, o Fortaleza diminuiu a intensidade em campo e o Alianza Lima cresceu na partida. Aos 24 minutos, veio o castigo. Benítez cruzou e Lavandeira marcou de cabeça o gol de empate. 1 a 1.
Acuado, diante de 32.557 torcedores apreensivos, o Fortaleza parecia não ter forças para buscar a vitória. Foi quando brilhou a estrela do técnico Juan Plablo Vojvoda. As alterações surtiram efeito e o Leão chegou, aos 33 minutos, ao segundo gol com jogada que teve início com Depietri. Ele tocou para Pikachu que ajeitou para Hércules bater rasteiro e marcar o segundo do Fortaleza, que garantiu a primeira vitória de um time cearense na Copa Libertadores da América. Detalhe: Depietri e Hércules saíram do banco de reservas para incendiar o jogo!
O Tricolor segurou o resultado até os 49 minutos do segundo tempo. Após a apito final, jogadores e torcedores vibraram muito com o resultado histórico para o clube e fundamental para permanecer na briga por uma vaga na próxima fase da competição.
Na próxima rodada, o Leão enfrenta o River Plate/ARG, no Castelão, no dia 5 de maio, às 19 horas.
Leia também | TJD-ES pune técnico com 200 dias de suspensão por agressão à árbitra