logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Hackers: Hackers Polícia do Ceará coordena ação contra suspeitos de ataques a sites no Brasil, Ucrânia e Indonésia
Hackers Polícia do Ceará coordena ação contra suspeitos de ataques a sites no Brasil, Ucrânia e Indonésia
29/03/2022
Turismo: Complexo ambiental e gastronômico da Sabiaguaba estimulará o turismo ambiental em Fortaleza
Turismo Complexo Ambiental e Gastronômico da Sabiaguaba estimulará o turismo ambiental em Fortaleza
29/03/2022
Exibir tudo

Seminário Agronegócio no Ceará planeja ações para os próximos 10 anos Objetivo é ampliar montante produzido no Ceará que vai para exportação

Seminário: Agronegócio no Ceará planejar ações para os próximos 10 anos

Outra meta a ser perseguida em 2022 é aumentar a participação da atividade agropecuária na economia do Ceará, que gira em 5,14% segundo dados do Ipece de 2019 | Foto: Rogério Lima

O setor produtivo do agronegócio se mobiliza para planejar a atividade para os próximos 10 anos. O objetivo é ampliar o montante que é produzido no Ceará que vai para exportação. O tema foi discutido no primeiro dia da 3ª Edição do Seminário Agrosetores, realizado nesta terça-feira (29/03), no Centro de Eventos do Ceará.

“Lançamos um projeto Semente do Futuro. Nossa ideia é trabalhar em conjunto com centros de pesquisa, governos e universidades para os próximos 10 anos por meio de um planejamento estratégico. Atualmente o Estado exporta 18%. Nossa meta é dobrar esse número”, ressalta o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (FAEC), Almílcar Silveira.

“Partimos da fruticultura e da carcinicultura. São dois setores que podem alavancar muito rapidamente esse plano. Chamamos todos os produtores para descobrir os principais entraves ao desenvolvimento”, pontua o empresário.

Ainda sobre a carcinicultura, Almílcar ressalta que será construído um projeto com a Semace para viabilizar o acesso ao crédito aos produtores. “O Ceará tem 1.306 carcinicultores. Em sua grande maioria, 85% a 90%, não tem a licença ambiental. Estamos construindo com a Semace um modelo que desburocratize a vida do produtor”, adianta.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Participação no PIB

Outra meta a ser perseguida em 2022 é aumentar a participação da atividade agropecuária na economia do Ceará, que gira em 5,14% segundo dados do Ipece de 2019. “O agronegócio tem uma participação pequena no PIB. Temos observado nos últimos anos é que temos potencial para crescer. Quando falamos de agricultura irrigada, o nosso maior gargalo é a água”, explica o secretário-executivo do Agronegócio da Sedet, Silvio Carlos.

“Com a recarga do Castanhão, passando para 1 bilhão de metros cúbicos de água, além da transposição do Rio São Francisco, eficiência do uso do insumo, troca de culturas com menor consumo, em breve teremos uma maior participação do setor agropecuário no PIB nos próximos anos”, analisa.

Serviço

3º Seminário Agrosetores
Período: Até 30 de março de 2022
Local: Centro de Eventos do Ceará
Inscrições: CLIQUE AQUI

Leia também | Anvisa propõe fim da exigência de teste para quem ingressar no país por via aérea

Covid-19 Anvisa propõe fim da exigência de teste para quem ingressar no país por via aérea
Compartilhar

Artigos Relacionados

Política: Câmara instala comissão para discutir fim do 6x1

Câmara instala comissão para discutir fim da jornada 6x1 no Brasil | Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

29/04/2026

Política: Câmara instala comissão para discutir fim do 6×1 PEC propõe reduzir jornada sem corte salarial


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Redes Sociais

Alece – Ceará de Valores

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/02/VT-Ceara-de-Valores.mp4

Navegue

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos
Portal Terra da Luz
✕

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Educação Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 26/04/2026

    Maria Lucileide Comentado em Educação: Seminário fortalece educação legislativa na Ibiapaba

  • 26/04/2026

    Maria Lucileide Comentado em Educação: Seminário fortalece educação legislativa na Ibiapaba

  • 25/04/2026

    Alertas globais e pressões internas mexem com a economia mundial, 25 de abril de 2026, Economia – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Negócios: M7 Summit reúne lideranças e debate economia

  • 24/04/2026

    Rafaele Esmeraldo Comentado em Cultura: Musical cearense aborda amor e sofrência atual

  • 23/04/2026

    Conta de luz sobe e atinge 29 milhões no país – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Energia: Conta de luz sobe e atinge 29 milhões no país

  • 17/04/2026

    nano banana 2 Comentado em Digital Como criar apresentações profissionais com IA em minutos

Últimas Notícias

  • Acidente: Ônibus colide com caminhão na CE-040 em Cascavel0
    Acidente: Ônibus colide com caminhão na CE-040 em Cascavel Batida deixou feridos e interditou rodovia
    29/04/2026
  • Meio Ambiente: Dia da Caatinga destaca conservação no Ceará0
    Meio Ambiente: Dia da Caatinga destaca conservação no Ceará Parque Arvorar abriga aves e reforça preservação
    28/04/2026
  • Operação: PF investiga corrupção no Porto do Rio0
    Operação: PF investiga corrupção no Porto do Rio Auditores e analistas são afastados por suspeita de esquema
    28/04/2026
  • Segurança: PF faz operação nacional contra abuso infantil0
    Segurança: PF faz operação nacional contra abuso infantil Ação ocorre em 27 estados e integra investigação internacional
    28/04/2026
  • Fé: CE inaugura santuário da Menina Benigna no Cariri0
    Fé: CE inaugura santuário da Menina Benigna no Cariri Complexo religioso fortalece turismo e devoção na região
    27/04/2026
  • Cultura: Unimed inaugura mural pelos 300 anos de Fortaleza0
    Cultura: Unimed inaugura mural pelos 300 anos de Fortaleza Obra celebra identidade local e reforça vínculo com a cidade
    27/04/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas