logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Feriadão: Bancos permanecerão fechados durante o feriado de Carnaval 2022
Feriadão Bancos permanecerão fechados durante o feriado de Carnaval 2022
18/02/2022
Educação: Nova sede da Escola de Ensino Médio Deputado Manoel Rodrigues é inaugurada em Fortaleza
Educação Escola de Ensino Médio Deputado Manoel Rodrigues é reinaugurada em Fortaleza
18/02/2022
Exibir tudo

Negócios Crise dos apps de transporte levou à migração para o táxi em 2021, revela balanço Na contramão dos concorrentes, o setor teve crescimento de 37% na procura. Expectativa é de que o avanço se consolide neste ano

Negócios: Crise dos apps de transporte levou à migração para o táxi em 2021, revela balanço

Táxis parados fazem fila em frente ao Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro | Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

O ano de 2021 marcou a retomada do protagonismo dos táxis como meio de mobilidade e, para 2022, esta tendência deve se consolidar. Segundo dados do app Vá de Táxi, a demanda pelo meio de transporte cresceu 37% no ano passado. Entre os principais motivos está a crise dos apps de motoristas particulares, com o crescente número de cancelamentos, e a retomada do turismo. Ao todo, o número de usuários da Vá de Táxi cresceu 64%.

A CEO da empresa, Glória Miranda, afirma que o arrefecimento da pandemia de covid-19 contribuiu para a melhora no cenário. “A vacinação diminuiu bastante o percentual de contaminação e de óbitos. Isso encorajou as pessoas a fazerem viagens de lazer e de negócios. Além disso, 2021 marcou a volta de muitos brasileiros ao trabalho presencial. Consequentemente, o segmento de táxis foi beneficiado”, explica.

A expectativa é de que os taxistas sejam ainda mais demandados durante 2022. Porém, ela pondera que o crescimento esperado deve se confirmar a partir do final do primeiro trimestre por conta do aumento dos casos de contaminação por coronavírus, em função da variante ômicron.

Mas o que realmente tem feito a diferença para os táxis é a crise que afeta os aplicativos de transportes. O ano começou com a notícia de que o Procon do Rio de Janeiro multou dois aplicativos conhecidos por causa da má qualidade dos serviços prestados. Usuários reclamam do aumento do tempo de espera e de atitudes como a desistência da viagem por parte de motoristas que resolvem pegar outra corrida considerada mais vantajosa. Em alguns relatos, passageiros tiveram de arcar com taxas de desistência, embora ela tenha partido do motorista.

“Este foi um problema recorrente em 2021 e fez os usuários de Apps retornarem a utilizar os táxis”, lembra Glória.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Mais taxistas na praça

Os cancelamentos são provocados por conta dos altos custos que os motoristas dos aplicativos precisam arcar, o que os fazem priorizar corridas maiores. “De 30% a 40% do que eu ganhava com as corridas ficava para os aplicativos que eu prestava serviço. Quando coloquei na ponta do lápis, vi que não valia a pena, pois ainda precisava pagar o seguro e a manutenção do veículo, sem contar com o desgaste do automóvel, que provocava sua desvalorização”, afirma Luciano Rosa, ex-motorista de aplicativos.

Ele observa que o cenário se tornou ainda mais desafiador com o aumento do preço da gasolina e inflação alta. “Os preços se tornaram proibitivos. Além disso, muitas vezes, peguei passageiros e levei até destinos muito longe e não consegui encontrar ninguém para levar na viagem de volta. Nestes casos, é pagar para trabalhar”, conta ao explicar o motivo de muitos colegas escolherem viagens.

O alto custo pode ser, ainda, um motivo que levou os próprios motoristas a migrarem de serviço. Outro dado revelado pelo balanço da Vá de Táxi diz respeito ao número de taxistas, que cresceu 9% em 2021.

Os aplicativos de mobilidade chegaram ao Brasil por volta de 2014 e conquistaram uma parcela importante dos usuários que, até então, utilizavam o serviço de táxi para se locomover devido ao custo menor e a facilidade de chamar e pagar com o simples manuseio do smartphone. Desde então, os táxis, que exibiam custos mais elevados por serem obrigados a cumprir a legislação, estavam perdendo espaço.

Quando criados, os aplicativos contavam com a vantagem de não terem de arcar com custos trabalhistas. O argumento era não existir vínculo empregatício. Os magistrados concordavam, mas esse entendimento está mudando em consonância com decisões já tomadas em países europeus como Inglaterra e Espanha.

Leia também | Bancos permanecerão fechados durante o feriado de Carnaval 2022

Feriadão Bancos permanecerão fechados durante o feriado de Carnaval 2022
Compartilhar

Artigos Relacionados

Tarifa de 37,5% afetará quase 4 mil produtos do Brasil

Produtos brasileiros destinados à exportação para os Estados Unidos passam a enfrentar novas tarifas comerciais, segundo levantamento da CNI. | Foto: Divulgação/Porto de Santos

25/07/2026

Comércio: Tarifa de 37,5% afetará quase 4 mil produtos do Brasil CNI estima que quase metade das exportações brasileiras aos Estados Unidos ficará sujeita a sobretaxas após nova medida comercial norte-americana


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Mais energia para o Brasil

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/05/WhatsApp-Video-2026-05-15-at-16.56.42-1.mp4
✕

Redes Sociais

Categorias

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Saúde Pública Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 23/07/2026

    BENEDITO BARBOSA DO NASCIMENTO Comentado em Inclusão: Projeto abre oficinas de arte para PCDs e pessoas com TEA

  • 23/07/2026

    BENEDITO BARBOSA DO NASCIMENTO Comentado em Inclusão: Projeto abre oficinas de arte para PCDs e pessoas com TEA

  • 23/07/2026

    BENEDITO BARBOSA DO NASCIMENTO Comentado em Inclusão: Projeto abre oficinas de arte para PCDs e pessoas com TEA

  • 23/07/2026

    BENEDITO BARBOSA DO NASCIMENTO Comentado em Inclusão: Projeto abre oficinas de arte para PCDs e pessoas com TEA

  • 23/07/2026

    Política: Flávio emitiu notas para empresa ligada ao Master – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Política: Flávio emitiu notas para empresa ligada ao Master

  • 21/07/2026

    Férias de Julho: Beach Tennis Infantil para Seu Filho Comentado em Saúde: Excesso de telas nas férias exige atenção dos pais

Últimas Notícias

  • Bolsonaro recorre contra veto a visitas domiciliares0
    Justiça: Bolsonaro recorre contra veto a visitas domiciliares Defesa do ex-presidente pede ao STF a anulação das restrições impostas por Alexandre de Moraes durante o cumprimento da prisão domiciliar
    25/07/2026
  • Saúde: Retatrutida ilegal avança e preocupa Anvisa0
    Saúde: Retatrutida ilegal avança e preocupa Anvisa Substância experimental ainda não tem registro em nenhum país, mas produtos vendidos clandestinamente já movimentam milhões e colocam consumidores em risco
    25/07/2026
  • Ministro dos Portos e Aeroportos visita obras do complexo logístico da Aerotrópolis em Fortaleza Com investimento de R$ 1 bilhão, projeto prevê a criação de até 12 mil empregos diretos no Ceará A Aerotrópolis Empreendimentos S.A. recebeu nesta sexta-feira (24/07) o ministro de Portos e Aeroportos, Tomé Franca, para uma visita técnica às obras do seu novo complexo logístico em Fortaleza. O projeto representa um investimento total de R$ 1 bilhão e foi planejado para expandir a infraestrutura de transporte e distribuição da região. Concebido no modelo de Aeroporto-Cidade, o empreendimento une operações aeroportuárias, logísticas e empresariais em uma área de mais de 630 mil m², ao lado do novo campus do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). A visita ocorreu durante agenda do Ministério de Portos e Aeroportos relacionada ao programa Investe +Aeroportos, iniciativa voltada ao fortalecimento da infraestrutura aeroportuária e à atração de investimentos para o setor no país. Durante a agenda, o ministro conheceu a primeira fase da obra, onde já estão instaladas e em funcionamento a Amazon e a DHL. Para Tomé Franca, empreendimentos como a Aerotrópolis são importantes por integrar diferentes atividades ligadas ao transporte de cargas e à logística. “Iniciativas como esta ampliam a infraestrutura disponível para as operações de transporte e logística. A integração entre atividades aeroportuárias, empresariais e de distribuição tornam a movimentação de cargas mais eficiente, atende às demandas de diferentes setores da economia e ainda gera empregos”, afirmou. Empregos e infraestrutura A construção do complexo está dividida em oito fases. Quando totalmente implantado, o complexo contará com sete galpões logísticos e estruturas de apoio, incluindo o Truck Center, que é um centro de serviços voltado ao suporte modal rodoviário, com estacionamento para veículos destinados à movimentação de cargas, ambulatório, restaurante, loja de conveniência, oficinas, loja de autopeças, lavanderia e espaços administrativos para treinamento, agências e órgãos reguladores. A estimativa é gerar 7,5 mil empregos diretos durante as duas primeiras fases, chegando a 12 mil vagas com a conclusão total do projeto.0
    Educação: Seminário debate alfabetização no Brasil Evento em Fortaleza reúne lideranças educacionais para discutir equidade, aprendizagem, formação docente e políticas públicas
    24/07/2026
  • Decon autua empresas no Terminal de Messejana0
    Fiscalização: Decon autua empresas no Terminal de Messejana Operação Férias identificou irregularidades em empresas de transporte rodoviário relacionadas à informação ao consumidor, acessibilidade e documentação obrigatória
    24/07/2026
  • Defesa Civil reconhece emergência em 17 cidades gaúchas0
    Brasil: Defesa Civil reconhece emergência em 17 cidades gaúchas Portaria publicada no Diário Oficial da União permite que municípios afetados por tempestades e vendavais solicitem recursos federais para assistência e recuperação
    24/07/2026
  • HUWC promove ação gratuita contra câncer de cabeça e pescoço0
    Saúde: HUWC promove ação gratuita contra câncer de cabeça e pescoço Campanha Julho Verde oferece avaliação gratuita em Fortaleza para identificar precocemente sinais da doença e orientar a população sobre fatores de risco
    24/07/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas