Empresas e empreendedores dos setores culturais e criativos do Brasil e de outros países estarão reunidos no megaevento de negócios batizado de Mercado das Indústrias Criativas do Brasil (MICBR), que será realizado pela segunda vez no país, mas em formato virtual este ano. A abertura será na próxima quarta-feira (17/11).
O MICBR foi criado a partir de uma iniciativa conjunta da Secretaria Especial da Cultura, vinculada ao Ministério do Turismo, e da Organização dos Estados Ibero-americanos para Educação, Ciência e Cultura (OEI). O evento se estenderá até o dia 19 deste mês. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site do MICBR.
Segundo o secretário Nacional da Economia Criativa e Diversidade Cultural, Aldo Valentim, o foco do MICBR 2021 é divulgar os empreendedores brasileiros, ou pessoas ligadas à economia criativa e promover o intercâmbio entre o Brasil com os demais países ibero-americanos. Por meio de edital, foram selecionados para participar das rodadas de negócios 115 empreendedores nacionais, que terão contato com programadores, curadores e compradores internacionais. “Essa é a parte do evento focada na internacionalização”, destacou o secretário.
Além disso, o MICBR oferecerá uma série de atividades de formação, como palestras, oficinas, minicursos, destinados ao público em geral e, principalmente, às pessoas ligadas ao setor cultural, com a temática de empreendedorismo, internacionalização, financiamento à cultura, e que contará com a presença de grandes especialistas. São cerca de 30 atividades.
A edição anterior, presencial, ocorreu em 2018, em São Paulo. “Agora, em função da pandemia da covid-19, a gente está fazendo uma edição virtual, em parceria com a OEI, que envolve 22 países da Ibero-América”, disse Valentim. O MICBR 2021 vai reunir também 30 palestrantes e envolver representantes de nove segmentos culturais: audiovisual e animação; design; moda; editorial; jogos eletrônicos; música; museus e patrimônio; artesanato e artes cênicas.
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O MICBR 2021 objetiva a divulgação e a promoção da cultura e das artes do Brasil no exterior, a geração de negócios, a criação de espaços para a troca de contatos profissionais (networking), oportunidades de apresentação de produtos e serviços (pitchings), além de atividades de capacitação para empreendedores, como palestras, seminários, oficinas e clínicas de mentoria. “As atividades são todas gratuitas”, informou Aldo Valentim.
Segundo o secretário, o evento marca o retorno do setor pós-pandemia. “Porque, agora, a gente precisa trabalhar no aquecimento desse mercado, para sair do período dos auxílios emergenciais, da Lei Aldir Blanc, entre outras ações que o governo federal fez, voltadas para o setor de eventos, de entretenimento e audiovisual, que foram dados no ano passado e este ano, e entrar realmente no pós-pandemia. Isto é, estimular a volta dos negócios, das trocas e da promoção comercial dessas atividades artísticas aqui no Brasil e no exterior”.
A cerimônia de abertura no dia 17, às 19h, terá palestras de Raphael Callou, diretor da Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura no Brasil, e de Aldo Valentim, secretário Nacional da Economia Criativa e Diversidade Cultural. Às 20h, haverá apresentação do Grupo Chorando Pitangas, a cargo da diretora de Desenvolvimento Digital da Companhia Real de Shakespeare (RCS, do nome em inglês), Sarah Ellis, com o tema O pós-pandemia e a recuperação da economia criativa na área das artes digitais e da música.
O MICBR se destina a empreendedores culturais; empresas do setor; artistas e criadores; pessoas interessadas na área da cultura; e fornecedores de materiais ou mão de obra.
Por Alana Gandra – Repórter da Agência Brasil – Rio de Janeiro
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