logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Campanha: Fiocruz Ceará monitora resposta imunológica de transplantados e vacinadas contra a covid-19
Campanha Fiocruz Ceará monitora resposta imunológica de transplantados e vacinadas contra a covid-19
27/10/2021
Transporte Integrado: Terminal de Ônibus Aberto oferece novas opções de integração por Bilhete Único em Fortaleza
Transporte Integrado Terminal de Ônibus Aberto oferece novas opções de integração por Bilhete Único em Fortaleza
27/10/2021
Exibir tudo

Reciclagem Industrial CSP atinge nível de excelência ao reciclar 99,3% dos resíduos sólidos da produção do aço no Ceará Investimento em educação e conscientização ambiental, além de equipamentos de última geração contribuem para o resultado

Reciclagem Industrial: CSP atinge nível de excelência ao reciclar 99,3% dos resíduos sólidos da produção do aço no Ceará

Na CSP, os vários resíduos gerados são tratados como coprodutos. Parte é reutilizados no processo produtivo própria empresa e a outra é comercializada para cimenteiras e indústrias de cerâmicas e químicas | Foto: divulgação/Ascom CSP

A Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) atingiu um nível de excelência que é digno de comemoração, especialmente, no quesito preservação do Meio Ambiente. Hoje, 99,3% de todos os resíduos sólidos da produção do aço, na planta industrial cearense, são reciclados (média obtida no ano de 2020).

São duas linhas distintas de investimentos, mas que convergem para o mesmo objetivo da preservação da natureza. A primeira vertente é a do investimento em equipamentos de controle e monitoramento ambiental. Neste quesito, a CSP investiu mais de R$ 1 bilhão ao longo dos anos para chegar ao que é considerado no mercado do aço o “estado da arte” em soluções para proteger o meio ambiente. A siderúrgica cearense é, hoje, a única no Brasil a ter e utilizar o equipamento BSSF (Baosteel’s Slag Short Flow) e, também, uma das únicas a fazer a limpeza de gás de Aciaria a seco.  

Ter bons equipamentos é importante, mas não é suficiente para estar no patamar que a CSP chegou. É preciso desenvolver uma mentalidade permanente de cuidado ambiental. Pra isso, a empresa trabalha fortemente com seus empregados o conceito dos 5 Rs para a eficiência sustentável. São eles:  

  1. REPENSAR a necessidade de consumir; 
  2. RECUSAR o consumo de materiais que geram muito lixo; 
  3. REDUZIR o consumo para evitar desperdícios; 
  4. REUTILIZAR, para evitar o custo com a compra de outro material; 
  5. RECICLAR, transformando o resíduo gerado em matéria-prima para outro processo.  

Com investimento, mentalidade sustentável e o trabalho permanente de conscientização dos funcionários, a reciclagem entrou na Cultura da empresa, é um valor no direcionamento estratégico.  

Os investimentos em pessoal e em equipamentos também geraram conquistas de importantes certificações internacionais de qualidade

Para além do rigor da legislação 

O gerente de Meio Ambiente da CSP, Marcelo Baltazar, detalha o trabalho de sensibilização de toda a empresa para as questões ambientais.

“Constantemente, passamos por auditorias internacionais, somos inspecionados por órgãos públicos e sempre somos tidos como referência em gestão ambiental. A gente fala sempre da tecnologia, mas não podemos esquecer que o equipamento é sempre operado por pessoas. Cada atividade operacional é mapeada e temos o objetivo de fazer dela efetiva, segura e ambientalmente amigável. Quando se começa a pensar no meio ambiente a partir da etapa de planejamento, isso indica que você está conscientizado”, disse Marcelo Baltazar. 

O aço está em inúmeros objetos, é reciclável e conta com tecnologias de ponta para uma produção sustentável. “O aço é a base da nossa economia, e a base da nossa sociedade foi construída em aço e ferro. Temos hoje processos rigorosamente controlados e medidos que garantam impactos mínimos em relação ao meio ambiente. Fazemos reaproveitamento de sucatas e nossos resíduos são reutilizados em processos de outras empresas. Acompanhamos as tendências e tecnologias e estamos sempre nos adequando para um processo de produção sustentável”, complementa Matheus Dutra, analista de Meio Ambiente da CSP.  

A eficácia é resultado do compromisso de cada pessoa, em um trabalho coletivo. Na CSP, esses esforços geram resultados. O produto CSP já conquistou as certificações de Qualidade (ISO 9001), Meio Ambiente (ISO 14001) e de Alta Tecnologia (International Automotive Task – IATF, Maxion Wheels, Siemens Gamesa, Caterpillar e Scania).  

O equipamento BSSF da CSP reduz o tempo de beneficiamento da escória de meses para minutos, gerando ganhos ao meio ambiente.  

Leia também | Governo do Ceará assina acordo de 2 bi de dólares em investimento na produção de Hidrogênio Verde

No Brasil, só tem na CSP 

A CSP tem soluções únicas no Brasil para o tratamento de coprodutos, como o BSSF – Baosteel’s Slag Short Flow, que granula a escória de Aciaria e abre novas aplicações para o material. Esse equipamento reduz o tempo de beneficiamento da escória de meses para minutos, um grande ganho ao meio ambiente.  

Além disso, possui o diferencial de contar com um sistema de limpeza a seco dos gases de Aciaria, promovendo a redução do consumo de água. Tudo isso faz com que a CSP obtenha 99,93 (média de 2020) de reciclagem dos seus resíduos sólidos, 98,5% de recirculação de água e a produção de energia para consumo próprio e para venda ao Sistema Interligado Nacional (SIN).  

Os resíduos não são tratados como lixo, mas como coprodutos e são aproveitados na própria CSP ou são revendidos para outras empresas

Resíduos que geram dinheiro  

No processo de produção do aço são gerados vários resíduos: a escória de Alto-forno, sucata, lama e ferro-gusa solidificado. Mas esses materiais não são tratados como lixo, são coprodutos. Eles são reutilizados no processo produtivo da CSP, evitando a compra de mais matérias-primas ou são comercializados para cimenteiras e indústrias de cerâmicas e químicas.  

Um exemplo é a lama gerada no Alto-forno que, aplicada na produção de tijolos, melhora a resistência e diminui o tempo de forno na produção do tijolo. “A principal vantagem do processo na CSP é que ele é eficiente na produção, onde já cumpro a primeira etapa de não gerar resíduos de forma desnecessária. Com as melhores tecnologias, nós temos esse padrão de desempenho. A segunda etapa é ter parceiros com interesse em dar novas aplicações a esses coprodutos”, explica Marcelo Baltazar.  

Leia também | Faculdade CDL oferta curso personalizado com foco na realidade e necessidades das empresas

Compartilhar

Artigos Relacionados

Futebol: Brasil é cabeça de chave do Grupo C da Copa do Mundo de 2026 e enfrentará Marrocos, Haiti e Escócia

Evento realizado em Washington organizou as 48 seleções em 12 grupos | Foto: reprodução

05/12/2025

Futebol: Brasil é cabeça de chave do Grupo C da Copa do Mundo de 2026 e enfrentará Marrocos, Haiti e Escócia Seleção brasileira busca o hexa e estreia contra Marrocos; veja análise completa dos adversários do Grupo C


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Redes Sociais

Siga o Portal Terra da Luz

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2025/11/WhatsApp-Video-2025-11-12-at-10.08.45.mp4

Slide Slide

Parceiros

Slide Slide Slide Slide Slide

Navegue

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Destinos Turísticos
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
Portal Terra da Luz
✕

Tags

Alexandre de Moraes Banco Central Brasil Camilo Santana Ceará Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Economia Educação Esporte Estados Unidos evento Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Inscrições Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Ministério da Saúde Música Negócios Operação pandemia Pesquisa Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Projeto Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança STF sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 05/12/2025

    Alteração Da Meta Fiscal Para Aliviar Correios - VN Comentado em Política: Congresso aprova texto-base da LDO 2026 com exceção de R$ 10 bilhões para estatais

  • 05/12/2025

    Mega-Sena 2947 acumula e prêmio vai a R$ 12 milhões, 5 de dezembro de 2025, Mega-Sena - Meus Conteúdos Comentado em Loteria: Mega-Sena acumula e prêmio principal sobe para R$ 12 milhões

  • 05/12/2025

    João Fonseca x Carlos Alcaraz e mais: programação do Miami Invitational, 5 de dezembro de 2025, João Fonseca - Meus Conteúdos Comentado em Digital: João Fonseca lidera buscas no Google Brasil e supera Trump após temporada histórica no tênis

  • 05/12/2025

    Brasileirão 2025: veja os resultados dessa semana pela 37ª rodada, 5 de dezembro de 2025, Brasileirão - Meus Conteúdos Comentado em Futebol: Brasileirão 2025: veja quais clubes chegam à 38ª rodada sem mais objetivos na competição

  • 05/12/2025

    news-1764931726941-1298 – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Investigação: Operação Falso Mercúrio bloqueia até R$ 6 bilhões do crime organizado em São Paulo

  • 04/12/2025

    berita kampus Comentado em Tecnologia: Fortaleza se consolida como hub digital e recebe relógio atômico de césio no datacenter da Etice

Últimas Notícias

  • Futebol: Brasil é cabeça de chave do Grupo C da Copa do Mundo de 2026 e enfrentará Marrocos, Haiti e Escócia0
    Futebol: Brasil é cabeça de chave do Grupo C da Copa do Mundo de 2026 e enfrentará Marrocos, Haiti e Escócia Seleção brasileira busca o hexa e estreia contra Marrocos; veja análise completa dos adversários do Grupo C
    05/12/2025
  • Justiça: STF condena cinco PMs do Distrito Federal a 16 anos de prisão por omissão nos atos golpistas de 8 de janeiro0
    Justiça: STF condena cinco PMs do Distrito Federal a 16 anos de prisão por omissão nos atos golpistas de 8 de janeiro Decisão unânime da Primeira Turma reconhece falhas graves na contenção dos ataques aos Três Poderes
    05/12/2025
  • Internacional: Escândalo de apostas provoca onda de prisões e expõe crise no futebol turco0
    Internacional: Escândalo de apostas provoca onda de prisões e expõe crise no futebol turco Jogadores de grandes clubes, árbitros e dirigentes estão entre os detidos em operação que mira corrupção e manipulação de resultados
    05/12/2025
  • STF marca para fevereiro de 2026 o julgamento do caso Marielle Franco0
    Justiça: STF marca para fevereiro de 2026 o julgamento do caso Marielle Franco Primeira Turma analisará, nos dias 24 e 25 de fevereiro, processo que aponta mandantes e operadores do assassinato da vereadora e de Anderson Gomes
    05/12/2025
  • Fortaleza realiza “Futebol Delas Contra a Violência” para reforçar combate à violência contra as mulheres0
    Mobilização: Fortaleza realiza “Futebol Delas Contra a Violência” para reforçar combate à violência contra as mulheres Ação integra a campanha dos 21 Dias de Ativismo e reúne times femininos da Guarda Municipal e da Polícia Militar em partida simbólica no próximo dia 8
    05/12/2025
  • Brasileirão 2025: veja quais clubes chegam à 38ª rodada sem mais objetivos na competição1
    Futebol: Brasileirão 2025: veja quais clubes chegam à 38ª rodada sem mais objetivos na competição Com título já decidido, última rodada terá foco na luta contra o rebaixamento e vaga final na Libertadores
    05/12/2025
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas