logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Turismo: Anvisa define protocolos sanitários para retomada das viagens em navios de cruzeiro
Turismo Navios de cruzeiros estão autorizados a retomar atividades na costa brasileira
02/10/2021
Expo 2020: Projetos arquitetônicos são atração na Exposição Mundial realizada em Dubai
Expo 2020 Projetos arquitetônicos são atração na Exposição Mundial realizada em Dubai
03/10/2021
Exibir tudo

Missão Espacial Sonda BepiColombo envia primeiras fotos de Mercúrio, o planeta mais próximo do sol Controladores planejam mais cinco sobrevoos ao menor planeta do Sistema Solar até o final do ano de 2025

Missão Espacial: Sonda BepiColombo envia primeira foto de Mercúrio, o planeta mais próximo do sol

As fotos, em baixa resolução e em preto e branco, já foram suficiente para detectar algumas características da superfície do planeta vermelho | Foto: BepiColombo

A sonda espacial BepiColombo enviou as primeiras imagens de Mercúrio, o planeta mais perto do sol, nesse sábado (2/10). A primeira foto foi registrada às 19h34, pela câmera 2, durante um sobrevoo ao redor do pequeno planeta, o menor do Sistema Solar, a uma altitude de apenas 200 quilômetros. Há também registros feitos pela câmera 3 da sonda. Ainda são fotos simples, em baixa resolução, em preto e branco, tiradas por câmeras de monitoramento, ou de engenharia, na lateral da sonda. É como se fossem “câmeras de selfie”, mas boas o suficiente para já detectar algumas características da superfície do planeta vermelho.

A sonda BepiColombo foi construída por duas agências espaciais. A primeira parte foi desenvolvida pela Agência Espacial Europeia (ESA) e a segunda pela Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (Jaxa). A forma como os dois componentes foram montados para a viagem à Mercúrio não permite, por enquanto, que as câmeras fotográficas principais, de alta resolução e científicas, operem. Elas só devem ficar prontas para utilização quando os controladores conseguirem reduzir a velocidade da espaçonave usando, inclusive, a força da gravidade de Mercúrio para que a sonda assuma uma órbita estável ao redor do planeta.

A expectativa é de que a ESA libere novas imagens ao longo dos primeiros dias de outubro. Na segunda-feira (4/10), é provável que a agência europeia tenha imagens suficientes para fazer um pequeno vídeo.

Primeiros registros do planeta de Mercúrio feitos pelas câmeras de monitoramento #2 e #3 da sonda BepiColombo | Fotos: divulgação

Missão Espacial

Apenas com apenas alguns dos instrumentos ligados, a BepiColombo já conseguiu detectar fenômenos como campos magnéticos e partículas que serão analisadas aqui na Terra pelos pesquisadores do projeto. Suzie Imber, pesquisadora da Universidade de Leicester, no Reino Unido, disse que “o objetivo do sobrevoo atual, e dos outros que serão realizados, é nos ajudar a mudar a trajetória [da espaçonave] e diminuir a velocidade.”

Para os cientistas por trás do Espectrômetro de Raios-X Mercury Imaging, ou MIXS na sigla em inglês, do Reino Unido, essa foi uma oportunidade de entender melhor o desempenho dos instrumentos embarcados na espaçonave. Os detectores do MIXS captaram um ruído geral de partículas energéticas conhecidas como raios cósmicos. “À medida que nos aproximamos muito de Mercúrio e parte do céu está bloqueado pelo planeta, devemos ter uma queda em parte desse ruído que recebemos, e isso nos ajudará a identificar melhor o que são esses raios cósmicos galácticos que detectamos”, explicou Imber.

O exercício irá garantir que a equipe da missão obtenha o máximo do MIXS quando, eventualmente, começar a observar o planeta no final da década. “Eventualmente, até dezembro de 2025, tanto a espaçonave quanto Mercúrio estarão no mesmo lugar e na mesma direção. A partir daí, finalmente, poderemos separar nossa espaçonave em duas partes e entrar em órbita”, disse a cientista que integra a missão.

Os pesquisadores analisam que o primeiro sobrevoo da BepiColombo colocaou a sonda em uma ressonância de 2-3 com Mercúrio. Traduzindo, isso significa que Mercúrio dará três voltas em torno do Sol, enquanto a Bepi dará duas. Importante lembrar que devido à proximidade maior em relação ao sol, um ano de Mercúrio, ou o tempo que ele leva para dar uma volta completa em torno do Sol, é o equivalente a 88 dias na Terra.

O próximo sobrevoo, marcado para junho do ano que vem, vai desacelerar a velocidade da espaçonave para que ela numa ressonância de 3-4: a Bepi vai completar três voltas ao redor do Sol, enquanto Mercúrio fará essa trajetória quatro vezes. Os demais sobrevoos, que ocorrerão em junho de 2023, setembro de 2024, dezembro de 2024 e janeiro de 2025, devem colocar a Bepi finalmente na mesma ressonância de Mercúrio. Assim, será possível iniciar as operações científicas completas a partir de 2026.

O que se busca em Mercúrio?

As duas estruturas da espaçonave desenvolvidas por europeus e japoneses vão se separar quando entrarem na órbita de Mercúrio para desempenhar funções diferentes.

O Mercury Planetary Orbiter (MPO), da Europa, foi projetado para mapear o terreno de Mercúrio, gerar perfis de altura da superfície, coletar dados sobre a estrutura e a composição do planeta e detectar o que há no interior dele. Já o Mercury Magnetospheric Orbiter (MMO), do Japão, tem como prioridade o estudo do campo magnético de Mercúrio. O comportamento do campo e a interação com o “vento solar”, que interage com a atmosfera de Mercúrio, lançando átomos em uma cauda que se estende pelo espaço, e a massa ondulante de partículas que fluem do Sol estão entre os objetivos da missão japonesa.

Espera-se que as observações paralelas dos satélites possam finalmente resolver os muitos quebra-cabeças sobre o planeta vermelho. Uma das principais questões diz respeito ao núcleo de ferro superdimensionado, que representa 60% da massa de Mercúrio. A ciência ainda não consegue explicar os motivos que fazem este planeta ter apenas uma fina camada rochosa.

“Quando entrarmos em órbita, começaremos a estudar o campo magnético e a superfície de Mercúrio, que alcança temperaturas de até 450 °C (o equivalente a um forno de pizza), e ainda tem água na superfície em alguns lugares”, contou Mark McCaughrean, consultor sênior da ESA para ciência e exploração, à BBC News.

“Mercúrio possui um enorme núcleo de metal. Ele é muito mais denso do que o esperado para o seu tamanho. Nós simplesmente não entendemos como esse planeta ficou do jeito que é. Existem enormes mistérios sobre a origem dele e é isso que a BepiColombo pretende estudar”, completa o pesquisador.

O MPO, da Europa, foi montado em grande parte no Reino Unido, pela empresa Airbus.

Com informações da BBC News

Leia também | Navios de cruzeiros estão autorizados a retomar atividades na costa brasileira

Compartilhar

Artigos Relacionados

Clima: Ciclone-bomba perde força no fim de semana

Bom Jardim da Serra, em Santa Catarina | Foto: Mycchel Legnaghi

08/08/2026

Clima: Ciclone-bomba perde força no fim de semana Inmet prevê redução dos efeitos do fenômeno, mas alerta para geadas no Sul, tempestades e vendavais no Sudeste


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Parceiro externo:
Apostas Copa do Mundo

Mais energia para o Brasil

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/05/WhatsApp-Video-2026-05-15-at-16.56.42-1.mp4
✕

Redes Sociais

Categorias

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Saúde Pública Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 07/08/2026

    Pais inspiram hábitos saudáveis desde a infância - Portuguese.HCNTimes.com Comentado em Saúde: Pais inspiram hábitos saudáveis para os filhos

  • 07/08/2026

    Justiça: PF indicia 16 por tragédia com avião da Voepass – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Justiça: PF indicia 16 por tragédia com avião da Voepass

  • 06/08/2026

    BENEDITO BARBOSA DO NASCENTO Comentado em Oportunidade: ArcelorMittal abre edital com até R$ 100 mil

  • 06/08/2026

    Instituto Percorre abre inscrições para cursos gratuitos de ESG e análise de dados em São Paulo - Ingesto Comentado em Oportunidade: ArcelorMittal abre edital com até R$ 100 mil

  • 05/08/2026

    Os editais com inscrições abertas para agosto - Lima&Reis - Sociedade de Advogados Comentado em Oportunidade: ArcelorMittal abre edital com até R$ 100 mil

  • 04/08/2026

    Confira editais com inscrições abertas para Agosto - S&C Comentado em Oportunidade: ArcelorMittal abre edital com até R$ 100 mil

Últimas Notícias

  • Clima: Ciclone-bomba perde força no fim de semana0
    Clima: Ciclone-bomba perde força no fim de semana Inmet prevê redução dos efeitos do fenômeno, mas alerta para geadas no Sul, tempestades e vendavais no Sudeste
    08/08/2026
  • Educação: Saeb recupera nível pré-pandemia0
    Educação: Saeb recupera nível pré-pandemia Resultados de 2025 mostram avanço em língua portuguesa e matemática, mas ensino médio ainda preocupa, especialmente em matemática
    07/08/2026
  • Saúde: Ministério reforça vacinação infantil0
    Saúde: Ministério reforça vacinação infantil Campanha de Multivacinação segue até 1º de setembro, com Dia D em 22 de agosto e oferta de 20 imunizantes
    07/08/2026
  • Pais inspiram hábitos saudáveis para os filhos1
    Saúde: Pais inspiram hábitos saudáveis para os filhos Especialista destaca que o exemplo dentro de casa influencia escolhas relacionadas à alimentação, atividade física e bem-estar ao longo da vida
    07/08/2026
  • Surto reforça importância do diagnóstico rápido0
    Saúde: Surto reforça importância do diagnóstico rápido Especialistas destacam que tecnologias de diagnóstico sindrômico podem acelerar a identificação da ciclosporíase e contribuir para o controle de surtos alimentares
    07/08/2026
  • Mundo: Seca na Europa expõe vestígios da guerra0
    Mundo: Seca na Europa expõe vestígios da guerra Baixa recorde nos rios compromete rotas comerciais, revela navios nazistas, bomba da Segunda Guerra e vestígios históricos
    07/08/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas