logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Leis que instituem Chancela de Paisagem e Cultura Alimentar do Ceará são sancionadas
Cultura Leis que instituem Chancela de Paisagem e Cultura Alimentar do Ceará são sancionadas
06/08/2021
Pandemia: Mais agressiva, cepa Gama pode ser contida com lockdown e vacinação
Pandemia Mais agressiva, cepa Gama pode ser contida com lockdown e vacinação
07/08/2021
Exibir tudo

Memória Corpo de Bombeiros do Ceará terá museu

Memória: Corpo de Bombeiros do Ceará terá museu

Durante a solenidade, uma cápsula do tempo com cartas de autoridades e militares foi enterrada para ser aberta em 2051 | Foto: Paulo Victor Barbosa/CBMCE

Pedra fundamental do museu da instituição foi lançada no aniversário de 96 anos da corporação militar

Trinta anos. Essa é a quantidade de tempo que separa esta sexta-feira (6) até o ano de 2051, ano escolhido para a abertura da cápsula do tempo enterrada na manhã de hoje pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE). O momento também marcou o lançamento da pedra fundamental do museu da corporação, que será instalado no histórico Quartel Central no bairro Jacarecanga, em Fortaleza. A solenidade integrou o cronograma de atividades em alusão ao aniversário de 96 anos do CBMCE.

Com a presença de gestores, autoridades e convidados, o ato foi um momento de emoção, no Quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros, o conhecido “Casarão Vermelho”. Participaram do evento o secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Sandro Caron; a presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, Maria Nailde Nogueira; o coronel comandante geral do CBMCE, Ronaldo Roque; o secretário da Cultura do Estado do Ceará (Secult), Fabiano dos Santos Piúba, além de outras autoridades.

“É um braço importantíssimo da Segurança Pública, uma instituição que é um exemplo de excelência, de defesa da sociedade cearense, que tem como lema: ‘vidas alheias e riquezas salvar’. Ela tem a missão que é a mais nobre, que é salvar vidas”, destacou Sandro Caron.

O mais antigo bombeiro militar da corporação

Um dos momentos marcantes da solenidade foi a chegada do 2° tenente da reserva do Corpo de Bombeiros, Raimundo Rodrigues, a bordo de um automóvel modelo Jeep do ano de 1951. Veículo este que deverá integrar o Museu do Corpo de Bombeiros.

O oficial, que atualmente está com 90 anos, percorreu uma carreira de 35 anos que marcou uma trajetória por todos os quadros de graduações militares, até alcançar o posto de oficial no decorrer dos anos 1970.

O tenente levou a bandeira da corporação e entregou nas mãos do coronel comandante geral, Ronaldo Roque. A ação simbolizou a saída do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará da sede do quartel do Comando do Corpo de Segurança Pública (atual sede do 5° Batalhão da Polícia Militar), instituição a qual o CBMCE estava vinculado, entre os anos de 1933 e 1934.

“Olha, a emoção é muito grande.  Eu fui incluído nessa corporação quando era só um ‘quartelzinho’ bem simples”, relembra o oficial. Ele aproveita para descrever o momento: “É um momento que me deixou altamente lisonjeado pelos meus companheiros. Eu me senti muito emocionado com essa homenagem, com essa bandeira entregue ao comandante geral, símbolo do Corpo de Bombeiros”, revela emocionado.

De pai para filho

No Jeep que levou o tenente Rodrigues até o local, o filho do oficial, o coronel da reserva do CBMCE, Silvio Tavares, fala com orgulho da carreira militar inspirada no pai e comenta sobre algumas curiosidades em torno de sua história.

“Eu sou feliz porque meu pai passou 35 anos aqui e eu nasci no dia 2 de julho, Dia Nacional do Bombeiro Militar, e às 5 horas da manhã, que é a nossa alvorada militar, ou seja, o horário que todos os bombeiros militares despertam (no período matinal) para ficarem de sobreaviso caso ocorra alguma ocorrência na cidade”, revelou.

Para o Dia dos Pais, ele deixou uma mensagem e reforçou mais uma vez a alegria de ter sido homenageado junto de seu pai. “Estou muito satisfeito por ter sido homenageado junto ao meu pai, que está aqui ainda vivo. Espero que o Dia dos Pais seja muito feliz para todas as pessoas e para todos os bombeiros militares”, disse.

Viagem no tempo

A cápsula do tempo, que será aberta em 2051, foi conduzida por uma comitiva composta por um coronel e um tenente, e por um subtenente e um soldado, o que representaram o primeiro e o último posto da carreira de oficial e a graduação de praças, respectivamente. Já nas mãos do coronel comandante geral, Ronaldo Roque, a peça cilíndrica feita de inox teve a data do selamento e de abertura no futuro gravada em seu corpo.

A peça foi colocada em um receptáculo de concreto localizado a um metro de profundidade, na fachada oeste do “Casarão Vermelho”, e terá sua demarcação feita por um monolito em mármore branca. Em seu interior, há cartas redigidas pelo governador Camilo Santana e por outras autoridades e militares, além de dados importantes como o relatório completo da atuação do CBMCE no desabamento do Edifício Andrea, em Fortaleza. Ao som de uma música composta pelo artista Waldonys, a cápsula do tempo foi colocada na cavidade para ser aberta daqui a 30 anos.

O comandante geral do CBMCE ressaltou a honra de ser comandante da corporação nesse momento. “Participar de uma celebração de 96 anos é memorável. Participar dessa celebração do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará é uma grande honra. No momento, tenho a grata satisfação de ser comandante geral e participar desse momento”, destacou Ronaldo Roque.

Museu do Corpo de Bombeiros

O Museu do Corpo de Bombeiros será instalado no Casarão Vermelho, um prédio histórico e tombado pela Secretaria Municipal de Cultura de Fortaleza (Secultfor), atual sede do Comando Geral do CBMCE. Em breve, a sede da corporação será transferida para o Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), local que abrigará quatro das seis vinculadas da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) do Estado do Ceará.

Leia também | Brasil sobre Trilhos: Destinos imperdíveis para descobrir o turismo ferroviário

Compartilhar

Artigos Relacionados

Espaço: Nasa tenta salvar observatório em órbita

Missão robótica inédita tenta elevar a órbita do Observatório Swift, da Nasa, para evitar sua queda na Terra | Foto: ilustração retrata a espaçonave do Observatório Neil Gehrels Swift em órbita baixa da Terra

05/07/2026

Espaço: Nasa tenta salvar observatório em órbita Missão robótica comercial busca capturar e elevar o Observatório Swift para evitar queda na Terra


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Mais energia para o Brasil

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/05/WhatsApp-Video-2026-05-15-at-16.56.42-1.mp4
✕

Redes Sociais

Categorias

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Saúde Pública Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 03/07/2026

    Bingo Plus Brasil Comentado em Futebol: Sorteio da Copa do Mundo 2026: Brasil só saberá ordem dos jogos no sábado; veja como funciona

  • 01/07/2026

    Consumidor: Decon multa aéreas e empresas de turismo em R$ 1,4 milhão – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Consumidor: Decon multa aéreas e empresas de turismo em R$ 1,4 milhão

  • 01/07/2026

    Polícia: Operação mira facções e advogados no Ceará – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Saúde: Caucaia terá unidade oncológica em parceria com ICC

  • 30/06/2026

    Polícia: Operação mira facções e advogados no Ceará – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Polícia: Operação mira facções e advogados no Ceará

  • 30/06/2026

    BingoPlus Brasil Comentado em Futebol: Sorteio da Copa do Mundo 2026: Brasil só saberá ordem dos jogos no sábado; veja como funciona

  • 29/06/2026

    Clima: Europa registra calor extremo e mais de 1,3 mil mortes – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Clima: Europa registra calor extremo e mais de 1,3 mil mortes

Últimas Notícias

  • Espaço: Nasa tenta salvar observatório em órbita0
    Espaço: Nasa tenta salvar observatório em órbita Missão robótica comercial busca capturar e elevar o Observatório Swift para evitar queda na Terra
    05/07/2026
  • Política: Vozes Mulheres reúne lideranças no Ceará0
    Política: Vozes Mulheres reúne lideranças no Ceará Encontro em Fortaleza debateu representatividade feminina, políticas públicas, cultura e participação das mulheres nos espaços de decisão
    04/07/2026
  • Eleições: Defeso eleitoral impõe restrições hoje0
    Eleições: Defeso eleitoral impõe restrições hoje Período de três meses antes do pleito limita publicidade institucional, inaugurações, nomeações e repasses públicos
    04/07/2026
  • Justiça: Moraes mantém Bolsonaro em casa0
    Justiça: Moraes mantém Bolsonaro em casa Ex-presidente continuará em prisão domiciliar, com tornozeleira eletrônica, restrição de visitas e proibição de usar redes sociais
    04/07/2026
  • De Assis Diniz lança pré-candidatura em plenária0
    Política: De Assis Diniz lança pré-candidatura em plenária Deputado estadual promoverá encontro em Fortaleza com lideranças de mais de 150 municípios para marcar início da pré-campanha
    03/07/2026
  • PF prende alvo por elo com PCC; empresário é procurado0
    Polícia: PF prende alvo por elo com PCC; empresário é procurado Operação Exchange já prendeu sete investigados e apura esquema de lavagem de dinheiro ligado ao tráfico internacional de drogas
    03/07/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas