logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Meio Ambiente: Cientista brasileira do SeaWorld tem projeto de pesquisa com tubarões brancos
Meio Ambiente Cientista brasileira do SeaWorld tem projeto de pesquisa com tubarões brancos
27/08/2022
Catolicismo: Papa Francisco empossa 20 novos cardeais
Catolicismo Papa Francisco empossa 20 novos cardeais
27/08/2022
Exibir tudo

Tragédia Delegado federal morre combatendo crimes ambientais em Mato Grosso Roberto Moreira da Silva Filho foi atingido por tiro durante abordagem a um caminhão carregado com madeira que deixava uma reserva indígena

Tragédia: Delegado federal morre combatendo crimes ambientais em Mato Grosso

Natural de Brasília, Roberto Moreira da Silva Filho estava à frente da Delegacia de Repressão a Crimes contra o Meio Ambiente e Patrimônio Histórico, da Superintendência da PF em Mato Grosso, desde setembro do ano passado | Foto: divulgação/Polícia Federal

Um delegado federal morreu durante uma operação policial contra a extração ilegal de madeira em áreas indígenas do Mato Grosso. Segundo a assessoria da Polícia Federal (PF), Roberto Moreira da Silva Filho, de 35 anos, foi atingido por um tiro ao abordar um caminhão carregado com madeira que deixava a Terra Indígena Aripuaña, no noroeste do Estado.

Ainda de acordo com a corporação, agentes que participavam da chamada Operação Onipresente deram ordem para que o motorista do caminhão parasse, mas ele jogou o veículo na direção dos policiais a fim de tentar escapar. Os policiais então dispararam contra o caminhão. A suspeita é que um dos projéteis ricocheteou ao atingir a lataria e acertou o delegado. O fato, que está sendo apurado, ocorreu entre o fim da noite desta sexta-feira (26/08) e a madrugada deste sábado (27/08).

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Natural de Brasília, Roberto Moreira da Silva Filho estava à frente da Delegacia de Repressão a Crimes contra o Meio Ambiente e Patrimônio Histórico, da Superintendência da PF em Mato Grosso, desde setembro do ano passado. Antes de assumir o cargo, participou de várias operações ambientais no Estado. Ainda segundo a assessoria, ele foi responsável por inúmeras ações que resultaram em prisões em flagrante, apreensão de madeira ilegal e destruição de veículos e equipamentos usados em práticas delituosas.

O ministro da Justiça, Anderson Torres, se solidarizou com parentes e amigos do delegado, lamentando sua morte. “É com imenso pesar que recebi a notícia do falecimento do delegado da Polícia Federal Roberto Moreira da Silva Filho, baleado durante uma operação, no Mato Grosso. Meus sentimentos aos familiares e amigos”, escreveu em sua conta no Twitter, classificando a morte de Silva Filho como “uma grande perda para a nossa PF”.

Leia também | Cientista brasileira do SeaWorld tem projeto de pesquisa com tubarões brancos

A operação

Realizada em conjunto com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a Operação Onipresente integra o programa federal Guardiões do Bioma. De acordo com a PF, as ações deflagradas no norte e noroeste do Mato Grosso buscam impedir diversos crimes ambientais, principalmente a extração ilegal de madeira e o desmatamento, e reunir provas para identificar e punir criminosos.

Há anos, a região é alvo da cobiça de madeireiros atraídos principalmente pelo ipê. Em 2018, servidores do Ibama, da Fundação Nacional do Índio (Funai) e da Polícia Civil de Mato Grosso apreenderam 13 caminhões, três pás carregadeiras, quatro tratores adaptados para a retirada de árvores, dois tratores de esteira, dois reboques florestais, oito motos, 12 motosserras, uma caminhonete e seis armas de fogo durante uma única operação conjunta. Vinte e duas pessoas foram identificadas por envolvimento com ilícitos ambientais e por tentarem obstruir as vias e impedir a apreensão dos equipamentos – o que levou os agentes a destruir a maior parte dos bens apreendidos no próprio local.

Recentemente, a PF estimou que ao menos dez caminhões deixam a Terra Indígena Aripuaña diariamente, carregados ilegalmente com toras de madeira de alto valor comercial – o que motivou a corporação a anunciar, em julho, que intensificaria suas ações.

Por Alex Rodrigues – Repórter da Agência Brasil – Brasília

Leia também | Ministro do TSE manda remover áudio falso de Aldo Rebelo contra Lula

Eleições 2022 Ministro do TSE manda remover áudio falso de Aldo Rebelo contra Lula
Compartilhar

Artigos Relacionados

Irã propõe acordo e reacende tensão global

Tensão no Oriente Médio impacta mercados globais após nova proposta de negociação do Irã. Foto|Anadolu Agency/Reuters

01/05/2026

Conflito:Irã propõe acordo e reacende tensão global Negociação surge em meio a crise no petróleo e bloqueio naval


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Redes Sociais

Alece – Ceará de Valores

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/02/VT-Ceara-de-Valores.mp4

Navegue

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos
Portal Terra da Luz
✕

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Educação Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 26/04/2026

    Maria Lucileide Comentado em Educação: Seminário fortalece educação legislativa na Ibiapaba

  • 26/04/2026

    Maria Lucileide Comentado em Educação: Seminário fortalece educação legislativa na Ibiapaba

  • 25/04/2026

    Alertas globais e pressões internas mexem com a economia mundial, 25 de abril de 2026, Economia – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Negócios: M7 Summit reúne lideranças e debate economia

  • 24/04/2026

    Rafaele Esmeraldo Comentado em Cultura: Musical cearense aborda amor e sofrência atual

  • 23/04/2026

    Conta de luz sobe e atinge 29 milhões no país – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Energia: Conta de luz sobe e atinge 29 milhões no país

  • 17/04/2026

    nano banana 2 Comentado em Digital Como criar apresentações profissionais com IA em minutos

Últimas Notícias

  • Irã propõe acordo e reacende tensão global0
    Conflito:Irã propõe acordo e reacende tensão global Negociação surge em meio a crise no petróleo e bloqueio naval
    01/05/2026
  • Política: Deputado critica Congresso e defende Lula0
    Política: Deputado critica Congresso e defende Lula De Assis Diniz comenta derrotas e cenário eleitoral
    01/05/2026
  • Saúde: Bolsonaro é internado para cirurgia no ombro0
    Saúde: Bolsonaro é internado para cirurgia no ombro Ex-presidente passará por procedimento autorizado pelo STF
    01/05/2026
  • Política: Oposição pressiona Lula após derrotas no Congresso0
    Política: Oposição pressiona Lula após derrotas no Congresso Governo aposta em agenda social e fim da escala 6x1
    01/05/2026
  • Política: Congresso derruba veto e muda regras penais0
    Política: Congresso derruba veto e muda regras penais Texto da dosimetria segue para promulgação
    30/04/2026
  • Política: Alece aprova uso de receitas para segurança0
    Política: Alece aprova uso de receitas para segurança Projeto destina valores de veículos apreendidos ao fundo estadual
    30/04/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas