logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Cultura: Alece aprova plano de acessibilidade
Cultura: Alece aprova plano de acessibilidade
28/05/2026
Saúde: Acupuntura alia tradição e ciência
Saúde: Acupuntura alia tradição e ciência
28/05/2026
Exibir tudo

Segurança: EUA classificam PCC e CV como terroristas Departamento de Estado afirma que facções brasileiras estão entre as mais violentas do País; inclusão formal em lista estrangeira deve ocorrer em 5 de junho

Segurança: EUA classificam PCC e CV como terroristas

Rubio cochicha para Trump | Foto: Reuters

28 de maio de 2026 – O Departamento de Estado dos Estados Unidos anunciou, nesta quinta-feira (28/05), que vai classificar as facções brasileiras Primeiro Comando da Capital (PCC) e Comando Vermelho (CV) como organizações terroristas. A medida foi divulgada pelo governo norte-americano e inclui as duas organizações em categorias de sanção e combate ao terrorismo internacional.

Segundo o comunicado, PCC e Comando Vermelho serão designados como “Terroristas Globais Especialmente Designados” e também como “Organizações Terroristas Estrangeiras”. A primeira classificação tem efeito imediato, enquanto a inclusão na lista de organizações terroristas estrangeiras deve ocorrer em 5 de junho, após notificação formal ao Congresso dos Estados Unidos.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Governo americano cita violência das facções

Ao anunciar a decisão, o governo dos Estados Unidos afirmou que PCC e CV estão entre as organizações criminosas mais violentas do Brasil. O Departamento de Estado também declarou que os grupos comandam milhares de integrantes e são responsáveis por ataques contra policiais, autoridades públicas e civis.

Em publicação nas redes sociais, o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, afirmou que a atuação das facções ultrapassa as fronteiras brasileiras e chega a outros países da região e aos Estados Unidos.

“O governo Trump continuará usando todas as ferramentas disponíveis para proteger nossos interesses de segurança nacional e cortar financiamento e recursos de narcoterroristas”, escreveu Rubio.

A decisão foi anunciada um dia após o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) se reunir com Marco Rubio. Segundo o parlamentar, o secretário de Estado se mostrou favorável à classificação das facções brasileiras como organizações terroristas. Flávio Bolsonaro também afirmou ter tratado do assunto com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, durante reunião na Casa Branca.

Medida pode gerar sanções e bloqueios

Apesar de frequentemente serem aplicadas às mesmas organizações, as duas classificações anunciadas pelos Estados Unidos têm funções diferentes. A designação como Organização Terrorista Estrangeira cria base legal para investigações e processos criminais ligados ao grupo em território norte-americano.

Já a classificação como Terrorista Global Especialmente Designado tem foco principalmente financeiro. Na prática, ela permite a aplicação de sanções econômicas, bloqueio de bens e restrições contra integrantes, apoiadores e eventuais financiadores das facções.

Com a medida, passa a ser crime nos Estados Unidos fornecer apoio material aos grupos, como dinheiro, treinamento, armas ou serviços. Integrantes também podem ter vistos negados, ativos bloqueados e transações proibidas.

Governo brasileiro tentava evitar decisão

Nos bastidores, o governo Lula atuava para tentar impedir que os Estados Unidos adotassem a medida. A avaliação no Palácio do Planalto é que a classificação como grupo terrorista poderia abrir margem para ações mais duras por parte do governo norte-americano.

Especialistas em segurança pública também apontam que a legislação brasileira de combate a organizações criminosas já prevê penas severas contra facções. No Brasil, PCC e Comando Vermelho são enquadrados como organizações criminosas, e não como grupos terroristas.

Em maio de 2025, autoridades dos Estados Unidos já haviam solicitado que o governo brasileiro classificasse PCC e CV como organizações terroristas. O pedido foi negado. À época, o secretário nacional de Segurança Pública, Mario Sarrubbo, afirmou que as facções não se enquadram na definição de terrorismo prevista na legislação brasileira.

Segundo a Lei Antiterrorismo, sancionada no Brasil em 2016, o terrorismo envolve atos motivados por xenofobia, discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia ou religião, com objetivo de provocar terror social ou generalizado. Para o governo brasileiro, as facções atuam com finalidade criminosa e econômica, sem motivação ideológica, política ou religiosa.

Atuação internacional pesou na decisão

A atuação internacional do PCC também teria pesado na avaliação norte-americana. Autoridades dos Estados Unidos já identificaram pessoas ligadas à facção em estados como Flórida, Nova York, Nova Jersey, Connecticut e Tennessee.

O PCC é apontado como uma das maiores organizações criminosas das Américas, com atuação em cerca de 30 países e dezenas de milhares de integrantes. A avaliação dos Estados Unidos é que a expansão internacional das facções brasileiras representa ameaça à segurança regional e aos interesses norte-americanos.

Leia também | MP aponta lavagem bilionária via fintechs

Polícia: MP aponta lavagem bilionária via fintechs

Tags: Portal Terra Da Luz, Estados Unidos, PCC, Comando Vermelho, facções brasileiras, organizações terroristas, terrorismo internacional, Departamento de Estado dos EUA, Marco Rubio, Donald Trump, Flávio Bolsonaro, governo Lula, segurança pública, crime organizado, organizações criminosas, narcoterrorismo, sanções econômicas, bloqueio de bens, política internacional, Brasil e Estados Unidos, facções criminosas, segurança nacional, Foreign Terrorist Organizations, Specially Designated Global Terrorists, FTO, SDGT, combate ao crime, lavagem de dinheiro, tráfico de drogas, legislação brasileira, Lei Antiterrorismo, Ministério da Justiça, Palácio do Planalto

Compartilhar

Artigos Relacionados

PF prende ex-deputado em operação contra lavagem

A investigação apura a atuação de uma organização criminosa suspeita de utilizar uma rede de postos de combustíveis na região metropolitana do Rio de Janeiro para lavar dinheiro. | Foto: divulgação

15/10/2026

Polícia: PF prende ex-deputado em operação contra lavagem Márcio Canella, segundo deputado estadual mais votado do RJ, é suspeito de integrar esquema que teria movimentado R$ 7,6 bilhões em seis anos


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Parceiro externo:
Apostas Copa do Mundo

Mais energia para o Brasil

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/05/WhatsApp-Video-2026-05-15-at-16.56.42-1.mp4
✕

Redes Sociais

Categorias

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Saúde Pública Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade SÃO PAULO São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 14/10/2026

    Cláudia Regina Rodrigues Matos Comentado em Cultura: EDISCA promove feira de mulheres empreendedoras

  • 13/10/2026

    Justiça: Fachin discute caso Master com diretor da PF – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Justiça: Fachin discute caso Master com diretor da PF

  • 11/10/2026

    Automotivo: GWM assume patrocínio master do Rally Piocerá 2027 – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Automotivo: GWM assume patrocínio master do Rally Piocerá 2027

  • 09/10/2026

    Eduardo Paes desiste da disputa pelo governo do Rio Comentado em Política: Paes desiste após STF negar recurso sobre eleição no Rio

  • 08/10/2026

    Pele de Vidro: A Nova Tendência da Estética em 2026 Comentado em Beleza: “Pele de vidro” ganha força e valoriza qualidade da pele

  • 08/10/2026

    Rastreamento de câncer de mama: o que o não especialista precisa saber | FGMED - FGMED Comentado em Saúde: Outubro Rosa alerta para 3.250 casos de câncer de mama no Ceará

Últimas Notícias

  • PF prende ex-deputado em operação contra lavagem0
    Polícia: PF prende ex-deputado em operação contra lavagem Márcio Canella, segundo deputado estadual mais votado do RJ, é suspeito de integrar esquema que teria movimentado R$ 7,6 bilhões em seis anos
    15/10/2026
  • Senado deve votar PEC da Segurança Pública nesta quinta0
    Política: Senado deve votar PEC da Segurança Pública nesta quinta Proposta prevê integração das forças de segurança, medidas contra facções criminosas e pode abrir caminho para a criação de um ministério específico
    15/10/2026
  • Trabalho: Senado aprova PEC que acaba com escala 6x10
    Trabalho: Senado aprova PEC que acaba com escala 6×1 Proposta recebeu 75 votos favoráveis e apenas um contrário, garantindo dois dias de descanso semanal remunerado e redução gradual da jornada para 40 horas, sem diminuição salarial
    14/10/2026
  • Saúde: Saiba como identificar medicamentos falsificados0
    Saúde: Saiba como identificar medicamentos falsificados Embalagens adulteradas, informações inconsistentes e preços muito abaixo do mercado são sinais de alerta; farmacêutico orienta consumidores sobre como evitar riscos à saúde
    14/10/2026
  • Política: Alece terá recorde de 14 mulheres em 20270
    Política: Alece terá recorde de 14 mulheres em 2027 Com 30,5% das cadeiras ocupadas por deputadas, Assembleia Legislativa do Ceará terá a maior proporção feminina entre os parlamentos estaduais do Brasil; nove parlamentares exercerão o primeiro mandato
    14/10/2026
  • Saúde: Obesidade pode dar sinais antes do ganho de peso0
    Saúde: Obesidade pode dar sinais antes do ganho de peso Alterações no sono, na alimentação e na atividade física podem indicar riscos antes de mudanças significativas na balança; especialistas defendem prevenção e acompanhamento individualizado
    14/10/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas