logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Catar 2022: Neymar disputa aquela que pode ser sua última Copa como protagonista
Catar 2022 Neymar disputa aquela que pode ser sua última Copa como protagonista
14/11/2022
Noite dos Cristais: Fotos inéditas mostram horror de ataque nazista a judeus em 1938
Noite dos Cristais Fotos inéditas mostram horror de ataque nazista a judeus em 1938
14/11/2022
Exibir tudo

Opinião Protegendo o setor de serviços financeiros contra ataques cibernéticos Por Carlos Rodrigues, vice-presidente da Varonis Latam

Opinião: Protegendo o setor de serviços financeiros contra ataques cibernéticos

Os riscos cibernéticos são considerados um dos principais riscos globais para o setor financeiro e a economia como um todo | Foto: reprodução

A pandemia acelerou a transformação digital. As instituições financeiras aumentaram o uso da tecnologia da informação. Elas dependem agora mais fortemente de soluções digitais e remotas para realizar suas operações diárias e fornecer seus serviços aos clientes. Embora isso tenha trazido benefícios, a crescente dependência de soluções digitais também expandiu o risco de ataques cibernéticos.

Os riscos cibernéticos são considerados um dos principais riscos globais para o setor financeiro e a economia como um todo. O tipo de riscos de TIC a que os empreendimentos estão expostos não se alterou nos últimos anos, no entanto a frequência dos incidentes e a magnitude do seu impacto nas entidades financeiras aumentou.
À medida que as ameaças de segurança cibernética ao setor se intensificam, os bancos e as instituições financeiras não têm escolha a não ser se tornarem proativos e investir na construção de resiliência cibernética.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Ameaças de segurança cibernética

As organizações de serviços financeiros sempre foram o principal alvo dos cibercriminosos, mas hoje estão mais vulneráveis. Os esforços de transformação digital no setor de serviços financeiros foram acelerados drasticamente devido à mudança de comportamento e preferências dos clientes, às interrupções causadas pela pandemia e ao aumento do trabalho remoto. As organizações mudaram para infraestruturas baseadas em nuvem, o número de endpoints se multiplicou e a superfície de ataque se ampliou. Assim, os invasores tinham mais pontos de entrada para explorar e obter acesso aos ativos.

Bancos e instituições financeiras sempre foram alvos lucrativos com seus vastos ativos financeiros e ricos recursos de dados. No entanto, os esforços de transformação digital levaram as organizações a gerar muito mais dados hoje, informações que os cibercriminosos podem usar sozinhos, vender no mercado ilegal ou ameaçar destruir a empresa a menos que um resgate seja pago.

Apesar das iniciativas de transformação digital, o setor de serviços financeiros ainda possui muita tecnologia legada e sistemas de TI fragmentados que não podem ser substituídos, pelo menos no curto prazo, devido às suas principais funcionalidades ou dados.

Hoje, as 5 principais ameaças à segurança cibernética para o setor financeiro são:

  • Phishing
  • Ransomware
  • Ataques DDoS
  • Falsificação
  • Serviços de terceiros inseguros

Confira 7 maneiras de se proteger contra ataques cibernéticos

1- Estabeleça e implemente uma estrutura de segurança formal
As organizações de serviços financeiros devem alinhar seus imperativos de negócios com os padrões regulatórios e de conformidade relevantes. Várias estruturas formais de segurança estão disponíveis para que as instituições do setor gerenciem seus riscos cibernéticos de forma mais eficaz, cumprindo as obrigações de conformidade.

2 – Tenha uma estratégia proativa e abrangente de gerenciamento de riscos
As organizações de serviços financeiros precisam adotar uma perspectiva proativa e abrangente para o gerenciamento de riscos. Essa tática, deve ter uma visão holística dos riscos cibernéticos entre pessoas, processos, tecnologia e terceiros, em vez de se concentrar apenas na tecnologia ou nos processos.

3 – Realize continuamente o monitoramento inteligente de ameaças
Os invasores podem entrar nas redes financeiras e permanecer lá sem serem detectados por meses e até anos, causando danos irreparáveis. Para evitar ameaças cibernéticas ao setor financeiro, você precisa estar em vantagem. E para isso, o monitoramento inteligente e em tempo real de ameaças é essencial. Todas as solicitações, atividades de rede, comportamento do usuário, padrões de tráfego e assim por diante precisam ser monitorados de perto e continuamente.

4 – Implemente processos eficazes de gerenciamento de vulnerabilidades
Vulnerabilidades não seguras criam brechas em sua postura de segurança, fornecendo aos invasores pontos de entrada fáceis em seus sistemas e infraestrutura. Diante da intensificação das ameaças de segurança cibernética ao setor financeiro, você precisa de processos robustos e eficazes de gerenciamento.

Eles ajudam você a identificar proativamente pontos fracos de segurança, vulnerabilidades e configurações incorretas e priorizá-los e protegê-los antes que os invasores os encontrem. Eles oferecem visibilidade 24 horas por dia, 7 dias por semana, sobre sua postura de segurança e ajudam você a continuar fortalecendo-a.

5 – Não se esqueça dos riscos de terceiros
Serviços inseguros de terceiros estão entre as cinco principais ameaças ao setor de financeiro. Portanto, sua estratégia e processos de segurança devem incluir o gerenciamento de riscos de terceiros.

Verifique cuidadosamente os parceiros/fornecedores/prestadores de serviços antes de integrar os serviços; Continue monitorando sua rede em busca de ameaças que permeiam suas redes e dispositivos; Aperte os controles de acesso; Continue auditando sua postura de segurança e conformidade regulatória periodicamente.

6 – Crie uma cultura de segurança cibernética dentro da organização
Isso ajudará a garantir que todos entendam a segurança e não a considerem uma prerrogativa de TI. Quando a alta administração vê a segurança como uma prioridade, eles estarão mais dispostos a investir os recursos certos. Em segundo lugar, ajuda a garantir a adesão de todas as partes interessadas. Portanto, há um maior alinhamento com a cultura de segurança.

7 – Elabore planos robustos de resposta a incidentes
Apesar de todos os esforços, as defesas de segurança de sua organização de serviços financeiros serão testadas em algum momento. Nesse caso, ter planos robustos de resposta a incidentes ajudará você a minimizar o impacto do ataque e a se recuperar rapidamente.

As ameaças de segurança cibernética ao setor financeiro são prejudiciais, mas evitáveis ​​com uma abordagem proativa baseada em risco e medidas de segurança robustas.


Carlos Rodrigues é vice-presidente da Varonis Latam.


O texto acima expressa a visão de quem o assina, não necessariamente do Portal Terra da Luz. Se você quer publicar algo sobre o mesmo tema, mas com um diferente ponto de vista, ou um outro artigo com suas ideias, envie sua sugestão de texto para portalterradaluz@gmail.com.

Leia também | Cinco anos da Reforma Trabalhista: racionalização e segurança jurídica

Carlos Rodrigues
Opinião Cinco anos da Reforma Trabalhista: racionalização e segurança jurídica
Compartilhar

Artigos Relacionados

Expansão: Foodservice avança para além das capitais

Expansão de redes de alimentação para cidades médias e polos regionais acompanha mudanças no consumo e exige análise detalhada das características econômicas e comerciais de cada mercado | Foto: Imagem ilustrativa feita por IA

10/09/2026

Expansão: Foodservice avança para além das capitais Interiorização amplia oportunidades para redes de alimentação e exige análise de consumo, vocação regional e conhecimento de cada mercado. Por Eduardo Guerra


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Parceiro externo:
Apostas Copa do Mundo

Mais energia para o Brasil

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/05/WhatsApp-Video-2026-05-15-at-16.56.42-1.mp4
✕

Redes Sociais

Categorias

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Saúde Pública Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade SÃO PAULO São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 23/09/2026

    Raquel Duarte Comentado em Justiça: Decisão libera obras no entorno do aeroporto

  • 22/09/2026

    Giovanni Comentado em Justiça: Robinho reduz pena com estudos e leituras

  • 20/09/2026

    Energia: Aneel projeta alta de 9,4% na conta de luz – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Energia: Aneel projeta alta de 9,4% na conta de luz

  • 15/09/2026

    Gleison Ferreira de souza Comentado em Apostas: MJSP regulamenta recuperação de mais de R$ 1 bilhão de bets ilegais

  • 11/09/2026

    Hermann Hesse Feitosa Alexandrino Comentado em Leilão: Casas Bahia leiloa 501 lotes de eletrodomésticos

  • 11/09/2026

    Adalberto Comentado em Leilão: Casas Bahia leiloa 501 lotes de eletrodomésticos

Últimas Notícias

  • Ciência: Pergaminhos de Herculano ganham nova pista0
    Ciência: Pergaminhos de Herculano ganham nova pista Estudo mostra que tintas com chumbo brilham em raios X e podem ajudar a decifrar papiros carbonizados pelo Vesúvio
    22/09/2026
  • Segurança: Escudo das Américas anuncia sanções a facções0
    Segurança: Escudo das Américas anuncia sanções a facções Acordo assinado por países da aliança mira 24 organizações, incluindo PCC e Comando Vermelho
    22/09/2026
  • Ato por Isabelle Caracristi cobra respostas em Fortaleza0
    Justiça: Ato por Isabelle Caracristi cobra respostas em Fortaleza Manifestação ocorre nesta terça-feira (22), na Praça Luiza Távora, após morte da estudante de 22 anos
    22/09/2026
  • Cantor Rick e mais quatro morrem em queda de helicóptero0
    Acidente: Cantor Rick e mais quatro morrem em queda de helicóptero Destroços foram encontrados em área de difícil acesso na Serra de Santa Catarina
    22/09/2026
  • Namorado de Isabelle Caracristi é preso em Fortaleza0
    Segurança: Namorado de Isabelle Caracristi é preso em Fortaleza João Munhoz foi detido pela Polícia Civil por suspeita de interferir na investigação sobre a morte da estudante
    22/09/2026
  • Encontrados destroços de helicóptero com cantor Rick0
    Acidente: Encontrados destroços de helicóptero com cantor Rick Corpo de Bombeiros confirmou cinco mortes após aeronave desaparecer na Serra de Santa Catarina
    22/09/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas