logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Economia: Em momento de guerra, qual investimento é mais seguro?
Economia Em momento de guerra, qual investimento é mais seguro?
22/03/2022
Investigação: Gestores públicos e empresários no município de Hidrolândia são alvos de operação do MPCE
Investigação Gestores públicos e empresários no município de Hidrolândia são alvos de operação do MPCE
22/03/2022
Exibir tudo

Meio Ambiente Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) recircula 98% de água na produção de placas de aço O uso eficaz da água é uma prioridade na CSP, que implanta aprimoramentos frequentemente

Meio Ambiente: Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) recircula 98% de água na produção de placas de aço

A redução no consumo é um dos resultados da eficiência do uso da água. A siderúrgica já conquistou certificações que reconhecem a sustentabilidade do processo produtivo | Foto: divulgação/Ascom CSP

A produção de aço na Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) demanda o funcionamento de uma extensa área interna que trabalha focada, exclusivamente, em um recurso essencial: a água. A ampla estrutura instalada garante um desempenho reconhecido internacionalmente: 98% da água que entra na empresa é recirculada.

O resultado da siderúrgica cearense é superior aos valores de referência das outras siderúrgicas nacionais, que é de 97%. A redução no consumo é um dos resultados da eficiência do uso da água. A CSP capta apenas 30% do volume de água disponibilizado para o funcionamento da usina.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Coleta da chuva e impermeabilização do solo

Em meses de chuvas no Ceará, o sistema de canaletas e galerias da CSP também coleta as precipitações de água. São 45 km lineares de galerias construídas no entorno da usina, com capacidade estimada de acumular até 60.000 m³ de água. Nas áreas do Pátio de Matérias-Primas e Sinterização, as canaletas recebem as chuvas, direcionam a água coletada para a planta de tratamento e o efluente pode ser aproveitado em outras atividades, como a irrigação e aspersão das pilhas de matérias-primas. A impermeabilização do solo também contribui com esse resultado. A bacia de drenagem recebe a água, que caminha por um circuito fechado de captação, tratamento e reutilização.

O analista de Meio Ambiente da CSP, Ramyro Batista, destaca que há uma busca contínua da CSP em melhorar seus indicadores de consumo de água. “A estrutura instalada pela CSP viabiliza o reúso da água em várias etapas da produção de aço e para o controle ambiental. Para muitas atividades, não há necessidade de água potável, que tem maior valor agregado. Por isso, a gente trabalha para que o efluente tratado seja aproveitado nesses processos também”, detalha.

Após recircular suficientemente, uma parte da água naturalmente evapora e o que sobra é tratado e descartado de forma ambientalmente correta. Para isso, foi necessária a construção, dentro da usina, de cinco modernas Estações de Tratamento de Efluentes (ETEs) industriais e de uma Estação de Tratamento de Efluentes Sanitários.

Ramyro Batista, analista de Meio Ambiente da CSP | Foto: divulgação/Ascom CSP

Leia também | Governo zera imposto de importação de etanol e de seis alimentos

Do Ceará para o mundo

A CSP conquistou certificações que reconhecem a sustentabilidade em todo o seu processo de produção de aço. A comprovação qualifica a empresa cearense a fornecer placas da CSP para todo o mundo, atendendo a indústria naval, de óleo & gás, automotiva e construção civil.

O produto CSP conta com as certificações de Qualidade (ISO 9001), Meio Ambiente (ISO 14001) e de Alta Tecnologia (International Automotive Task – IATF, Maxion Wheels, Siemens Gamesa, Caterpillar e Scania), dentre outras.

Leia também | Em momento de guerra, qual investimento é mais seguro?

Dia Mundial da Água

O dia 22 de março celebra a importância desse recurso natural. A conscientização sobre o bom uso da água é fundamental para que mais pessoas pratiquem os cuidados cotidianos de reutilização, redução do consumo e conservação dos ambientes aquáticos.

Algumas práticas utilizadas pela CSP são adaptadas e aplicadas pelos empregados da usina, no cotidiano, em casa. E também podem ser utilizadas por toda a sociedade. “O aproveitamento de água das chuvas em casa; o reúso da água da máquina de lavar em pisos e outros espaços, além do devido controle de uso da torneira, com o mecanismo que corta a vazão após determinado tempo, são algumas soluções que utilizo”, compartilhou Ramyro Batista.

Outras dicas são:

1 – Observar as instalações para identificar possíveis vazamentos;
2 – Dar preferência a modelos mais eficientes de torneiras e descargas sanitárias;
3 – Reduzir o tempo de consumo no uso de chuveiros e torneiras.

Leia também | Governo zera imposto de importação de etanol e de seis alimentos

Economia Governo zera imposto de importação de etanol e de seis alimentos
Compartilhar

Artigos Relacionados

Política: Lula defende soberania contra pressão dos EUA

Presidente Lula defende soberania nacional após decisão dos Estados Unidos de classificar PCC e Comando Vermelho como organizações terroristas estrangeiras | Foto: Ricardo Stuckert/PR

29/05/2026

Política: Lula defende soberania contra pressão dos EUA Presidente criticou decisão norte-americana sobre PCC e Comando Vermelho e afirmou que o Brasil não aceitará interferência externa no combate ao crime organizado


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Mais energia para o Brasil

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/05/WhatsApp-Video-2026-05-15-at-16.56.42-1.mp4

Redes Sociais

Categorias

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos
✕

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Educação Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 28/05/2026

    Denúncia: MPCE apura frequência de enfermeira sindicalista no Ceará – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Denúncia: MPCE apura frequência de enfermeira sindicalista no Ceará

  • 27/05/2026

    Marcelo Lima Da Silva Comentado em Economia: Quase 10 milhões ainda não enviaram o IR 2026

  • 26/05/2026

    MP cobra R$ 22 milhões da Prefeitura – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Patrimônio: MP cobra R$ 22 milhões da Prefeitura

  • 26/05/2026

    Gaeco mira facção por ataques a provedores no Ceará – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Segurança: Gaeco mira facção por ataques a provedores no Ceará

  • 24/05/2026

    seedance 2 Comentado em Digital Como criar apresentações profissionais com IA em minutos

  • 20/05/2026

    Antônia de Maria Carmo Gomes Comentado em Cultura: Vila da Música abre 695 vagas gratuitas

Últimas Notícias

  • Política: Lula defende soberania contra pressão dos EUA0
    Política: Lula defende soberania contra pressão dos EUA Presidente criticou decisão norte-americana sobre PCC e Comando Vermelho e afirmou que o Brasil não aceitará interferência externa no combate ao crime organizado
    29/05/2026
  • Comunicação: Blog do Rogério Gomes completa 10 anos0
    Comunicação: Blog do Rogério Gomes completa 10 anos Plataforma jornalística inicia nova fase com expansão da rádio web, parceria com a Rede MIB Conecta e integração com o Portal Terra da Luz
    29/05/2026
  • Segurança: PCC e CV entram em lista de sanções dos EUA0
    Segurança: PCC e CV entram em lista de sanções dos EUA Facções brasileiras foram incluídas pelo governo americano como grupos terroristas transnacionais e organizações criminosas
    29/05/2026
  • Comissão conclui que ditadura matou JK em 19760
    Brasil: Comissão conclui que ditadura matou JK em 1976 Relatório aprovado pelo colegiado ligado ao Ministério dos Direitos Humanos contesta versão oficial de acidente automobilístico
    29/05/2026
  • Planalto reage aos EUA sobre PCC e Comando Vermelho0
    Política: Planalto reage aos EUA sobre PCC e Comando Vermelho Governo Lula afirma que Brasil define combate ao crime e acusa família Bolsonaro de buscar intervenção estrangeira
    29/05/2026
  • Alece promove oficina do Pacto Contra Feminicídio0
    Ceará: Alece promove oficina do Pacto Contra Feminicídio Encontro no Cariri reúne instituições e sociedade civil para fortalecer ações de combate à violência contra a mulher
    29/05/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas