logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Economia: Indicador Antecedente de Emprego sobe 1,2 ponto em agosto
Economia Indicador Antecedente de Emprego sobe 1,2 ponto em agosto
06/09/2022
Futebol: Flamengo defende vantagem sobre Vélez por vaga na final da Libertadores
Futebol Flamengo defende vantagem sobre Vélez por vaga na final da Libertadores
07/09/2022
Exibir tudo

Libertadores Athletico busca empate, elimina Palmeiras e vai à final da competição continental Furacão faz valer vantagem do 1º jogo e volta à decisão após 17 anos

Libertadores: Athletico busca empate, elimina Palmeiras e vai à final

Em 29 de outubro, no estádio Monumental de Guayaquil (Equador), os paranaenses terão nova chance de buscar o título continental, que esteve perto em 2005 | Foto: Amanda Perobelli/Reuters

Após 17 anos, o Athletico-PR está de volta à final da Libertadores. Nesta terça-feira (06/09), o Furacão empatou por 2 a 2 com o Palmeiras no Allianz Parque, em São Paulo, no segundo jogo da semifinal. A equipe rubro-negra fez valer a vantagem conquistada na partida de ida, há uma semana, na Arena da Baixada, em Curitiba, onde venceu por 1 a 0.

Em 29 de outubro, no estádio Monumental de Guayaquil (Equador), os paranaenses terão nova chance de buscar o título continental, que esteve perto em 2005. Na ocasião, o Athletico perdeu a decisão para o São Paulo. Na partida de ida, empate por 1 a 1 no Beira-Rio, em Porto Alegre (na época, a Arena da Baixada não atendia à exigência mínima de 40 mil lugares). Na volta, o Tricolor goleou por 4 a 0 no Morumbi, na capital paulista.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

O Athletico frustrou o sonho palmeirense de repetir o São Paulo de Telê Santana, último clube a chegar a três decisões seguidas do torneio sul-americano, entre 1992 e 1994. Pode, ainda, tornar-se o primeiro campeão inédito desde o Atlético Nacional (Colômbia), em 2016, além de o 11º time brasileiro a levantar a taça mais importante do continente.

O adversário sairá do confronto entre Flamengo e Vélez Sarsfield, que fazem o segundo jogo nesta quarta-feira (07/09), às 21h30 (horário de Brasília), no Maracanã, no Rio de Janeiro. O Rubro-Negro goleou por 4 a 0 na partida de ida, no estádio José Amalfitani, em Buenos Aires (Argentina). Se os cariocas passarem, reeditarão um duelo que, há alguns dias, decidiu vaga na semifinal da Copa do Brasil.

Leia também | Chelsea tropeça e perde para o Dínamo Zagreb pela Champions

O jogo

As equipes foram a campo nesta terça com novidades em relação à partida de ida. No Palmeiras, Bruno Tabata foi o escolhido do técnico Abel Ferreira para o lugar de Raphael Veiga, que trata uma entorse no tornozelo direito. O também meia Gustavo Scarpa, por sua vez, ficou na vaga do atacante José López, recolocando Rony no comando ofensivo. Do lado do Athletico, Luiz Felipe Scolari escalou o volante Erick na vaga de Hugo Moura, expulso na Arena da Baixada. Com Felipão suspenso, o Furacão foi dirigido pelo auxiliar Paulo Turra.

Coube às duas novidades alviverdes iniciar e concluir a jogada que abriu o placar. Aos três minutos, Bruno Tabata desarmou o atacante Agustín Cannobio e lançou o também meia Zé Rafael, que avançou pela esquerda e cruzou rasteiro. O zagueiro Pedro Henrique não conseguiu cortar e a bola sobrou para Gustavo Scarpa mandar para as redes. Refeito do baque precoce, o Athletico tentou sair mais para o jogo, mas esbarrou na atuação fraca do setor de meio-campo, que cedeu espaços para contra-ataques alviverdes, com Scarpa e os atacantes Dudu e Rony abusando da velocidade.

Apesar de ter menos espaços que no jogo de ida, o atacante Vitor Roque era o principal nome do Furacão e foi responsável pelos dois cartões recebidos pelo time da casa. Primeiro, um amarelo ao volante Gabriel Menino, aos 39 minutos. Depois, aos 45, um vermelho direto, com a participação do árbitro de vídeo (VAR), mostrado ao zagueiro Murilo. A expulsão revoltou os palmeirenses, que reclamaram de o mesmo critério supostamente não ter sido adotado em uma cotovelada de Alex Santana em Rony, aos 26 minutos. O volante levou amarelo.

Mesmo com um a menos, o Palmeiras chegou ao segundo gol no retorno do intervalo. Aos nove minutos, o lateral Marcos Rocha cobrou lateral na área pela direita, pertinho da linha de fundo, na cabeça do zagueiro Gustavo Gómez, que superou Fernandinho pelo alto e cabeceou por cima de Bento. O volante não demorou a se redimir. Saiu dos pés dele o lançamento, aos 18 minutos, para Vitinho, na área, pela esquerda. Ele cruzou, Vitor Roque ajeitou e o também atacante Pablo (que tinha acabado de entrar, no lugar de Erick) descontou.

Empurrado pela torcida, o Verdão não recuou e manteve o jogo equilibrado, apesar da desvantagem numérica. O Athletico subiu as linhas e passou a rondar mais a área palmeirense, ainda que com pouco espaço para finalizar. Quando encontrou a brecha, chegou ao empate. Aos 39 minutos, o meia David Terans, outro a sair do banco, recebeu de Pablo próximo à entrada da área e chutou. A bola desviou no lateral Joaquín Piquerez, enganando Weverton e silenciando a maioria dos 40 mil torcedores presentes no Allianz. Gol e classificação histórica rubro-negra.

O foco das equipes volta a ser o Campeonato Brasileiro. Neste sábado (10/09), às 21h (horário de Brasília), o Palmeiras, líder, pega o lanterna Juventude no Allianz Parque. No domingo (11/09), às 11h, o Athletico, sexto colocado, mede forças com o Avaí na Ressacada, em Florianópolis. Os duelos valem pela 26ª rodada.

Por Lincoln Chaves – Repórter da TV Brasil e Rádio Nacional – São Paulo

Leia também | Reserva Natural Serra das Almas faz 22 anos nesta quinta

Meio AmbienteReserva Natural Serra das Almas faz 22 anos nesta quinta
Compartilhar

Artigos Relacionados

Justiça: Lei amplia punição por violência sexual infantil

Nova lei amplia punições para crimes de violência sexual contra crianças e adolescentes e inclui conteúdos gerados por inteligência artificial | Foto: Google

16/08/2026

Justiça: Lei amplia punição por violência sexual infantil Nova norma agrava penas, inclui conteúdos produzidos com inteligência artificial e cria ferramentas para investigação digital


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Parceiro externo:
Apostas Copa do Mundo

Mais energia para o Brasil

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/05/WhatsApp-Video-2026-05-15-at-16.56.42-1.mp4
✕

Redes Sociais

Categorias

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Saúde Pública Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 16/08/2026

    Aviação: Avião elétrico faz 1º voo com US$ 5 – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Aviação: Avião elétrico faz 1º voo com US$ 5

  • 14/08/2026

    Segurança: RioMar promove campanha contra violência às mulheres – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Segurança: RioMar promove campanha contra violência às mulheres

  • 13/08/2026

    Infarto e AVC crescem entre adultos jovens no Brasil - Portuguese.HCNTimes.com Comentado em Saúde: Infarto e AVC crescem entre adultos jovens no Brasil

  • 13/08/2026

    Fortaleza terá Fenacce 2026 e Copa Brasil de Vela de Praia em agenda de eventos – Agora em Fortaleza Comentado em Fenacce: Ceará lança edição 2026 em Fortaleza

  • 12/08/2026

    Política: Alece aprova projetos do MPCE e do Executivo – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Política: Alece aprova projetos do MPCE e do Executivo

  • 11/08/2026

    Segurança: Operação mira grupo suspeito de interferir em eleições – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Segurança: Operação mira grupo suspeito de interferir em eleições

Últimas Notícias

  • Clima: Seca avança no mundo e vira tema da COP170
    Clima: Seca avança no mundo e vira tema da COP17 Fenômeno atinge todas as regiões do Brasil, ameaça populações vulneráveis e será debatido em conferência da ONU na Mongólia
    16/08/2026
  • Justiça: Lei amplia punição por violência sexual infantil0
    Justiça: Lei amplia punição por violência sexual infantil Nova norma agrava penas, inclui conteúdos produzidos com inteligência artificial e cria ferramentas para investigação digital
    16/08/2026
  • Mundo: Ucrânia lança megataque contra Rússia0
    Mundo: Ucrânia lança megataque contra Rússia Rússia afirma ter derrubado mais de 800 drones ucranianos em uma das maiores ofensivas aéreas desde o início do ano
    16/08/2026
  • Eleições: Campanha presidencial começa no domingo ‣0
    Eleições: Campanha presidencial começa no domingo Candidatos ao Palácio do Planalto iniciam atos oficiais em locais simbólicos de suas trajetórias políticas
    16/08/2026
  • Política: Marcelo Porto presidirá Câmara de Aracati0
    Política: Marcelo Porto presidirá Câmara de Aracati Vereador foi eleito por unanimidade para comandar o Legislativo no biênio 2027/2028 e chega ao terceiro mandato como presidente da Casa
    15/08/2026
  • Fiscalização: Crea-CE inicia ação na carcinicultura0
    Fiscalização: Crea-CE inicia ação na carcinicultura Força-tarefa nacional começa nesta segunda-feira, 17, e mobiliza representantes do Confea e de 21 Creas no Ceará
    15/08/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas