logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Eleições quantos votos são necessários no 1º turno
Eleições: Eleições: quantos votos são necessários no 1º turno?
04/10/2026
Sinconpe CE participa de missão de educação executiva em Toronto
Indústria: Sinconpe/CE participa de missão de educação executiva em Toronto
04/10/2026
Exibir tudo

Internacional: Atriz brasileira é detida pelo ICE nos EUA Renata Alves Mietto foi presa no aeroporto de Los Angeles quando embarcaria para o Havaí e está detida há mais de um mês

Atriz brasileira é detida pelo ICE nos EUA

Atriz brasileira Renata Alves Mietto foi detida por agentes do ICE no aeroporto de Los Angeles e está presa há mais de um mês nos Estados Unidos | Foto: arquivo pessoal

04 de outubro de 2026 – A atriz brasileira Renata Alves Mietto, de 26 anos, está detida há mais de um mês nos Estados Unidos após ser presa por agentes do ICE, o serviço de imigração norte-americano, no aeroporto de Los Angeles.

Ela foi abordada no dia 27 de agosto, quando se preparava para embarcar para o Havaí em uma viagem de família para comemorar o aniversário da mãe.

Segundo a família, Renata está em situação migratória irregular e teve a liberdade negada em audiência realizada em 18 de setembro. No dia seguinte, foi transferida algemada para El Paso, no Texas.

A defesa da brasileira solicita agora a saída voluntária dela dos Estados Unidos.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Prisão no aeroporto

De acordo com Márcia Rilda Alves dos Reis, mãe de Renata, a filha passou normalmente pela segurança e pelo raio-x do aeroporto, entrou com o passaporte e já estava no portão de embarque quando foi abordada por agentes do ICE à paisana.

“Nós achávamos que, nessa questão de pegar voo, eles só estavam pegando quem tivesse algum tipo de crime. Mas a gente não sabia que eles estavam prendendo qualquer pessoa. Quando você passa na segurança, eles têm essa ligação direta com o ICE, essa impressão que a gente tem”, contou Márcia.

Renata chegou aos Estados Unidos em 2016, aos 16 anos. No país, concluiu o ensino médio e estudou Artes Cênicas na Utah Valley University.

Há pouco mais de três anos, vive em Los Angeles, onde também construiu carreira profissional.

Como atriz, participou de produções como The Cool Kids. Paralelamente, tornou-se proprietária de uma empresa de limpeza que, segundo a mãe, emprega mais de 20 pessoas.

O sonho da jovem, afirma Márcia, é seguir carreira no cinema.

Situação migratória

A mãe explica que a filha perdeu o status de permanência nos Estados Unidos há cerca de dois anos, após receber uma orientação jurídica equivocada.

Depois de ser presa no aeroporto, Renata foi levada inicialmente para um centro de detenção em Los Angeles.

Posteriormente, foi transferida para Adelanto, na Califórnia, onde permaneceu por mais de 20 dias enquanto a família tentava acompanhar o processo com advogados.

No dia 18 de setembro, a brasileira participou de uma audiência.

A defesa pediu que ela pudesse responder ao processo em liberdade, mas o pedido foi negado sob o argumento de que ela representaria um risco.

Segundo Márcia, a filha nunca cometeu crime e estaria detida exclusivamente por estar sem status migratório regular.

Relato da mãe

Para Márcia, a situação é de desespero.

“Para mim, como mãe, é um desespero tão grande ver a minha filha passar por isso. Porque ela não cometeu nenhum crime. Ela não tem motivo algum para estar presa só pelo fato de estar sem status. Isso não significa que eles podem fazer essa covardia, e não é só com ela, mas com tantas outras pessoas ali dentro. Ali tem mães, pessoas que estão presas sem motivo. Eles estão pegando todo mundo e fazendo essa covardia. Eu quero tirar minha filha dali, urgente”, afirmou Márcia.

No dia seguinte à audiência, em 19 de setembro, Renata foi transferida para El Paso, no Texas.

Segundo a mãe, a transferência foi marcada por horas de espera, uso de algemas e restrições físicas.

“Eu sei que ela ficou muito tempo, ficou horas dentro de uma van sem poder fazer xixi, sem poder tomar água, algemada nos pés, na cintura, nas mãos, sentada por horas até entrar no voo. Chegando lá, ficou das 21h até o dia seguinte às 17h sentada, quando ela foi colocada em um quarto”, relatou.

Márcia disse ainda que, durante todo esse período, a filha permaneceu algemada.

“Durante todas essas horas, a noite inteira, com frio. Ela pediu para poder usar o suéter dela que estava na mala. Mas sumiram com a bolsa de mão dela, com os documentos, com o cartão de crédito, com joias. Até hoje, a mala não apareceu”, contou.

Estado emocional

Segundo Márcia, Renata apresentou inchaço nas pernas e nos pés e dor de garganta depois de passar muitas horas sentada em um banco pequeno e em um ambiente gelado.

A família tenta autorização para visitá-la, mas ainda não conseguiu agendamento com o centro de detenção.

Do lado de fora da prisão, familiares e advogados buscam uma solução para o caso.

A mãe afirma que a filha segue aconselhamento jurídico e solicita a saída voluntária do país, mesmo que essa não fosse sua vontade inicial.

“Ela queria pelo menos voltar na casa dela, pegar as coisas dela. Ela tem um coelho que já tem seis anos. É tanta coisa, sabe? Emocionalmente. É tanto sentimento de injustiça. Apesar de ela ter ficado esse tempo fora de status, não é ilegal, é fora de status. Ela é uma menina que entrou aqui com 16 anos, estudou aqui. Eu pagava todos os estudos dela. Paguei muito caro para ela estudar. Então, ela fez faculdade. E, infelizmente, a gente teve uma orientação errada de um advogado. Ela está emocionalmente devastada, descontrolada”, descreveu Márcia.

Aumento de detenções

Segundo a advogada de imigração Gisele Ambrósio, que também atua junto ao Consulado de Los Angeles, houve aumento no número de detenções em aeroportos dos Estados Unidos desde junho, inclusive em embarques nacionais.

“Existe uma gama variada de pessoas que estão sendo presas pelo ICE. Por exemplo, pessoas fora de status, com asilo pendente, com pedidos de extensão de visto, pedidos até de green card pendentes, pessoas com ordem de deportação final e até com permissão de trabalho, mas sem aprovação final do caso”, relatou Gisele.

A advogada também aponta queda na procura por novos pedidos de green card, cidadania e vistos de residência em um momento de endurecimento das políticas migratórias nos Estados Unidos.

Segundo dados do governo norte-americano citados pela reportagem, houve queda de 45% no número de pedidos de imigração recebidos pelo USCIS no segundo trimestre de 2026, em comparação com o mesmo período de 2025.

Alerta a imigrantes

Gisele Ambrósio recomenda cautela a imigrantes que estejam com casos pendentes junto às autoridades migratórias norte-americanas.

“Eu acho que qualquer imigrante, nesse momento, que tiver um caso pendente com a imigração, não deve viajar antes de consultar seu advogado de imigração. Tenha sempre o número do seu advogado escrito em algum lugar ou de cor. Deixe cópias da sua documentação com seus amigos. Tenha sempre um plano do que fazer se algo acontecer com você, se você tiver filhos, tiver bens. É muito importante já deixar esse planejamento todo feito, caso algo aconteça com você nos Estados Unidos nesse momento”, aconselhou a advogadaServiço

Leia também | E-Título permite justificar ausência pelo celular

Eleições: E-Título permite justificar ausência pelo celular

Tags: Renata Alves Mietto, atriz brasileira, ICE, imigração nos Estados Unidos, aeroporto de Los Angeles, Los Angeles, El Paso, Texas, Havaí, situação migratória, brasileiros nos Estados Unidos, detenção de imigrantes, imigração, USCIS, green card, visto americano, Consulado de Los Angeles, Gisele Ambrósio, Márcia Rilda Alves dos Reis, Portal Terra Da Luz

Compartilhar

Artigos Relacionados

Eleições quantos votos são necessários no 1º turno

governador precisam obter mais da metade dos votos válidos. Votos brancos e nulos não entram no cálculo. | Foto:divulgação

04/10/2026

Eleições: Eleições: quantos votos são necessários no 1º turno? A regra varia conforme o cargo em disputa e considera apenas os votos válidos registrados pela Justiça Eleitoral


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Parceiro externo:
Apostas Copa do Mundo

Mais energia para o Brasil

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/05/WhatsApp-Video-2026-05-15-at-16.56.42-1.mp4
✕

Redes Sociais

Categorias

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Saúde Pública Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade SÃO PAULO São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 03/10/2026

    Eleições: Aplicativo mostra rotas para locais de votação em Fortaleza – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Eleições: Aplicativo mostra rotas para locais de votação em Fortaleza

  • 01/10/2026

    Justiça: Defensores públicos do Ceará atuam na Missão de Observação Eleitoral 2026 – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Justiça: Defensores públicos do Ceará atuam na Missão de Observação Eleitoral 2026

  • 01/10/2026

    Defesa: Marinha aprova teste de novo submarino brasileiro Submarino Almirante Karam concluiu primeira imersão estática no Rio de Janeiro e deve ser entregue ao setor operativo em 2027 – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Defesa: Marinha aprova teste de novo submarino brasileiro

  • 28/09/2026

    TACC 2026: final de capoeira reúne 48 atletas em Fortaleza - Música Brasileira Capoeira Comentado em Capoeira: TACC 2026 leva final da capoeira à Beira-Mar de Fortaleza

  • 26/09/2026

    Trabalho: Greve dos Correios chega ao fim após 15 dias – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Trabalho: Greve dos Correios chega ao fim após 15 dias

  • 26/09/2026

    Mundo: UE planeja restringir redes sociais para menores de 13 anos Proposta prevê contas simplificadas para adolescentes e novas regras de segurança para plataformas digitais - Europe Media Today™ Comentado em Mundo: UE planeja restringir redes sociais para menores de 13 anos

Últimas Notícias

  • Atriz brasileira é detida pelo ICE nos EUA0
    Internacional: Atriz brasileira é detida pelo ICE nos EUA Renata Alves Mietto foi presa no aeroporto de Los Angeles quando embarcaria para o Havaí e está detida há mais de um mês
    04/10/2026
  • Eleições quantos votos são necessários no 1º turno0
    Eleições: Eleições: quantos votos são necessários no 1º turno? A regra varia conforme o cargo em disputa e considera apenas os votos válidos registrados pela Justiça Eleitoral
    04/10/2026
  • Eleições: Voto em trânsito exige consulta ao local correto0
    Eleições: Voto em trânsito exige consulta ao local correto Eleitor que solicitou a transferência temporária não poderá votar na seção original e deve conferir o novo local pelo e-Título ou site do TSE
    04/10/2026
  • Eleições: e-Título permite justificar ausência pelo celular0
    Eleições: E-Título permite justificar ausência pelo celular Eleitor fora do município de votação pode usar o aplicativo no dia da eleição, com validação por geolocalização
    04/10/2026
  • Eleições: PF faz operação sobre ilícitos eleitorais no Ceará0
    Eleições: PF faz operação sobre ilícitos eleitorais no Ceará Operação Rastilho cumpre 19 mandados de busca e apreensão em Fortaleza, Coreaú, Irauçuba e Itapajé
    03/10/2026
  • Guilherme Salvez lança álbum inspirado na vaquejada0
    Cultura: Guilherme Salvez lança álbum inspirado na vaquejada “SALVEZ” chega às plataformas digitais em 6 de outubro com repertório de forró e referências às festas e vaquejadas do Nordeste
    03/10/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas