

Exposição "Imagens que Ardem" reúne registros históricos da Ditadura Militar e convida o público a refletir sobre memória, democracia e direitos humanos. | Foto: divulgação
06 de julho de 2026 – O Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), por meio do projeto Museu Itinerante, apresenta a exposição “Imagens que Ardem”, em cartaz no Grand Shopping, em Fortaleza. A mostra reúne cerca de 30 fotografias históricas que retratam momentos marcantes da Ditadura Militar no Brasil (1964–1985), propondo uma reflexão sobre memória, democracia e direitos humanos.
Com registros assinados pelos renomados fotojornalistas Evandro Teixeira, Juca Martins e Orlando Brito, a exposição leva ao público imagens que documentam manifestações populares, episódios de repressão e personagens que marcaram um dos períodos mais delicados da história do país.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
As obras destacam o papel do fotojornalismo na construção da memória coletiva brasileira, registrando acontecimentos históricos que ajudam a compreender os impactos da censura, da perseguição política e da restrição das liberdades civis durante a Ditadura Militar.
Mais do que documentos históricos, as fotografias convidam os visitantes a refletirem sobre a importância da democracia e dos direitos humanos, estabelecendo conexões entre o passado e os desafios da sociedade contemporânea.

A exposição integra o projeto Museu Itinerante, iniciativa do Museu da Fotografia Fortaleza que busca democratizar o acesso à fotografia e aproximar diferentes públicos de importantes recortes da história e da cultura brasileira.
Por meio do projeto, parte do acervo do MFF circula por diversos espaços da cidade, ampliando o alcance das ações culturais promovidas pela instituição.
Inaugurado em 10 de março de 2017, o Museu da Fotografia Fortaleza possui dois andares destinados ao acervo permanente e um espaço exclusivo para exposições temporárias.
A instituição mantém uma equipe de mais de 40 profissionais nas áreas de educação, cultura, ação social e administração. Atualmente, desenvolve quatro programas permanentes — Museu na Comunidade, Museu na Saúde, Museu Acessível e Museu Itinerante — que reúnem 12 projetos voltados à preservação da memória e à democratização da cultura.
Além das exposições, o MFF promove cursos, oficinas e visitas guiadas destinadas a estudantes, educadores, artistas e pessoas idosas, em parceria com órgãos públicos das áreas de Cultura, Turismo e Educação.
Exposição: Imagens que Ardem
Local: Grand Shopping – Avenida Frei Cirilo, 3840, Messejana, Fortaleza
Período: Em cartaz por dois meses (até agosto de 2026)
Realização: Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), por meio do projeto Museu Itinerante
Leia também | Unicred apresenta programa gastronômico em Fortaleza
Tags: Museu da Fotografia Fortaleza, MFF, Imagens que Ardem, exposição, Ditadura Militar, memória, democracia, direitos humanos, Evandro Teixeira, Juca Martins, Orlando Brito, fotojornalismo, Grand Shopping, Fortaleza, cultura, Museu Itinerante, fotografia, exposições, Portal Terra da Luz