logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Campanha: Fortaleza realiza “Dia D” de multivacinação em 112 postos de saúde neste sábado (16/10)
Prevenção Fortaleza realiza “Dia D” de multivacinação em 112 postos de saúde neste sábado (16/10)
14/10/2021
Financiamento: Roberto Claudio defende mais recursos federais para a saúde em evento da classe médica
Financiamento Roberto Claudio defende mais recursos federais para a saúde em evento da classe médica
14/10/2021
Exibir tudo

Outubro Rosa Instituição viabiliza locomoção de mulheres do interior para exames de mamografias em Fortaleza Ao todo, 600 mamografias serão realizadas, de forma gratuita, para mulheres que não têm condições e acesso ao exame

Outubro Rosa: Instituição viabiliza locomoção de mulheres do interior para exames de mamografias em Fortaleza

O público alvo prioritário da campanha são mulheres a partir dos 40 anos, com risco elevado para o câncer de mama | Foto: divulgação

O Instituto Compartilha – SAMEAC em parceria com municípios do interior do estado, nos quais tem atuação nas áreas de gestão em saúde e assistência, promove ao longo do mês de outubro uma série de ações voltadas para a campanha “Outubro Rosa”. Na programação, ações que envolvem orientações, palestras e, ainda, exames de mamografias, gratuitos, para mulheres que não têm condições e acesso ao exame, residentes nos municípios onde o Instituto atua.

Ao todo, 600 mamografias serão realizadas, prioritariamente, em mulheres a partir dos 40 anos, sobretudo aquelas com risco elevado para o câncer de mama. Os exames serão realizados pelo Grupo de Educação e Estudos Oncológicos (GEEON) e Associação Nossa Casa, instituições que mantém parcerias institucionais com o Instituto Compartilha. O Instituto irá organizar logística de transporte e alimentação, com os municípios parceiros, para viabilizar a locomoção das mulheres vindas do interior à Fortaleza para a realização dos exames, com comodidade e segurança.

Municípios beneficiados

A ação faz parte da campanha de mobilização e conscientização para o câncer de mama, Outubro Rosa, que o Instituto está desenvolvendo com os municípios onde desenvolve trabalho de gestão em saúde e assistência.

Hoje, a instituição está presente nos municípios de Aratuba, Alcântaras, Senador Pompeu, Ipu, Hidrolândia, Croatá, Jijoca de Jericoacoara, Paracuru, São Gonçalo do Amarante, Santa Quitéria e Meruoca. Para esta ação, o Instituto também vai atender Fortaleza, disponibilizando mamografias para mulheres que residem nas comunidades onde mantém projetos de saúde e assistência como Comunidade João XXIII (Pau Pelado) e Barroso.

Para Jô Dantas, enfermeira e coordenadora da ação, esta é uma ação de prevenção, porém caso tenha qualquer suspeita ou diagnóstico positivo de câncer de mama a paciente será encaminhada ao município onde reside para dar seguimento, imediato, ao tratamento, com todo apoio e monitoramento do Instituto.

“O Instituto Compartilha vai facilitar o acesso à demanda de exames aos pacientes que não têm condições de fazer o exame por conta própria, principalmente, dos municípios do interior, possibilitando a detecção precoce e o rastreamento do diagnóstico preciso da doença. O Instituto vai assegurar que as pacientes recebam todo o apoio e atendimento necessários antes, durante e depois do exame, fazendo com que elas se sintam acolhidas”, afirma Jô.

A ideia do Instituto é fazer com que os exames de mamografias sejam uma ação permanente e não só uma ação no mês de outubro ou para zerar fila, mas que essas mulheres possam receber atendimento e realizar os exames ao longo do ano todo.

Segundo o DataSUS, em 2020, um milhão de mulheres deixaram de fazer exames, só no ano passado surgiram 66 mil novos casos de câncer de mama. Esses são dados do INCA, que constatou que 18 mil das mortes por câncer no Brasil são de mama.

Sobre o Instituto Compartilha SAMEAC

O Instituto Compartilha – Sameac, com sede em Fortaleza, é uma instituição sem fins lucrativos, que tem como missão desenvolver soluções em saúde pública e ações para o fortalecimento das organizações da Sociedade Civil (OSC). Desde 1955, presta serviços exclusivos em saúde pública no Brasil. Ao longo de mais de 60 anos, realizou a gestão do Hospital Universitário Walter Cantídio e da Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC). Hoje, o Instituto atua em parceria com prefeituras, empresas e outras instituições na área de saúde e Terceiro Setor.

Leia também | Fortaleza realiza “Dia D” de multivacinação em 112 postos de saúde neste sábado (16/10)

Compartilhar

Artigos Relacionados

Volta às aulas exige atenção à saúde respiratória

Clima seco, ventos e retorno das aulas aumentam os cuidados necessários para prevenir doenças respiratórias durante o mês de agosto no Ceará. | Foto: divulgação

31/07/2026

Saúde: Volta às aulas exige atenção à saúde respiratória Clima seco e temporada dos ventos aumentam o risco de gripes, alergias e outras doenças respiratórias no Ceará durante o mês de agosto


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Parceiro externo:
Apostas Copa do Mundo

Mais energia para o Brasil

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/05/WhatsApp-Video-2026-05-15-at-16.56.42-1.mp4
✕

Redes Sociais

Categorias

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Saúde Pública Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 31/07/2026

    Cidadania: MP recomenda nova sede para Conselho Tutelar de Tauá – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Cidadania: MP recomenda nova sede para Conselho Tutelar de Tauá

  • 26/07/2026

    yanalex Comentado em Digital Como criar apresentações profissionais com IA em minutos

  • 25/07/2026

    Ana Lucia Souza Do Nascimento Comentado em Oportunidade: ArcelorMittal abre edital com até R$ 100 mil

  • 23/07/2026

    BENEDITO BARBOSA DO NASCIMENTO Comentado em Inclusão: Projeto abre oficinas de arte para PCDs e pessoas com TEA

  • 23/07/2026

    BENEDITO BARBOSA DO NASCIMENTO Comentado em Inclusão: Projeto abre oficinas de arte para PCDs e pessoas com TEA

  • 23/07/2026

    BENEDITO BARBOSA DO NASCIMENTO Comentado em Inclusão: Projeto abre oficinas de arte para PCDs e pessoas com TEA

Últimas Notícias

  • Volta às aulas exige atenção à saúde respiratória0
    Saúde: Volta às aulas exige atenção à saúde respiratória Clima seco e temporada dos ventos aumentam o risco de gripes, alergias e outras doenças respiratórias no Ceará durante o mês de agosto
    31/07/2026
  • Defensoria promove mutirão Meu Pai Tem Nome no CE0
    Cidadania: Defensoria promove mutirão Meu Pai Tem Nome no CE Ação gratuita acontece neste sábado (1º) em Fortaleza, Sobral e Crato para reconhecimento voluntário e investigação de paternidade
    31/07/2026
  • Mundo: Avalanche deixa alpinistas desaparecidos0
    Mundo: Avalanche deixa alpinistas desaparecidos Grupo liderado por Nirmal Purja perdeu comunicação após acidente no Broad Peak, uma das montanhas mais altas do mundo
    31/07/2026
  • Saúde: DNEDX participa de simpósio de cirurgia animal0
    Saúde: DNEDX participa de simpósio de cirurgia animal Distribuidora de equipamentos para diagnóstico humano e veterinário reforça apoio à formação acadêmica e à atualização científica
    31/07/2026
  • MP recomenda nova sede para Conselho Tutelar de Tauá1
    Cidadania: MP recomenda nova sede para Conselho Tutelar de Tauá Inspeção identificou infiltrações, falta de acessibilidade e estrutura inadequada para atendimento de crianças, adolescentes e famílias
    30/07/2026
  • Festival Halleluya reúne mais de 1 milhão de pessoas0
    Eventos: Festival Halleluya reúne mais de 1 milhão de pessoas Evento encerra edição histórica em Fortaleza com recordes de público, ações solidárias e mensagem especial do Papa Leão XIV
    30/07/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas