logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Investigação: PGR fecha delação no caso Dark Horse
Investigação: PGR fecha delação no caso Dark Horse
03/09/2026
Vasco e Palmeiras avançam à semi da Copa do Brasil
Esporte: Vasco e Palmeiras avançam à semi da Copa do Brasil
03/09/2026
Exibir tudo

Economia: UE suspende importações de carnes do Brasil Medida começa nesta quinta-feira (3) e afeta carnes bovina e de aves, além de mel

UE suspende importações de carnes do Brasil

A medida está relacionada às exigências do bloco sobre o uso de antibióticos e outros medicamentos na criação de animais. | Foto: Wenderson Araujo/CNA

03 de setembro de 2026 – A União Europeia começa a suspender nesta quinta-feira (3) as importações de carne bovina, carne de aves e mel do Brasil. A medida foi adotada após a Comissão Europeia afirmar que o governo brasileiro não apresentou garantias consideradas suficientes de que o país cumpre as regras do bloco para o uso de antibióticos e outros medicamentos na criação de animais.

A restrição havia sido anunciada em maio, quando o Brasil foi retirado da lista de países autorizados a exportar esses produtos para o mercado europeu. Ainda não há prazo definido para que a medida seja suspensa.

Pelas normas da União Europeia, determinados medicamentos não podem ser utilizados para acelerar o crescimento dos animais ou aumentar a produção. O bloco também restringe o uso de alguns antibióticos destinados ao tratamento de infecções em seres humanos.

A preocupação das autoridades europeias está relacionada ao risco de resistência antimicrobiana. O uso excessivo ou inadequado de antibióticos pode contribuir para o surgimento de bactérias resistentes aos medicamentos, dificultando o tratamento de infecções.

A porta-voz da Comissão Europeia, Paula Pinho, afirmou que o bloco busca garantias relacionadas a todo o processo de criação dos animais.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Auditoria avalia produção de aves e mel

No caso das carnes de aves e do mel, especialistas europeus realizam uma auditoria no Brasil para verificar o cumprimento das exigências. O trabalho deve ser concluído até o fim desta semana.

Após a conclusão da auditoria, os resultados ainda passarão por análise antes de serem divulgados pelas autoridades europeias.

A suspensão das importações ocorre em meio às negociações entre autoridades brasileiras e europeias para que o país volte a cumprir os requisitos necessários para comercializar os produtos no mercado da União Europeia.

Setor brasileiro tenta reverter decisão

A Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec) informou que o setor de carne bovina continua trabalhando para que o Brasil seja novamente incluído na lista de países autorizados a exportar para a União Europeia.

Segundo a entidade, o Ministério da Agricultura já apresentou garantias oficiais sobre o cumprimento das exigências europeias. A associação também informou que a cadeia produtiva da carne bovina adotou um protocolo próprio para monitorar o uso de antimicrobianos, desenvolvido em parceria com outras entidades do setor.

A Abiec afirma que a restrição está relacionada a uma exigência específica da União Europeia para países fornecedores e sustenta que a decisão não altera a qualidade, a segurança ou as condições sanitárias da carne bovina produzida no Brasil.

A entidade informou ainda que mantém diálogo com o governo brasileiro e representantes do setor para buscar a reinclusão do país entre os fornecedores autorizados ao mercado europeu.

CNA cobra medidas do governo

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) também pediu uma reação do governo brasileiro à decisão europeia.

O presidente da entidade, João Martins, encaminhou um ofício ao Itamaraty solicitando o acionamento do Mecanismo de Reequilíbrio de Concessões. O instrumento permite ao Brasil buscar compensações comerciais diante de medidas que possam prejudicar produtos brasileiros.

Entre as alternativas avaliadas pela CNA está a suspensão de benefícios tarifários concedidos a produtos europeus. A entidade afirma que a decisão da União Europeia pode gerar prejuízos para o agronegócio brasileiro.

Em 2025, as exportações brasileiras de carne bovina e de frango para a União Europeia movimentaram aproximadamente US$ 1,8 bilhão.

Entidade questiona importação de azeites

Além de pedir providências relacionadas às carnes, a CNA solicitou ao Ministério da Agricultura uma investigação sobre a qualidade e a classificação dos azeites de oliva importados e comercializados no Brasil, especialmente os produtos vendidos como extravirgens.

O pedido não menciona diretamente a União Europeia. Entretanto, cerca de 89% das quase 90 mil toneladas de azeite importadas pelo Brasil em 2025 tiveram origem em países do bloco, principalmente Portugal, Espanha e Itália.

No mesmo período, as importações de azeite provenientes desses mercados movimentaram aproximadamente US$ 540 milhões.

Leia também | Ônibus terão 91 viagens extras no feriado da Independência

Viagem: Ônibus terão 91 viagens extras no feriado da Independência

Tags: Portal Terra da Luz, União Europeia, UE, Brasil, carnes brasileiras, carne bovina, carne de frango, carne de aves, mel, exportações, importações, agronegócio, agronegócio brasileiro, comércio exterior, comércio internacional, economia, mercado europeu, mercado internacional, exportação de carne, exportação brasileira, carne brasileira, setor pecuário, pecuária brasileira, antibióticos, antimicrobianos, resistência antimicrobiana, medicamentos veterinários, Comissão Europeia, Ministério da Agricultura, Abiec, CNA, Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, Itamaraty, João Martins, Paula Pinho, azeite de oliva, azeite extravirgem, Portugal, Espanha, Itália, produtos europeus, relações comerciais, Brasil e União Europeia

Compartilhar

Artigos Relacionados

Fim da escala 6x1 não vai a plenário no Senado

A base do governo avaliou não ter segurança sobre os 49 votos necessários para aprovar a PEC em cada turno. | Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

03/09/2026

Política: Fim da escala 6×1 não vai a plenário no Senado Oposição obstrui sessão e votação da PEC deve ficar para outubro


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Parceiro externo:
Apostas Copa do Mundo

Mais energia para o Brasil

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/05/WhatsApp-Video-2026-05-15-at-16.56.42-1.mp4
✕

Redes Sociais

Categorias

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Educacão Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Saúde Pública Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 02/09/2026

    Ceará: Alece amplia rede de apoio às mulheres no Ceará – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Ceará: Alece amplia rede de apoio às mulheres no Ceará

  • 02/09/2026

    Segurança: MPCE investiga fraudes em licitações em Juazeiro do Norte – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Segurança: MPCE investiga fraudes em licitações em Juazeiro do Norte

  • 02/09/2026

    Jordana Dielly Bezerra Rodrigues Comentado em Política Deputado Queiroz Filho solicita instalação de poços profundos em municípios cearenses

  • 31/08/2026

    Brasil entra em pesquisa internacional que busca novos caminhos para a cura da hepatite B - Medicina no Brasil Notícias Comentado em Saúde: Brasil busca cura da hepatite B em estudo global

  • 26/08/2026

    Hermann Hesse Feitosa Alexandrino Comentado em Cultura: Márcio Fernandes lança single “Aeroporto” no dia 31

  • 26/08/2026

    Márcio Fernandes Comentado em Cultura: Márcio Fernandes lança single “Aeroporto” no dia 31

Últimas Notícias

  • Investigação: PGR fecha delação no caso Dark Horse0
    Investigação: PGR fecha delação no caso Dark Horse Empresário Antonio Carlos Freixo Júnior é dono de empresa que teria feito repasses a fundo ligado ao financiamento do filme sobre Jair Bolsonaro
    03/09/2026
  • Ônibus terão 91 viagens extras no feriado0
    Viagem: Ônibus terão 91 viagens extras no feriado da Independência Mais de 34 mil passageiros devem embarcar nos Terminais Rodoviários de Fortaleza entre 3 e 7 de setembro
    03/09/2026
  • Justiça: Moraes segurou ação de interesse do Master0
    Justiça: Moraes segurou ação de interesse do Master Ministro pediu vista em julgamento sobre precatórios ligados ao Banco Master e devolveu o caso ao plenário em fevereiro deste ano
    02/09/2026
  • Saúde: Auriculoterapia apoia mães atípicas no Ceará0
    Saúde: Auriculoterapia apoia mães atípicas no Ceará Projeto da Alece capacita mães atendidas pelo Ciadi para uso da técnica como aliada no bem-estar de crianças neurodivergentes
    02/09/2026
  • Justiça: Juiz auxiliar de Mendonça ouviu Vorcaro0
    Justiça: Juiz auxiliar de Mendonça ouviu Vorcaro Depoimento ocorreu sem a presença da Polícia Federal e tratou da atuação da corporação no caso envolvendo o ex-banqueiro
    02/09/2026
  • Política: Câmara aprova Rodrigo Pacheco para o TCU0
    Política: Câmara aprova Rodrigo Pacheco para o TCU Senador foi aprovado por 404 votos a 61 e ocupará vaga aberta com a saída antecipada do ministro Bruno Dantas
    02/09/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas