

Base governista define Luizianne Lins como candidata ao Senado na chapa de Elmano após desistência de Eunício | Fotomontagem feita com auxílio de IA
05 de agosto de 2026 – A cúpula da base governista no Ceará definiu a deputada federal Luizianne Lins (Rede) como segunda candidata ao Senado Federal na chapa majoritária do governador Elmano de Freitas (PT), que busca a reeleição ao Governo do Estado.
A definição ocorreu no último dia do prazo para realização das convenções partidárias e encerrou uma das negociações mais longas do bloco governista para as eleições deste ano.
Com a escolha, a chapa passa a reunir forças do PT, da Federação PSOL-Rede e de partidos aliados da base de esquerda e centro-esquerda no Ceará.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Também nesta quarta-feira (5), o MDB confirmou apoio à candidatura de Elmano de Freitas ao Governo do Ceará durante convenção estadual realizada em Fortaleza.
O presidente estadual do partido, deputado federal Eunício Oliveira (MDB), participou de forma remota e anunciou a desistência da candidatura ao Senado.
Segundo Eunício, a decisão foi motivada por questões de saúde. O parlamentar foi diagnosticado no fim de junho com um quadro de anemia profunda e afirmou que o tratamento afetou sua imunidade.
“O problema é que fui surpreendido com a anemia profunda e, após o tratamento, você perde a imunidade. Para não criar problemas para a nossa coligação, eu disse para o conjunto (de aliados) que o importante é a gente ganhar as eleições. Depois nós vamos fazer entendimentos diferentes”, destacou Eunício Oliveira.
Eunício afirmou ainda que a desistência foi comunicada ao governador Elmano de Freitas e que o MDB segue negociando outros espaços dentro da base governista.
“O MDB não foi excluído dessa chapa. Infelizmente, o destino me retirou deste pleito por uma questão de saúde, mas estamos negociando outras posições. O MDB não será prejudicado”, afirmou Eunício Oliveira.
O governador Elmano de Freitas também participou da convenção do MDB de forma remota. Em vídeo, desejou melhoras a Eunício e celebrou a continuidade da aliança com o partido.
A convenção estadual do MDB ocorreu no Meireles e reuniu lideranças da legenda. Além do apoio ao PT na eleição para o Governo do Ceará, o encontro oficializou candidaturas a deputado estadual e deputado federal.
A definição de Luizianne Lins ganhou força após reuniões decisivas em Fortaleza e conversas internas entre lideranças da base governista.
De acordo com o texto original, o desfecho avançou após ligação direta de Elmano de Freitas, que fez Luizianne viajar de Brasília para o Ceará para alinhar os últimos termos com o senador Camilo Santana (PT) e o ministro José Guimarães (PT).
Antes da definição, outros nomes eram cotados para a vaga ao Senado, entre eles Eunício Oliveira e o empresário Chiquinho Feitosa (Republicanos), que abriram mão da disputa.
Com isso, a escolha ficou concentrada em Luizianne Lins e Chagas Vieira, que acabou contemplado na suplência.
A indicação de Luizianne Lins também reforça a presença da Federação PSOL-Rede no arranjo eleitoral governista.
O senador Cid Gomes vinha sendo um dos principais defensores da presença da deputada na chapa, sob o argumento de que a inclusão da federação amplia o arco de alianças.
A avaliação interna é que Luizianne fortalece o diálogo com movimentos sociais e com o eleitorado da Região Metropolitana de Fortaleza, onde a ex-prefeita mantém trajetória política relevante.
Com a definição da segunda vaga ao Senado, a base governista consolida parte importante da composição majoritária para a disputa eleitoral no Ceará.
O MDB, que já esteve aliado ao PT na eleição de 2022, permanece na base de apoio a Elmano.
Naquele pleito, o partido participou da chapa com Jade Romero como candidata a vice-governadora. Ela deixou o MDB e agora disputará uma vaga na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) pelo PT.
As convenções partidárias são os eventos em que os filiados escolhem oficialmente os candidatos que disputarão as eleições.
O prazo final para realização das convenções termina nesta quarta-feira, 5 de agosto.
Após essa etapa, os nomes definidos pelos partidos e federações devem ser registrados na Justiça Eleitoral até 15 de agosto.
A campanha eleitoral começa oficialmente no dia seguinte.
Nas eleições deste ano, marcadas para 4 de outubro, os eleitores votarão para presidente da República, governador, duas vagas ao Senado por estado, deputado federal e deputado estadual.
Leia também | Flávio Bolsonaro anuncia vice para disputa presidencial
Tags: Luizianne Lins, Elmano de Freitas, Senado Federal, eleições 2026, Ceará, política no Ceará, Governo do Ceará, PT, Rede, Federação PSOL-Rede, MDB, Eunício Oliveira, Camilo Santana, José Guimarães, Cid Gomes, Chiquinho Feitosa, Chagas Vieira, Jade Romero, Assembleia Legislativa do Ceará, Alece, convenções partidárias, Justiça Eleitoral, Tribunal Superior Eleitoral, TSE, campanha eleitoral, chapa majoritária, base governista, Fortaleza, Portal Terra Da Luz