

Ceará recebe mais de 20 mil tubetes de insulina glargina para ampliar o tratamento do diabetes pelo SUS. | Foto: Ministério da Saúde
22 de julho de 2026 – O Ceará recebeu 20.695 tubetes de insulina glargina e 5.655 canetas reutilizáveis para aplicação do medicamento, como parte da estratégia do Ministério da Saúde para ampliar o acesso ao tratamento do diabetes pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
A distribuição faz parte da transição gradual da insulina NPH para a insulina glargina, medicamento de ação prolongada considerado mais moderno e que será destinado, inicialmente, a pacientes de 2 a 18 anos incompletos com diabetes tipo 1 e pessoas com 70 anos ou mais com diabetes tipo 1 ou tipo 2.
Até esta terça-feira (21), o Ministério da Saúde havia distribuído cerca de 383 mil tubetes de insulina glargina para estados de todo o país.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
A insulina glargina possui ação prolongada e, na maioria dos casos, requer apenas uma aplicação diária, enquanto outros esquemas terapêuticos podem exigir até três aplicações por dia.
Segundo o Ministério da Saúde, o tratamento proporciona maior estabilidade no controle da glicemia, reduz o risco de episódios de hipoglicemia e favorece a adesão ao tratamento, contribuindo para mais segurança e qualidade de vida dos pacientes.
A distribuição do medicamento integra uma Parceria para o Desenvolvimento Produtivo (PDP), que busca ampliar a produção nacional da insulina e fortalecer o abastecimento do SUS.
O acesso ao medicamento será realizado mediante avaliação clínica e prescrição médica.
Os pacientes ou seus responsáveis devem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima, levando a receita médica devidamente emitida e carimbada.
Após a avaliação da equipe multiprofissional, será analisada a possibilidade de substituição da insulina NPH pela glargina, conforme os critérios clínicos estabelecidos.
Além do medicamento, os pacientes receberão uma caneta reutilizável, com validade de até três anos, além das agulhas necessárias para a aplicação correta e orientações sobre armazenamento, técnica de uso e continuidade do tratamento.
O Ministério da Saúde informa que a substituição da insulina NPH pela glargina ocorrerá de forma gradual em todo o país, garantindo segurança aos pacientes durante a adaptação ao novo tratamento.
A expectativa é que todos os estados recebam os insumos até o fim deste mês.
Leia também | Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 62 milhões
Tags: insulina glargina, diabetes, SUS, Ministério da Saúde, Ceará, insulina NPH, diabetes tipo 1, diabetes tipo 2, Unidades Básicas de Saúde, UBS, tratamento do diabetes, saúde pública, medicamentos, hipoglicemia, atenção primária, Portal Terra da Luz