

Donald Trump comenta possível fim do cessar-fogo com o Irã em meio a impasses nas negociações internacionais | Foto: REUTERS/Kevin Lamarque
20 de abril de 2026 – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira (20) que o cessar-fogo com o Irã deve ser encerrado na noite da próxima quarta-feira (22), no horário de Washington. Segundo o líder americano, a possibilidade de prorrogação da trégua é considerada remota caso não haja avanço nas negociações.
Em entrevista por telefone à agência Bloomberg, Trump foi direto ao abordar o tema: “É altamente improvável que eu o estenda”. O cessar-fogo, iniciado na noite de 7 de abril, tinha duração inicial prevista de duas semanas.
O presidente norte-americano também destacou cautela nas tratativas diplomáticas. “Não vou me precipitar em fechar um mau acordo. Temos todo o tempo do mundo”, afirmou.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Ao ser questionado sobre a possibilidade de retomada imediata dos confrontos, Trump indicou que o cenário é provável diante da ausência de consenso. “Se não houver acordo, certamente esperaria que sim”, disse.
A posição do presidente já vinha sendo considerada incerta. Na semana anterior, durante conversa com jornalistas, Trump foi questionado diversas vezes sobre a extensão do cessar-fogo, apresentando respostas divergentes ao longo da entrevista.
Estados Unidos e Irã tentam construir um acordo capaz de encerrar de forma definitiva o conflito no Oriente Médio, iniciado no fim de fevereiro e ampliado para outros países da região. No entanto, divergências em pontos estratégicos seguem dificultando o avanço das negociações.
Entre os principais obstáculos estão questões ligadas à segurança regional, programas militares e condições políticas exigidas por ambos os lados. Enquanto Washington pressiona por garantias mais rígidas, Teerã demonstra resistência a algumas das exigências impostas.
O cenário mantém a comunidade internacional em alerta, diante do risco de uma nova escalada militar na região caso o cessar-fogo não seja renovado.
Leia também | Bezos testa foguete reutilizável e rivaliza com Musk
Tags: Estados Unidos, Irã, Donald Trump, cessar-fogo, Oriente Médio, conflito internacional, diplomacia, guerra, negociações internacionais, política externa, Washington, Teerã, crise internacional, segurança global, acordo nuclear, geopolítica, Portal Terra Da Luz