logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Gastronomia: Art Vino & Cucina amplia experiência em Fortaleza
Gastronomia: Art Vino & Cucina amplia experiência em Fortaleza
02/04/2026
Política: Janela partidária termina e muda forças na Câmara
Política: Janela partidária termina e muda forças na Câmara
03/04/2026
Exibir tudo

Economia: Lula defende Pix após críticas dos EUA Presidente rebate relatório comercial e afirma que sistema brasileiro será aprimorado para atender a população

Economia: Lula defende Pix após críticas dos EUA

Presidente Lula comenta críticas internacionais ao Pix durante agenda oficial em Salvador | Foto: Ricardo Stuckert/PR

03 de abril de 2026 – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva saiu em defesa do sistema de pagamentos instantâneos Pix após críticas feitas em relatório do Escritório do Representante Comercial dos Estados Unidos. Durante agenda em Salvador (BA), o chefe do Executivo afirmou que a ferramenta criada pelo Banco Central do Brasil continuará sendo aperfeiçoada.

“O Pix é do Brasil e ninguém vai fazer a gente mudar o Pix, pelo serviço que ele está prestando à sociedade brasileira”, declarou o presidente.

Segundo o relatório norte-americano, empresas dos Estados Unidos demonstraram preocupação com um possível tratamento preferencial ao sistema brasileiro, o que poderia prejudicar companhias estrangeiras do setor de pagamentos digitais.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Críticas dos EUA e resposta do Brasil

O documento aponta que o Banco Central cria, opera e regula o Pix, exigindo sua adoção por instituições financeiras com mais de 500 mil contas. Para autoridades e empresas dos EUA, esse modelo poderia gerar desequilíbrios competitivos.

A discussão ocorre em meio a uma investigação aberta anteriormente pelo país governado por Donald Trump, que analisa práticas comerciais brasileiras consideradas “desleais”. Entre os pontos levantados está a possível vantagem do Pix em relação ao WhatsApp Pay, plataforma vinculada à Meta, do empresário Mark Zuckerberg.

Em resposta, o governo brasileiro reforçou que o sistema foi desenvolvido para garantir segurança e eficiência ao mercado financeiro, sem discriminar empresas estrangeiras. O argumento é de que a gestão pelo Banco Central assegura neutralidade, seguindo modelos semelhantes aos adotados por outras autoridades monetárias, como o Federal Reserve.

Expansão do Pix e cenário internacional

Lançado oficialmente em novembro de 2020, o Pix rapidamente se consolidou como um dos principais meios de pagamento no Brasil, sendo amplamente utilizado por pessoas físicas e empresas.

O relatório comercial dos EUA, divulgado em 31 de março, também aborda outros temas relacionados ao Brasil, como legislação trabalhista, mineração ilegal, proteção de dados e regras para plataformas digitais, apontados como possíveis barreiras ao comércio exterior norte-americano.

Agenda em Salvador e investimentos

Durante a agenda na capital baiana, Lula participou de entregas do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), com foco em mobilidade urbana. O presidente visitou as obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que já conta com trechos em fase de testes operacionais.

O projeto reúne investimentos de cerca de R$ 1,1 bilhão do governo federal e prevê expansão futura do sistema de transporte.

O evento também marcou a saída do ministro da Casa Civil, Rui Costa, que deixa o cargo para disputar uma vaga no Senado. A função será assumida por Miriam Belchior, atual secretária-executiva da pasta.

Leia também | BB prorroga renegociação de dívidas até abril

Economia: BB prorroga renegociação de dívidas até abril

Tags: Pix Brasil 2026, Lula defende Pix, críticas EUA sistema pagamentos, Banco Central Pix regras, comércio internacional Brasil EUA, WhatsApp Pay Brasil, Meta Mark Zuckerberg pagamentos, economia digital Brasil, relatório comercial EUA Brasil, PAC mobilidade urbana Salvador, VLT Salvador investimentos, política econômica Brasil, Portal Terra da Luz

Compartilhar

Artigos Relacionados

Gastronomia: Art Vino & Cucina amplia experiência em Fortaleza

Novo espaço gastronômico na Aldeota comandado por Felipe Adjafre une vinhos, culinária autoral e música ao vivo em Fortaleza.| Foto: divulgação

02/04/2026

Gastronomia: Art Vino & Cucina amplia experiência em Fortaleza Novo conceito assinado por Felipe Adjafre une alta gastronomia, vinhos internacionais e música ao vivo na Aldeota


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Redes Sociais

Alece – Ceará de Valores

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/02/VT-Ceara-de-Valores.mp4

Slide Slide

Parceiros

Slide Slide Slide Slide Slide

Navegue

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos
Portal Terra da Luz
✕

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Educação Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 30/03/2026

    Junior Comentado em Crimes Digitais Pix facilita o trabalho dos agiotas no Brasil

  • 23/03/2026

    Marta Sarmento Comentado em Inclusão: Fortaleza celebra inclusão com caminhada Down

  • 21/03/2026

    Ester de carvalho Comentado em Crimes Digitais Pix facilita o trabalho dos agiotas no Brasil

  • 19/03/2026

    Complexo solar inicia operação – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Energia: Complexo solar inicia operação

  • 11/03/2026

    capcut Comentado em Crimes Digitais Pix facilita o trabalho dos agiotas no Brasil

  • 06/03/2026

    Vitor Gabriel de lima Comentado em Inclusão: Prefeitura de São Gonçalo lança programa ‘Minha Primeira Chance’ com 220 vagas para jovens de 14 a 24 anos

Últimas Notícias

  • Espaço: Artemis II inicia viagem histórica rumo à Lua0
    Espaço: Artemis II inicia viagem histórica rumo à Lua Nave Orion deixa órbita terrestre com quatro astronautas em missão de teste da NASA
    03/04/2026
  • Política: Janela partidária termina e muda forças na Câmara0
    Política: Janela partidária termina e muda forças na Câmara Troca de partidos fortalece PL e reorganiza bancadas às vésperas das eleições de 2026
    03/04/2026
  • Política: PL cresce e União perde força na Câmara0
    Política: PL cresce e União perde força na Câmara Partido Liberal ultrapassa 100 deputados após janela partidária; União Brasil lidera perdas no período
    02/04/2026
  • Espaço: Artemis II: veja cronograma até retorno à Terra0
    Espaço: Artemis II: veja cronograma até retorno à Terra Missão tripulada da NASA já está em curso e sobrevoo lunar ocorre no dia 6 de abril
    02/04/2026
  • Espaço: Artemis II marca retorno tripulado à órbita da Lua0
    Espaço: Artemis II marca retorno tripulado à órbita da Lua Missão histórica da NASA leva astronautas além da Terra após mais de 50 anos e abre caminho para nova era da exploração espacial
    01/04/2026
  • Política: Mauro Filho se filia ao União Brasil no Ceará0
    Política: Mauro Filho se filia ao União Brasil no Ceará Ex-secretário fortalece Federação União Progressista na reta final da janela partidária
    31/03/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas