logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Mundo: Mojtaba Khamenei é líder supremo do Irã
Mundo: Mojtaba Khamenei é líder supremo do Irã
09/03/2026
Economia: Mercado mantém projeção de PIB em 1,82%
Economia: Mercado mantém projeção de PIB em 1,82%
09/03/2026
Exibir tudo

Justiça: Escritório ligado a Moraes explica contrato Banca da esposa do ministro do STF afirma que prestou consultoria ao Banco Master e nega atuação na Corte

Justiça: Escritório ligado a Moraes explica contrato

Ministro do STF Alexandre de Moraes ao lado da esposa Viviane Barci de Moraes, advogada cujo escritório prestou consultoria jurídica ao Banco Master | Foto: Foto: Ricardo Stuckert/PR

09 de março de 2026 – O escritório Barci de Moraes Sociedade de Advogados, ligado à advogada Viviane Barci de Moraes, esposa do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, divulgou nota pública nesta segunda-feira esclarecendo a prestação de serviços jurídicos ao Banco Master, instituição financeira controlada pelo banqueiro Daniel Vorcaro.

De acordo com o comunicado, o escritório foi contratado entre fevereiro de 2024 e novembro de 2025 para prestar serviços de consultoria e assessoria jurídica ao banco. A banca afirma que o trabalho envolveu uma equipe de 15 advogados e a contratação de outros três escritórios especializados para apoio técnico.

A nota destaca ainda que nenhuma causa foi conduzida pelo escritório no âmbito do STF, ressaltando que os serviços prestados não tiveram relação com processos na Corte.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Consultoria jurídica e reuniões com executivos

Segundo o documento divulgado pela banca, o contrato envolveu diversas atividades de consultoria jurídica voltadas principalmente para áreas de compliance, governança corporativa e análise regulatória.

Durante o período de prestação de serviços, foram realizadas 94 reuniões de trabalho entre representantes do banco e os advogados do escritório.

Desse total, 79 encontros ocorreram presencialmente na sede do Banco Master, com duração média de três horas, envolvendo equipes da área de compliance e da gestão corporativa da instituição financeira.

Também foram realizadas 13 reuniões com a presidência do banco e outras duas por videoconferência entre o departamento jurídico da instituição e os advogados responsáveis pela consultoria.

Entre as atividades desenvolvidas, a banca afirma ter elaborado 36 pareceres jurídicos sobre temas variados, incluindo questões previdenciárias, trabalhistas, contratuais, regulatórias, proteção de dados e mercado financeiro.

Prisão de Daniel Vorcaro e investigação da PF

A divulgação da nota ocorre após a nova prisão de Daniel Vorcaro, realizada pela Polícia Federal na última quarta-feira (4), em São Paulo.

A prisão integra a terceira fase da operação que investiga um suposto esquema bilionário de fraudes financeiras envolvendo ameaças, corrupção, lavagem de dinheiro e invasão de dispositivos eletrônicos.

A medida foi autorizada pelo ministro do STF André Mendonça, que assumiu recentemente a relatoria do caso.

Vorcaro já havia sido detido em novembro do ano passado ao tentar embarcar em um avião particular no aeroporto de Aeroporto Internacional de Guarulhos com destino à Europa, segundo investigadores.

Mensagens atribuídas ao banqueiro

O caso ganhou novos desdobramentos após a divulgação de mensagens atribuídas ao empresário e supostamente enviadas ao ministro Alexandre de Moraes por aplicativo de mensagens.

Segundo reportagens publicadas pelo jornal O Globo, os conteúdos teriam sido obtidos a partir da perícia realizada pela Polícia Federal em dispositivos eletrônicos apreendidos durante as investigações.

Após a divulgação das mensagens, o STF informou por meio de nota que o ministro Alexandre de Moraes nega ter recebido as mensagens atribuídas ao banqueiro.

Crise do Banco Master

O Banco Master entrou em liquidação extrajudicial pelo Banco Central do Brasil em novembro de 2025, após sinais de fragilidade financeira e elevado risco de insolvência.

A crise também atingiu outras instituições ligadas ao mesmo grupo financeiro, incluindo o Will Bank e o Banco Pleno.

Um dos pontos que chamou atenção do mercado foi a oferta de produtos financeiros com rentabilidade muito acima da média, especialmente Certificados de Depósito Bancário (CDBs).

Esses títulos de renda fixa funcionam como empréstimos feitos pelos investidores aos bancos, que em troca oferecem pagamento de juros.

Leia também | Nordeste lidera queda do desemprego

Economia: Nordeste lidera queda do desemprego
Compartilhar

Artigos Relacionados

Saúde: SOCEP lança campanha contra violência infantil

Sociedade Cearense de Pediatria lança campanha de combate à violência contra crianças e adolescentes em Fortaleza | Foto: divulgação

27/07/2026

Saúde: SOCEP lança campanha contra violência infantil Evento será realizado nesta terça-feira, 28, em Fortaleza, e também marcará o lançamento do 1º Concurso de Jornalismo da entidade


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Parceiro externo:
Apostas Copa do Mundo

Mais energia para o Brasil

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/05/WhatsApp-Video-2026-05-15-at-16.56.42-1.mp4
✕

Redes Sociais

Categorias

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Saúde Pública Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 26/07/2026

    yanalex Comentado em Digital Como criar apresentações profissionais com IA em minutos

  • 25/07/2026

    Ana Lucia Souza Do Nascimento Comentado em Oportunidade: ArcelorMittal abre edital com até R$ 100 mil

  • 23/07/2026

    BENEDITO BARBOSA DO NASCIMENTO Comentado em Inclusão: Projeto abre oficinas de arte para PCDs e pessoas com TEA

  • 23/07/2026

    BENEDITO BARBOSA DO NASCIMENTO Comentado em Inclusão: Projeto abre oficinas de arte para PCDs e pessoas com TEA

  • 23/07/2026

    BENEDITO BARBOSA DO NASCIMENTO Comentado em Inclusão: Projeto abre oficinas de arte para PCDs e pessoas com TEA

  • 23/07/2026

    BENEDITO BARBOSA DO NASCIMENTO Comentado em Inclusão: Projeto abre oficinas de arte para PCDs e pessoas com TEA

Últimas Notícias

  • Saúde: SOCEP lança campanha contra violência infantil0
    Saúde: SOCEP lança campanha contra violência infantil Evento será realizado nesta terça-feira, 28, em Fortaleza, e também marcará o lançamento do 1º Concurso de Jornalismo da entidade
    27/07/2026
  • MDB decide ficar fora da disputa presidencial0
    Política: MDB decide ficar fora da disputa presidencial Partido libera diretórios estaduais para definir alianças locais e concentra estratégia na eleição de governadores e no fortalecimento das bancadas no Congresso
    27/07/2026
  • Unesco reconhece Teatros da Amazônia como Patrimônio0
    Cultura: Unesco reconhece Teatros da Amazônia como Patrimônio Theatro da Paz, em Belém, e Teatro Amazonas, em Manaus, passam a integrar a lista de Patrimônio Mundial Cultural da Unesco
    27/07/2026
  • Política: Zema lança candidatura contra o PT0
    Política: Zema lança candidatura contra o PT Ex-governador de Minas Gerais é confirmado pelo Novo como candidato à Presidência e busca se posicionar como alternativa à polarização
    27/07/2026
  • Estudante cearense é premiado por unir IA e saber popular0
    Educação: Estudante cearense é premiado por unir IA e saber popular Aos 16 anos, aluno de escola pública de Iracema conquista o Prêmio Fundação Bunge com projeto que combina inteligência artificial e conhecimentos dos "profetas da chuva"
    27/07/2026
  • Brasileira desaparecida na França é encontrada com vida0
    Mundo: Brasileira desaparecida na França é encontrada com vida Engenheira cearense natural de Brasília foi localizada em Lyon após cinco dias desaparecida e recebe atendimento médico ao lado da família
    27/07/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas