

Visão geral da arena de patinação em Milão, uma das sedes da Olimpíada de Inverno Milão-Cortina 2026, que começa oficialmente nesta sexta-feira | Foto: Reuters/Fabrizio Bensch
06 de fevereiro de 2026 -Os Jogos Olímpicos de Inverno Milão-Cortina 2026 começam oficialmente nesta sexta-feira (6), com a cerimônia de abertura marcada para as 16h (horário de Brasília), no Estádio San Siro, em Milão, na Itália. O evento marca o início de uma das maiores celebrações do esporte mundial e contará com a participação de mais de 3 mil atletas de 90 países.
Maior medalhista olímpica da história do Brasil, a ginasta Rebeca Andrade será uma das convidadas especiais para conduzir a bandeira olímpica, ao lado de outras sete personalidades escolhidas pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) e pela organização dos Jogos.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Além de Milão, a cerimônia ocorrerá simultaneamente nas cidades de Predazzo, Livigno e Cortina d’Ampezzo, sedes das competições. A programação artística contará com apresentações de grandes nomes da música internacional, como Andrea Bocelli e Laura Pausini, da Itália, Mariah Carey, dos Estados Unidos, e o pianista chinês Lang Lang, integrante da Orquestra Filarmônica de Viena.
Os porta-bandeiras da delegação brasileira na cerimônia de abertura serão os atletas Nicole Silveira, do skeleton, e Lucas Pinheiro Braathen, do esqui alpino.
O Brasil será representado por 14 atletas, que competirão em cinco das 16 modalidades dos Jogos: bobsled, esqui alpino, esqui cross-country, skeleton e snowboard. Algumas disputas, como curling, hóquei no gelo e snowboard, começaram antes mesmo da abertura oficial, na última quarta-feira (4).
A expectativa é de uma campanha histórica. Atletas como Lucas Pinheiro Braathen, Nicole Silveira e Pat Burgener já subiram ao pódio em etapas da Copa do Mundo nesta temporada, iniciada em novembro, o que aumenta a esperança por uma medalha inédita do Brasil em Jogos Olímpicos de Inverno.
Até hoje, o melhor resultado brasileiro na história foi alcançado pela carioca Isabel Clark, que terminou na nona colocação no snowboard cross nos Jogos de Turim, em 2006, também realizados na Itália.
Os primeiros brasileiros a competir em Milão-Cortina serão Bruna Moura, Eduarda Ribera e Manex Silva, que disputam as provas classificatórias do esqui cross-country (sprint), a partir das 5h15 (horário de Brasília), na cidade de Tesero.
As últimas provas com atletas brasileiros ocorrerão no dia 22 de fevereiro, data do encerramento dos Jogos, com a disputa do bobsled 4-man em Cortina d’Ampezzo.
TERÇA-FEIRA (10)
5h15 – Esqui Cross-Country (Sprint feminino – classificatória): Bruna Moura e Eduarda Ribera
5h55 – Esqui Cross-Country (Sprint masculino – classificatória): Manex Silva
QUARTA-FEIRA (11)
15h30 e 16h27 – Snowboard Halfpipe (classificação masculina): Pat Burgener e Augustinho Teixeira
QUINTA-FEIRA (12)
9h – Esqui Cross-Country (10 km feminino – técnica livre): Bruna Moura e Eduarda Ribera
SEXTA-FEIRA (13)
7h45 – Esqui Cross-Country (10 km masculino – técnica livre): Manex Silva
12h e 13h48 – Skeleton (descidas 1 e 2 – feminino): Nicole Silveira
15h30 – Snowboard Halfpipe (final masculina)
SÁBADO (14)
6h e 9h30 – Esqui Alpino (Slalom gigante masculino): Lucas Pinheiro Braathen
14h e 15h44 – Skeleton (descidas 3 e 4 – feminino): Nicole Silveira
SEGUNDA-FEIRA (16)
6h e 7h57 – Bobsled 2-man (descidas 1 e 2): equipe brasileira
6h e 9h30 – Esqui Alpino (Slalom masculino): Lucas Pinheiro Braathen
TERÇA-FEIRA (17)
15h e 17h05 – Bobsled 2-man (descidas 3 e 4): equipe brasileira
QUARTA-FEIRA (18)
5h45 – Esqui Cross-Country (Sprint por equipes – feminino): Eduarda Ribera e Bruna Moura
6h e 9h30 – Esqui Alpino (Slalom feminino): Alice Padilha
SÁBADO (21)
6h e 7h57 – Bobsled 4-man (descidas 1 e 2): equipe brasileira
DOMINGO (22)
6h e 8h15 – Bobsled 4-man (descidas 3 e 4): equipe brasileira
Leia também | Subsidiária da Embraer vende aeronaves elétricas ao Japão
Tags: Olimpíada de Inverno, Milão-Cortina 2026, Jogos Olímpicos de Inverno, Rebeca Andrade, esporte brasileiro, atletas brasileiros, cerimônia de abertura, COI, Itália, Milão, Cortina d’Ampezzo, esqui alpino, snowboard, skeleton, bobsled, Portal Terra Da Luz