

Largada da corrida sprint do GP do Catar de F1 | Foto: Mark Thompson/Getty Images
29 de novembro de 2025 — Oscar Piastri venceu de ponta a ponta a corrida sprint do GP do Catar e reduziu a diferença para o líder do Mundial de Fórmula 1, Lando Norris, mantendo viva a disputa pelo título em 2025. O piloto australiano somou oito pontos e agora está 22 atrás do britânico, que terminou a prova em terceiro. George Russell completou o pódio. O brasileiro Gabriel Bortoleto, da Sauber, terminou em 11º.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Logo na largada, Piastri conseguiu segurar a pressão de Russell e abrir vantagem na liderança. Norris tentou se aproximar, mas não encontrou ritmo suficiente para ameaçar os dois primeiros.
Mesmo com a vitória, Piastri segue pressionado, já que Norris pode garantir matematicamente o título na corrida principal deste domingo, dependendo da combinação de resultados. No entanto, com 50 pontos ainda em jogo até Abu Dhabi, a disputa segue aberta. Max Verstappen, que terminou em quarto, aparece 25 pontos atrás de Norris na tabela.
O brasileiro Gabriel Bortoleto largou em 13º e fez boa largada, chegando a 11º ainda nas primeiras voltas. Contudo, não conseguiu se aproximar de Alexander Albon, que mantinha vantagem crescente a cada volta. Bortoleto terminou em 11º, logo atrás do piloto da Williams.
Largada:
Piastri largou bem e manteve a ponta, enquanto Russell conseguiu segurar Norris. Verstappen subiu de sexto para quarto. Bortoleto também teve boa largada, ganhando duas posições.
Pressão de Verstappen:
O holandês chegou a manter menos de um segundo de diferença para Norris, mas voltou a enfrentar problemas com o carro, relatando “saltos” semelhantes aos de sexta-feira. Com isso, o britânico abriu vantagem e se isolou no top 3.
Disputa no meio do pelotão:
Antonelli e Tsunoda travaram disputa intensa, ambos recebendo punições por exceder limites de pista. Alonso foi o único piloto a fazer pit stop, terminando em sétimo.
Resultado da sprint — Top 10:
Leia também | Palmeiras e Flamengo decidem hoje o primeiro tetra brasileiro da Libertadores em final histórica
Tags: GP do Catar, Fórmula 1, Oscar Piastri, Lando Norris, George Russell, Max Verstappen, Gabriel Bortoleto, McLaren, Mercedes, Red Bull, Aston Martin, Williams, Sauber, sprint race, classificação F1 2025, título mundial, Lusail, automobilismo, corrida sprint Catar, esporte internacional, velocidade, motorport, temporada 2025, disputa pelo título, Abu Dhabi, Russell, Tsunoda, Antonelli, Alonso, Portal Terra da Luz