

Trump parabeniza Lula e destaca avanços em negociações comerciais | Foto: Reuters/Evelyn Hockstein
27 de outubro de 2025 — O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira (27) que teve uma “boa reunião” com o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, durante a cúpula da Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean), realizada em Kuala Lumpur, na Malásia. Trump descreveu Lula como “um sujeito muito vigoroso” e garantiu que as negociações entre os dois países continuam avançando.
“Tivemos uma boa reunião. Vamos ver o que acontece. Não sei se algo vai acontecer, mas vamos ver. Eles gostariam de fechar um acordo. No momento, eles estão pagando, acho, uma tarifa de 50%. Mas tivemos uma ótima reunião”, declarou Trump à imprensa norte-americana.
Além das tratativas comerciais, o presidente dos EUA aproveitou a ocasião para parabenizar Lula, que completa 80 anos nesta segunda-feira. “E feliz aniversário. Quero desejar feliz aniversário ao presidente, ok? Hoje é o aniversário dele, você sabia disso? Ele é um sujeito muito vigoroso, e fiquei muito impressionado. Mas hoje é o aniversário dele, então feliz aniversário, certo? Você poderia avisá-lo, por favor?”, disse.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Durante a noite, já em Kuala Lumpur, Lula comentou rapidamente com jornalistas sobre o encontro. Segundo ele, os dois presidentes estabeleceram um canal direto de comunicação para tratar de possíveis impasses nas negociações comerciais.
“Estabelecemos uma regra de negociação que toda vez que tiver uma dificuldade eu vou conversar pessoalmente com ele. Ele tem o meu telefone e eu tenho o telefone dele”, afirmou o presidente brasileiro. Lula também agradeceu as felicitações de aniversário enviadas por Trump. “Eu vi a mensagem. Eu agradeço”, disse.
Em coletiva de imprensa mais cedo, Lula se mostrou otimista quanto à suspensão das tarifas impostas pelos Estados Unidos a produtos brasileiros. “Estou convencido de que, em poucos dias, teremos uma solução definitiva entre Estados Unidos e Brasil para que a vida siga boa e alegre, do jeito que dizia o Gonzaguinha na sua música”, completou.
Leia também | Furacão Melissa chega à categoria 5 e ameaça Caribe com ventos de 260 km/h
Tags: Donald Trump, Lula, Luiz Inácio Lula da Silva, Estados Unidos, Brasil, relações diplomáticas, comércio exterior, tarifas de importação, Asean, Malásia, encontro bilateral, política internacional, economia global, Gonzaguinha, aniversário de Lula, cúpula asiática, diplomacia econômica, relações Brasil-EUA, Washington, Brasília, negociações comerciais, política externa