

Super Cérebro Longevidade conquista adultos e idosos em Fortaleza com método inovador | Foto: divulgação
24 de outubro de 2025. O aprendizado pode ser reinventado em qualquer fase da vida. A cearense centenária Maria Denise Murinelli Cirino é prova viva disso: aos 100 anos, voltou à sala de aula com o Método Super Cérebro Longevidade, franquia paulista que há nove meses funciona no bairro Aldeota, em Fortaleza. Diferente do ensino tradicional, o método é baseado em treinamento cognitivo, fortalecendo a memória, atenção, raciocínio lógico, criatividade e linguagem — pilares essenciais para garantir autonomia, socialização e bem-estar emocional.
As aulas, com duração de uma hora e meia, são aplicadas uma ou duas vezes por semana, em formato individual, particular ou em grupo. A iniciativa foi trazida à capital pela administradora Danniela Rolim Medeiros, especialista em neurociência e envelhecimento saudável, que investiu cerca de R$ 150 mil para implantar o projeto no Ceará.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Com foco em pessoas a partir dos 45 anos, o Super Cérebro Longevidade adota etapas progressivas de aprendizado, estimulando as funções cerebrais por meio de atividades práticas e divertidas. Um dos instrumentos utilizados é o soroban, ábaco japonês que desenvolve o raciocínio lógico e a concentração. Há também livros de estímulos cognitivos e módulos de tecnologia para a maturidade.
Segundo Danniela, “o método é contínuo e personalizado, podendo ser iniciado em qualquer momento, respeitando o ritmo e a individualidade de cada aluno”.
Entre os alunos de destaque estão Denise Murinelli, 100 anos, e o casal Lúcia e Maurício Medeiros, de 91 e 93 anos, que fazem aulas particulares e relatam melhoras na concentração e na autoconfiança.
A advogada Luciana Jucá Martins, de 59 anos, também aderiu ao método. Para ela, as aulas são uma oportunidade de aprimorar habilidades em matemática e tecnologia, além de estimular a socialização e combater a timidez.
De acordo com especialistas, os benefícios vão muito além do treino cognitivo: o método atua como prevenção contra perdas de memória, estimula o foco e promove um envelhecimento ativo e saudável.
“A melhora na autoestima, atenção e humor é perceptível em poucos meses. É emocionante ver o brilho nos olhos de quem redescobre seu potencial”, ressalta Danniela.
A coordenadora pedagógica Jô Mesquita reforça que os jogos são o coração do processo: “Aprender brincando é a forma mais natural e poderosa para manter o cérebro vivo”. Ela também ensina pequenas técnicas para o dia a dia, como fechar os olhos por alguns segundos para oxigenar o cérebro e ajudar na lembrança de palavras ou músicas.
De acordo com uma pesquisa da Vhita, empresa do setor de saúde e longevidade, 66% dos brasileiros acima de 50 anos relatam perda de foco ou clareza mental, e 71% afirmam sentir dores e limitações físicas. O Super Cérebro surge como uma resposta inovadora a esse cenário, promovendo mais vitalidade e lucidez na maturidade.
No Ceará, segundo o IBGE, há 1.999 pessoas centenárias, e no Brasil, 37.814. O método é um estímulo para que essa população viva com mais qualidade, propósito e alegria.
Super Cérebro Longevidade
Endereço: Rua Coronel Linhares, 443, Aldeota, Fortaleza/CE
Informações: aldeota@franquiasupercerebro.com.br
Instagram: @supercerebro.aldeotace
Leia também | Assembleia Legislativa concede Título de Cidadão Cearense ao ministro Ricardo Lewandowski
Tags: Super Cérebro Longevidade, Fortaleza, Envelhecimento Ativo, Treinamento Cognitivo, Neurociência, Memória, Atenção, Raciocínio Lógico, Criatividade, Bem-estar Emocional, Educação para Idosos, Aprendizado Contínuo, Envelhecimento Saudável, Jogos Educativos, Tecnologia na Maturidade, Danniela Rolim Medeiros, Jô Mesquita, Denise Murinelli, Lúcia Medeiros, Luciana Jucá Martins, Saúde Mental, Longevidade, Mente Ativa, Socialização, Qualidade de Vida, IBGE, Neuroeducação, Envelhecer com Autonomia, Método Japonês Soroban, Portal Terra da Luz