logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Isenção do Imposto de Renda: entenda como fica a tributação de dividendos para quem ganha menos de R$ 600 mil por ano
Finanças: Isenção do Imposto de Renda: entenda como fica a tributação de dividendos para quem ganha menos de R$ 600 mil por ano
05/10/2025
Internacional: Israel e Hamas iniciam novas negociações no Egito sob pressão de Trump por fim da guerra em Gaza
Internacional: Israel e Hamas iniciam novas negociações no Egito sob pressão de Trump por fim da guerra em Gaza
06/10/2025
Exibir tudo

Opinião: A retórica do sludge (lodo): uma análise do discurso de Trump na ONU Por Roberta Muramatsu, professora do curso de Ciências Econômicas da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)

A retórica do sludge (lodo): uma análise do discurso de Trump na ONU

Especialista utiliza conceitos da economia comportamental para decifrar os mecanismos por trás do discurso do ex-presidente dos EUA e seus apelos emocionais que dificultam a avaliação racional | Foto: Eduardo Munoz/REUTERS

No último dia 23 de setembro, o discurso de Donald Trump na Assembleia Geral da ONU causou mais furor no Brasil do que o normal: o chefe do governo dos Estados Unidos revelou a existência de “química” entre ele o presidente Lula. Porém, dada a natureza imprevisível da conduta do presidente norte-americano, fica o alerta: nem o abraço de menos de 40 segundos e tampouco a simpatia vocalizada oferecem sinal de que o fim das sanções ou o início de negociações positivas estejam próximos.

A fala de Trump, no entanto, oferece um convite à reflexão: o que separa os dois tipos de retórica consagrados pelos autores clássicos, a boa retórica e a retórica vazia?

A economista liberal clássica Deirdre McCloskey, que tem tratado a questão desde a década de 1980, ajuda-nos a pensar na resposta. A boa retórica, inspirada na tradição aristotélica, está ancorada em virtudes como honestidade, prudência, dignidade e justiça para descobrir boas razões para convencer; vem acompanhada de uma “fala doce” (sweet talk) voltada para a negociação e persuasão e consenso racional sobre as vantagens das trocas mutuamente benéficas.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

A retórica vazia, por seu turno, é a do político de fala dura (hard talk) que se apoia na linguagem do comando, medo, ameaça, distorção da história e manipulação para capturar nossa racionalidade, força de vontade e preferências sociais limitadas. Nesse caso, o alvo não é o consenso baseado em fatos empíricos e proposições racionais, mas fisgar e persuadir pessoas a qualquer preço. Esse segundo significado é o que inspira a presente discussão sobre a fala de Trump.

A novidade é utilizar as lentes da economia comportamental, uma abordagem que integra economia e psicologia, para expandir nossa análise de estratégias populistas. De acordo com essa perspectiva analítica, toda e qualquer avaliação e decisão envolve uma arquitetura de escolha que pode ser modificada por nudge (empurrão que mitiga vieses decisórios ou sludge – lodo, em tradução livre).

Em seu livro Sludge, Cass Sunstein, afirma que o termoé produzido por um arquiteto de escolha que sabe exatamente o que está fazendo. Nesse sentido, o discurso de Trump consiste em uma escolha discursiva desenhada para impedir indivíduos de examinarem e compreenderem as vantagens da cooperação entre as nações, dificultando discussões guiadas pela racionalidade, tolerância e equidade.

A recente fala de Trump na ONU parece empregar mais fortemente três tipos de lodos retóricos. Todos eles colocam barreiras para a avaliação racional dos argumentos porque exploram o pensar rápido, intuitivo e emocional, comumente sujeitos a vieses e erros.

O primeiro deles é a manipulação da aversão à perda. O tom do discurso apela ao medo dos indivíduos e cria moldura falsa para convencer pessoas de que os imigrantes são invasores dos Estados Unidos e países europeus; eles seriam os responsáveis por problemas e perdas como violência, desemprego e outras dificuldades sociais. Essa arquitetura de escolha retórica também promove percepção de ameaças à identidade nacional que capturam corações e mentes para a aprovação e defesa de medidas de prisão e deportação de crianças e adultos sem qualquer relação com ilícitos.

A segunda percepção das falas de Trump advém de proposições que manipulam a nostalgia e saudosismo para enaltecer os Estados Unidos. O discurso propõe metas amplas e vagas para prosperidade que só podem se sustentar, talvez, pelo excesso de confiança da capacidade do chefe de governo colocar o país novamente em um cenário de supremacia absoluta e o único capaz de resolver rapidamente guerras e disputas. Esse apelo emocional contribui para minar a capacidade de avaliação crítica por parte do seu público. Ademais, facilita a disseminação da moldura binária e polarizada dos fatos. Consequentemente, diagnósticos distorcidos e negativos são construídos a partir de “bodes expiatórios”. O governo Biden e a ONU são apresentados como causadores dos problemas porque endossaram o globalismo, o combate radical à mudança climática e a leniência no controle migratório.

Um último lodo retórico se baseia na manipulação das informações dos contextos e repetição de slogans. O elemento mais claro é o argumento de que a mudança climática é uma grande mentira criada por pessoas da ONU, além da alegação de que a organização teria se tornado sem importância e incompetente para resolver problemas reais.

A representação dos fenômenos em termos binários explora uma percepção moralista dos problemas comerciais dos Estados Unidos, descritos como uma nação explorada e saqueada por parceiros externos corruptos e injustos. A moldura discursiva que apela à emoção desestimula a disposição de buscar argumentos racionais em prol do comércio multilateral, sendo os últimos contrários a justificativas morais para a política de elevação de tarifas e impostos protecionistas.

O fato é que os discursos que empregam sludges carregados de apelos ao medo, diagnósticos de ameaças e representações binárias dos fenômenos convencem várias pessoas. Eles são o contrário da boa retórica de McCloskey. Possa a imprensa e a sociedade civil seguir com seus radares ligados e baseados em evidências empíricas para que valores como liberdade política, econômica e religiosa sejam cultivados e criticados por todos aqueles que assim o desejarem, em vez da fala dura e retórica coercitiva daqueles que buscam impor suas preferências tirânicas.


Roberta Muramatsu é professora do curso de Ciências Econômicas da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)


*O conteúdo dos artigos assinados não representa necessariamente a opinião do Mackenzie.


O texto acima expressa a visão de quem o assina, não necessariamente do Portal Terra da Luz. Se você quer publicar algo sobre o mesmo tema, mas com um diferente ponto de vista, ou um outro artigo com suas ideias, envie sua sugestão de texto para portalterradaluz.


Sobre a Universidade Presbiteriana Mackenzie

A Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) foi eleita como a melhor instituição de educação privada do Estado de São Paulo em 2023, de acordo com o Ranking Universitário Folha 2023 (RUF). Segundo o ranking QS Latin America & The Caribbean Ranking, o Guia da Faculdade Quero Educação e Estadão, é também reconhecida entre as melhores instituições de ensino da América do Sul. Com mais de 70 anos, a UPM possui três campi no estado de São Paulo, em Higienópolis, Alphaville e Campinas. Os cursos oferecidos pela UPM contemplam Graduação, Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado, Extensão, EaD, Cursos In Company e Centro de Línguas Estrangeiras.

Roberta Muramatsu | Foto: divulgação

Leia também | Shutdown nos EUA provoca apagão de dados e deixa investidores sem rumo

Internacional: Shutdown nos EUA provoca apagão de dados e deixa investidores sem rumo

Tags: Donald Trump, Discurso ONU, Retórica, Economia Comportamental, Sludge, Cass Sunstein, Deirdre McCloskey, Análise Política, Populismo, Manipulação, Fake News, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Compartilhar

Artigos Relacionados

Opinião: O luxo que se move em silêncio. Por que os investidores mais sofisticados não erram e quase nunca aparecem?

Vista aérea de área nobre urbana em Fortaleza simboliza o novo mercado imobiliário de luxo, marcado por estratégia, discrição e preservação patrimonial | Foto: reprodução

02/02/2026

Opinião: O luxo que se move em silêncio. Por que os investidores mais sofisticados não erram e quase nunca aparecem? Por Sacha Myrna - CEO X Metros Quadrados


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Redes Sociais

Siga o Portal Terra da Luz

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2025/11/WhatsApp-Video-2025-11-12-at-10.08.45.mp4

Slide Slide

Parceiros

Slide Slide Slide Slide Slide

Navegue

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos
Portal Terra da Luz
✕

Tags

Alexandre de Moraes Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Educação Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios Operação pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança Segurança Pública STF sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 17/01/2026

    Davi Santiago – Sonho & Negócios Comentado em Empreendedorismo Empresário mirim fundou sua primeira empresa aos 11 anos e já está de olho no mercado global

  • 11/01/2026

    Mari Santos Comentado em Negócios: Estação Fashion promove Feirão com ofertas a partir de R$ 5 para impulsionar vendas no Centro de Fortaleza

  • 10/01/2026

    Maria lima da Cunha Comentado em Negócios: Estação Fashion promove Feirão com ofertas a partir de R$ 5 para impulsionar vendas no Centro de Fortaleza

  • 07/01/2026

    NATANAEL RIBEIRO JUNIOR Comentado em Finanças: Aposentados têm até 14 de fevereiro para pedir ressarcimento de descontos indevidos do INSS

  • 30/12/2025

    14 barraqueiros são investigados por agressão a turistas em disputa de R$ 30 | Mundo Libertário (dezembro 30, 2025) Comentado em Violência: Polícia intima agressores e interdita barraca após espancamento de turistas em Porto de Galinhas

  • 11/12/2025

    Vasco e Fluminense: a histórica rivalidade que promete pegar fogo nas semifinais da Copa do Brasil - Portal da Curiosidade Comentado em Futebol: Fluminense e Vasco duelam por vaga na final da Copa do Brasil 2025; relembre confrontos históricos

Últimas Notícias

  • Política: Alece aprova projetos que destinam imóveis para saúde e estímulo à economia0
    Política: Alece aprova projetos que destinam imóveis para saúde e estímulo à economia Medidas autorizam doação de bens para atração de empresas e cessão de imóvel para fortalecer a saúde no Sertão de Crateús
    10/02/2026
  • Política: Brasil mantém segunda pior nota histórica em índice global de percepção da corrupção0
    Política: Brasil mantém segunda pior nota histórica em índice global de percepção da corrupção País soma 35 pontos no Índice de Percepção da Corrupção 2025, ocupa a 107ª posição entre 182 países e segue abaixo da média mundial, aponta Transparência Internacional
    10/02/2026
  • Saúde: Anvisa investiga pancreatite em usuários de canetas emagrecedoras e alerta para riscos do uso sem prescrição0
    Saúde: Anvisa investiga pancreatite em usuários de canetas emagrecedoras e alerta para riscos do uso sem prescrição Casos suspeitos incluem seis mortes no Brasil; especialistas apontam fatores como obesidade, perda rápida de peso, uso irregular e circulação de produtos falsificados
    10/02/2026
  • Política: Elmano anuncia Cid Gomes e Camilo Santana como coordenadores de campanha à reeleição0
    Política: Elmano anuncia Cid Gomes e Camilo Santana como coordenadores de campanha à reeleição Governador faz declaração durante entrega de escola profissionalizante em Missão Velha, no Cariri
    10/02/2026
  • Saúde: Governo inicia vacinação nacional contra dengue com imunizante do Butantan0
    Saúde: Governo inicia vacinação nacional contra dengue com imunizante do Butantan Campanha começa com profissionais da atenção primária do SUS e marca a entrada da primeira vacina de dose única contra os quatro sorotipos da dengue no sistema público
    09/02/2026
  • Estética e saúde mental: quando o espelho vira pressão0
    Saúde: Estética e saúde mental: quando o espelho vira pressão Especialistas alertam para impactos de padrões irreais de beleza e defendem procedimentos estéticos aliados ao equilíbrio emocional
    09/02/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas