

Além do prejuízo financeiro, o furto de energia provoca consumo descontrolado da carga distribuída | Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
05 de setembro de 2025 – O furto de energia elétrica, conhecido popularmente como “gato”, custou ao Brasil R$ 10,3 bilhões em 2024, segundo relatório divulgado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A prática, considerada crime, ocorre principalmente no mercado de baixa tensão, que atende residências, pequenos comércios, escritórios e indústrias de menor porte.
Além do prejuízo financeiro, o furto de energia provoca consumo descontrolado da carga distribuída, já que muitos aparelhos de baixa qualidade são ligados de forma clandestina. Isso causa sobrecarga no sistema elétrico, danos à infraestrutura e prejudica a qualidade do serviço para consumidores regulares.
De acordo com a Aneel, em 2024 foram registradas 88.870 interrupções no fornecimento de energia devido a ligações irregulares, com duração média de 8,64 horas cada.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
O levantamento da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee) mostra que o furto de energia impacta diretamente as tarifas de luz pagas pelos consumidores regulares. Em 2024, as perdas não técnicas atingiram 16,02% do mercado de baixa tensão.
Além dos custos, a prática coloca vidas em risco: no ano passado, 45 pessoas morreram e 69 ficaram feridas em acidentes envolvendo ligações clandestinas.
Segundo o presidente da Abradee, Marcos Madureira, o combate ao furto exige esforços conjuntos:
“Mais do que prejuízo financeiro, as ligações clandestinas colocam vidas em risco, sobrecarregam o sistema e penalizam o consumidor regular com tarifas mais altas. Precisamos de políticas públicas integradas, conscientização e reforço na fiscalização”.
A Abradee e as distribuidoras têm buscado enfrentar o problema com tecnologia, inteligência artificial, equipamentos mais resistentes e campanhas de conscientização, como a Campanha Nacional de Segurança, voltada para a prevenção de acidentes.
Leia também | Alece investe em tecnologia e modernização para reforçar segurança em seus espaços
Tags: furto de energia Brasil, gato energia elétrica, Aneel relatório perdas 2024, prejuízo conta de luz, Abradee furtos energia, perdas não técnicas energia, acidentes furto energia, ligações clandestinas Brasil, impacto tarifa energia, segurança elétrica