

Brasil divulga lista para a AmeriCup com base olímpica e nomes de destaque | Foto: Divulgação/FIBA Americas
21 de julho de 2025 – O técnico Aleksandar Petrovic convocou, nesta segunda-feira (21), os 16 jogadores que irão compor a pré-lista da seleção brasileira masculina de basquete para a Copa América (AmeriCup) de 2025, que acontecerá entre os dias 22 e 31 de agosto em Manágua, na Nicarágua.
A convocação conta com sete atletas que participaram da Olimpíada de Paris em 2024, incluindo nomes como Vítor Benite, Georginho, Bruno Caboclo, Yago Matheus, Léo Meindl, Lucas Dias e Mãozinha. A lista será reduzida a 12 atletas para a disputa do torneio continental.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Os convocados se apresentam no dia 3 de agosto em Guarapari (ES), onde a equipe ficará concentrada até o dia 15, utilizando a estrutura do Sesc. Antes do embarque para a Nicarágua, o grupo participa da Copa Latina, um torneio amistoso na Cidade do Panamá entre os dias 17 e 19, com Argentina, Uruguai e os anfitriões como adversários.
A ida para Manágua está marcada para o dia 20 de agosto.
O Brasil está no Grupo A da AmeriCup, ao lado de Uruguai, Estados Unidos e Bahamas. A estreia será no dia 23 de agosto, às 16h10 (horário de Brasília), contra o Uruguai. No dia 24, a seleção enfrenta Bahamas, às 18h40, e encerra a fase de grupos no dia 26, às 22h10, diante dos EUA. Os dois melhores de cada grupo avançam às quartas de final.
Entre as ausências de maior destaque estão Didi Louzada, que atua no Japão, e Gui Santos, jogador do Golden State Warriors, da NBA. Ambos pediram dispensa à comissão técnica por motivos pessoais.
Dos 16 convocados, sete jogam no Brasil. O Flamengo é o clube com mais representantes (Alexey, Gui Deodato e Ruan), seguido por Sesi Franca (Lucas Dias e Georginho). A liga espanhola também se destaca com três atletas: Caio Pacheco, Vítor Benite e Léo Meindl.
O Brasil busca seu quinto título da Copa América, competição que venceu em 1984, 1988, 2005 e 2009. Na edição anterior, realizada em Recife, a seleção ficou com o vice-campeonato após perder a final para a Argentina.
Leia também | GP da Bélgica 2025: veja data, horários e onde assistir à próxima corrida da Fórmula 1
Tags: basquete, seleção brasileira de basquete, AmeriCup 2025, Copa América de Basquete, Aleksandar Petrovic, convocação da seleção, esportes, esporte brasileiro, Confederação Brasileira de Basquete, Guarapari, jogos amistosos, grupo da morte, Brasil x EUA basquete