

Tráfico com uso de drone interrompe operações aéreas por duas horas em Cumbica | Foto: Imagem de Arquivo/Agência Brasil
12 de junho de 2025 – Uma tentativa de infiltração de entorpecentes por drones na área restrita do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, foi frustrada por uma ação conjunta da Polícia Federal e da Polícia Militar, na noite da última terça-feira (11). A operação criminosa provocou interrupções intermitentes no tráfego aéreo por duas horas, impactando 21 voos que precisaram ser redirecionados para outros aeroportos.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, a região próxima ao aeroporto de Cumbica tem registrado aumento de 30% no número de prisões e 86% na quantidade de drogas apreendidas apenas nos quatro primeiros meses de 2025.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
A grande novidade na operação criminosa foi o uso de drones para transportar drogas, uma escalada no modus operandi das quadrilhas que já atuam há anos na área do aeroporto. Em diversas ocasiões, criminosos utilizaram o chamado “Golpe da Mala”, que ganhou repercussão internacional após o caso de uma mulher brasileira presa injustamente na Alemanha, após ter a bagagem trocada no terminal de Guarulhos.
Na noite da operação, drones foram avistados sobrevoando os eixos de aproximação e decolagem, o que colocou em risco a segurança de passageiros e tripulações. A Força Aérea Brasileira (FAB) informou que as aproximações foram suspensas entre 21h25 e 23h05, e as decolagens, entre 22h45 e 23h18, como medida preventiva.
Segundo nota da FAB, a suspensão temporária das operações foi determinada pela Torre de Controle de Guarulhos, em conjunto com a administradora do terminal, a GRU Airport, e a NAV Brasil, responsável pelos serviços de navegação aérea. A medida foi adotada de forma imediata para garantir a segurança das operações.
A operação contou com o apoio de agentes em campo e do helicóptero Águia da Polícia Militar. A droga foi localizada em uma área de mata dentro da zona restrita do aeroporto, mas nenhum suspeito foi encontrado até o momento. O policiamento na região foi reforçado e as investigações seguem em curso.
Leia também | Agropecuária se consolida como grande negócio no Ceará com feiras e exposições no segundo semestre, diz De Assis Diniz