

Jucielen Romeu e Yuri Falcão brilham com ouro na estreia do ciclo olímpico | Foto: Douglas Ragi/World Boxing
O Brasil encerrou com nove medalhas a sua participação na etapa da Copa do Mundo de Boxe, realizada em Foz do Iguaçu (PR), a primeira sediada no país. Com três ouros, duas pratas e quatro bronzes, a delegação brasileira terminou em segundo lugar no quadro de medalhas, atrás apenas da Polônia, que conquistou dez pódios.
A competição marcou o início do ciclo olímpico para os Jogos de Los Angeles 2028 e reuniu atletas de alto nível ao longo de seis dias de disputas, com encerramento na noite de sábado (5).
A paulista Jucielen Romeu conquistou o ouro na categoria até 57 kg ao vencer a polonesa Julia Szreremeta, vice-campeã olímpica em Paris. No masculino, o paulista Luiz “Bolinha” Oliveira também subiu ao lugar mais alto do pódio após nocautear o polonês Pawel Brach na decisão dos 60 kg. Já o capixaba Yuri Falcão levou o ouro na categoria até 65 kg ao superar o indiano Abbinash Jamwal por decisão unânime.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
O paulista Kauê Belini (75 kg) e o baiano Wanderley “Holifield” Pereira (80 kg) conquistaram medalhas de prata. Kauê, que havia impressionado ao nocautear o italiano Remo Salvati na semifinal, perdeu para o uzbeque Fazliddin Erkinboev na final. Holifield, último brasileiro a subir no ringue, foi superado pelo uzbeque Javikh Ummataliev.
Na disputa por bronzes, o Brasil somou quatro medalhas:
A seleção nacional foi representada por 16 atletas e comemorou o desempenho como um excelente começo de ciclo olímpico. “Treinamos duro para isso. Valeu o esforço, valeu todo o treinamento”, disse Jucielen Romeu, ouro nos 57 kg.
Essa etapa em Foz do Iguaçu foi a primeira de quatro que compõem o circuito da Federação Internacional de Boxe (World Boxing) em 2025. As próximas ocorrerão na Índia e Cazaquistão, com pontuação válida para o ranking que classifica para a World Boxing Cup Finals, o último desafio da temporada.
Em setembro, a seleção brasileira volta suas atenções para o Campeonato Mundial de Boxe, que acontecerá em Liverpool, na Inglaterra, sendo o grande foco da equipe para este ano.
Leia também | Fortaleza empata com Mirassol pela Série A e segue invicto no Brasileirão 2025