

Lema da Campanha da Fraternidade deste ano é inspirado em Gênesis | Foto: divulgação
A Campanha da Fraternidade de 2025 será lançada com o tema “Fraternidade e Ecologia Integral”, acompanhado do lema “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31). A proposta, anunciada oficialmente nesta Quarta-feira de Cinzas (5), tem como foco a importância do compromisso coletivo com a preservação ambiental e a justiça social, refletindo sobre questões como os 10 anos da Carta Encíclica Laudato Si’, os 800 anos do Cântico das Criaturas de São Francisco de Assis, a Exortação Apostólica Laudate Deum, a década da Rede Eclesial PanAmazônica (REPAM) e a realização da COP 30 em Belém (PA), em 2025.
A cerimônia de lançamento ocorreu com uma missa presidida pelo secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Ricardo Hoepers, seguida de uma abertura no auditório Dom Helder Câmara, na sede da CNBB. Durante o evento, foi divulgada a Mensagem do Papa Francisco para a Campanha da Fraternidade, além de um balanço dos projetos sociais apoiados pelo Fundo Nacional de Solidariedade no ano de 2024.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
A questão ambiental já esteve presente em diversas edições da Campanha da Fraternidade, mas em 2025, o tema surge sob uma nova perspectiva, com ênfase na Ecologia Integral. Defendida pelo Papa Francisco, essa visão vai além da simples preservação da natureza, buscando conectar a relação entre seres humanos, sociedade e meio ambiente.
“A conversão ecológica é urgente. O planeta está em um decênio decisivo. Ou nos convertemos ou caminhamos para um colapso socioambiental irreversível”, alertou a CNBB, destacando a necessidade de abandonar práticas extrativistas predatórias e assumir um compromisso global com a preservação da criação.
A Campanha de 2025 segue o diálogo com temáticas abordadas em edições anteriores, como a “Amizade Social” (2024), a “Educação” (2022), o “Diálogo” (2021) e a “Misericórdia” (2020), compondo um caminho de reflexão sobre um Novo Humanismo Integral e Solidário.
Identidade Visual: Símbolos da Espiritualidade e da Biodiversidade Brasileira
A identidade visual da campanha, criada por Paulo Augusto Cruz, da CNBB, traz uma rica combinação entre elementos da tradição cristã e a diversidade da fauna e flora brasileiras. Alguns dos símbolos que fazem parte do cartaz são:
A oração oficial será um dos principais recursos espirituais para a campanha, incentivando comunidades e fiéis a refletirem e rezarem pela preservação da casa comum. Além disso, no Domingo de Ramos (12 e 13 de abril), ocorrerá a tradicional Coleta da Solidariedade, com arrecadação de recursos para projetos sociais focados na justiça socioambiental e na sustentabilidade em diversas regiões do Brasil.
A Campanha da Fraternidade 2025 reforça a importância do cuidado com o planeta e convida todos a se comprometerem com a construção de um futuro mais justo e sustentável para as próximas gerações.
Com informações do site iBandCE
Leia também | Curso gratuito de Ovos de Páscoa na Casa de Vovó Dedé ocorrerá entre os dias 10 a 14 de março