Em meio aos prédios históricos e comerciais do centro de Fortaleza, o parque urbano Cidade da Criança é um local bucólico, com um lago sempre repleto de garças e muitas árvores. É um espaço de 27 mil metros quadrados para relaxar e contemplar um pouco de natureza numa área repleta de concreto, mas que estava precisando ser reformado.
Ao lado da Cidade da Criança está a Praça do Sagrado Coração de Jesus, que abriga um terminal de passageiros de ônibus, e que também estava com as estruturas desgastadas pelo tempo.
Em 2018, ainda na gestão do prefeito Roberto Claudio, foi lançado um concurso público para a escolha do projeto de revitalização dos dois espaços públicos. Os vencedores foram os integrantes da equipe do escritório de Arquitetura e Urbanismo de Carlos Yuri Nobre. O passo seguinte foi a elaboração do projeto executivo para a licitação da empresa responsável pela realização das obras, que tiveram início em junho de 2020.
As obras de urbanização e restauro da Cidade da Criança estão com 70% de execução e têm previsão de entrega para dezembro deste ano. O novo piso com sinalização tátil, limpeza e desassoreamento do lago, reforma e pintura interna do muro e dos prédios históricos construídos no interior do parque já estão prontos, assim como a instalação de caixas d’água para atendimento dos prédios.
A próxima etapa agora será a execução do projeto paisagístico, que prevê o plantio de mais de mil espécies de plantas, entre arbustos, árvores e palmeiras.
O projeto, executado pela Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), também prevê a criação de novos espaços: Casa do Ciclista, que contará com bicicletário e vestiários, cafeteria, restaurante; Memorial da Liberdade, posto de vigilância para a Guarda-Municipal, setor administrativo e apoio ao visitante. O projeto prevê ainda a instalação de um circuito com 7 ilhas pedagógicas com diversos brinquedos e espaços lúdicos instalados em toda a região do parque, além da restauração dos prédios históricos, despoluição do lago, nova iluminação em LED e instalação de mobiliários urbanos.
O projeto de revitalização, conservação e urbanização da Praça do Sagrado Coração de Jesus teve início em março de 2021. Com 20% de obra concluída, o cronograma das obras prevê a entrega para o 1º semestre de 2022.
Atualmente, as equipes trabalham na instalação do corredor cultural da rua Jaime Benévolo. Em seguida, serão feitas as fundações de oito bancas de revistas e a execução do paisagismo.
O projeto prevê a transferência do terminal aberto de ônibus para a Rua Sólon Pinheiro, o que permitirá a integração da Praça com o Parque Cidade da Criança, além da criação de um corredor cultural na Rua Jaime Benévolo, com áreas de convivência, alimentação e amplos espaços para apresentações artísticas.
Após concluídas as intervenções, a população contará também com itens de acessibilidade, nova iluminação em todo o equipamento, acessibilidade e novos mobiliários urbanos criados para estimular a permanência das pessoas que antes utilizavam a Praça apenas como local de passagem.
Leia também | Fortaleza adotará selo para incentivar Turismo Pet