O governador do Ceará, Camilo Santana, usou as redes sociais na manhã dessa terça-feira (7/9), feriado da Independência do Brasil, para enviar uma mensagem em que prega o fortalecimento da democracia e das instituições brasileiras, que estão sendo abalados nos últimos dias em virtude da programação de atos que afrontam a Constituição do Brasil, neste 7 de Setembro, por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro e oposicionistas.
“Que neste 7 de setembro nosso Brasil tenha reforçados os ideais do respeito, da tolerância e da justiça social. E que nossa democracia e as instituições brasileiras sejam cada vez mais fortalecidas, para que tenhamos um país mais desenvolvido, mais humano e de paz”, afirmou Camilo.
O clima é de tensão em várias partes do Brasil. As mobilizações ocorrem em meio à tensão política da crise institucional que o país tem enfrentado nas últimas semanas, marcada principalmente por embates de Bolsonaro com ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).
Os organizadores da Campanha #ForaBolsonaro, que reúne 80 entidades e movimentos populares e sindicais, além do Grito dos Excluídos, pedem que a população compareça às manifestações munida de máscara e álcool em gel e que mantenham o distanciamento durante as caminhadas em 131 atos agendados para esta terça-feira, em 125 municípios brasileiros e três estrangeiros.
As manifestações podem colocar ainda mais peso em Bolsonaro, que sofre com sequentes quedas de popularidade, flagradas por pesquisas de opinião. Com o país prestes a chegar a marca de 600 mil mortes e com a CPI da Pandemia expondo a omissão e corrupção do governo, cresceram as manifestações pedindo a saída do presidente.
Sob pressão, Bolsonaro convocou a base de apoio, que também decidiu ir às ruas para fazer a defesa do presidente.
Leia também | Prédio do Tribunal de Justiça do Ceará é interditado pela Defesa Civil por risco de desabamento