logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
V Festival Noites Brasileiras volta os olhares para a Amazônia Legal
Cultura V Festival Noites Brasileiras volta os olhares para a Amazônia Legal
06/08/2024
Pesquisadores da UFC criam equipamento portátil que permite análise do solo no próprio campo
Educação Pesquisadores da UFC criam equipamento portátil que permite análise do solo no próprio campo
06/08/2024
Exibir tudo

Arte Roberto Galvão comemora 60 anos de arte com obras inéditas no Mauc A abertura acontece 50 anos depois de sua primeira exposição individual realizada na mesma casa que recebe agora seus novos trabalhos, o Museu de Arte da UFC

Roberto Galvão comemora 60 anos de arte com obras inéditas no Mauc

partir do dia 24 de agosto, o artista expõe sua produção mais recente na mostra “Sertão Galvão”. Foto: divulgação

As artes visuais estão inseridas na trajetória de vida de Roberto Galvão desde a infância. Já se percebia a tendência às artes plásticas, quando caixas de sapatos e suas tampas eram telas e molduras em suas brincadeiras de criança. Considera, no entanto, o início de sua profissão nas artes no ano de 1964, quando passou a mostrar suas criações ao público.  

Para celebrar as seis décadas de trabalho em arte, Roberto Galvão expõe sua produção mais recente na mostra “Sertão Galvão”, que poderá ser visitada de 24 de agosto a 18 de outubro no Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará – Mauc, em Fortaleza, cidade onde nasceu há 74 anos. Tendo a curadoria de Saulo Moreno, expografia de Túlio Paracampos e apresentação de Regina Raick, a mostra se compõe de trabalhos em aquarela sobre papel e pintura acrílica sobre tela, entre outras técnicas. Mais de 60 obras foram realizadas a partir de 2023, em tamanhos que variam de 15cm por 20cm, a 5,10m por 1,60m. 

“Neste ano, 2024, o mesmo em que a nossa querida Universidade  Federal do Ceará, a mais antiga do Estado, completa 70 anos de funcionamento, assim como a nossa Pró-Reitora de Cultura celebra o seu primeiro ano de existência na estrutura organizacional, o Museu de Arte da  UFC reabre suas portas a um artista que atravessa a nossa história, nosso  acervo artístico e vivencia, há 60 anos, o universo da arte de forma intensa e  nas suas mais diversas camadas e dimensões”, diz a museóloga Graciele  Siqueira, diretora do Mauc.  

A abertura de “Sertão Galvão” acontece 50 anos depois da primeira exposição individual do artista, aberta em agosto de 1974, na mesma casa que recebe agora suas novas obras. “Nos anos seguintes, Galvão construiu uma carreira sólida e que se espraiou em várias frentes: ao fazer artístico, aliou a atuação como pesquisador, historiador, curador, arte-educador, gestor e, antes de tudo, um artista que plantou sementes que hoje formam um jardim fecundo e potente”, lembra o museólogo Saulo Moreno, curador da mostra. 

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

“Ao celebrar os seus 60 anos nas Artes é impossível não fazer esse exercício de memória. Entretanto, não pensem que estamos falando de passado, somente. Antes de tudo, tratamos aqui de presente e de futuro ou, mais precisamente, de nosso devir, individual, coletivo e social. Toda memória só existe pelo trabalho, ou seja, pela dedicação, pela ativação contínua de processos complexos de lembrar e esquecer. Galvão conecta essas várias temporalidades e ao apresentar-nos a sua produção mais recente, convoca-nos à esperança e ao contínuo exercício da persistência e do sonho”, continua.  

Sobre a mostra, o curador comenta: “O seu Sertão é multicolorido, vibrante, farto e convidativo. Longe das imagens de ausência e de falta, contrapõe o senso comum e agiganta nossos sentimentos pela elaboração de um corpus de imagens tentacular, que anseia romper a tela e percolar por aí, gerando vida e novos encontros. Dama da noite, flor do mato, chanana, antúrios, flor de cuxá, mandacaru, orquídeas: o seu jardim é generoso, expansivo, assim como é a sua trajetória, em que cabem diversificadas formas de pensar, viver e fazer”.  

“Temos aqui um conjunto vibrante de obras que seduzem por sua beleza e afetam por sua densidade. Os trabalhos revelam o artista experiente, com raro domínio de uma diversidade de técnicas e materiais, mas que não se furta às experimentações, às mudanças e à construção de novos universos significantes. Nesse percurso, transparece a chama do seu compromisso duradouro com a arte e com o território que habita: suas gentes, artistas, paisagens, afetos e matrizes culturais”, diz.  

Sobre o artista

Os desenhos a grafite, lápis de cor e nanquim com bico de pena de metal, que já criava aos seis ou sete anos de idade, foram o ponto de partida para o artista cujo nome cruzou fronteiras. As artes de Roberto Galvão já foram vistas em exposições coletivas realizadas no Brasil e em outros países, entre os quais Argentina, Cuba, Uruguai, Estados Unidos, Espanha, França, Alemanha, Polônia e Bulgária, e individuais em Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo, Teresina, Palmela (Portugal), Paris (França), Madri e Barcelona (Espanha).  

Bacharel em História e Mestre em História Social pela Universidade Federal do Ceará, ao longo de sua carreira como artista, Roberto Galvão também dedicou bastante tempo e esforço na atividade de historiador da Arte, pesquisando, tomando notas e escrevendo algumas impressões sobre o movimento das artes no Ceará. Foi também gestor na área da cultura, ocupando alguns cargos na gerência pública e da classe artística.  

“Permanentemente, quase por toda minha vida adulta, fui militante defensor da importância da educação estética e artística no desenvolvimento da capacidade cognitiva das pessoas. Nesse sentido, sempre tive interesse pela história, pela produção artística, pela culinária, que considero uma Arte, e pelos processos de arte/educação”, destaca.  

Serviço

Mostra “Sertão Galvão” 

Local: Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará – MAUC (Av. da Universidade, 2854 – Benfica, Fortaleza – CE) 

Visitação: De 24 de agosto a 18 de outubro de 2024. 

Abertura: 24 de agosto [sábado], das 9h às 13h 

Classificação: Livre 

Acesso: Gratuito 

Informações: (85) 3366-7481  

Leia também| V Festival Noites Brasileiras volta os olhares para a Amazônia Legal

Cultura V Festival Noites Brasileiras volta os olhares para a Amazônia Legal
Compartilhar

Artigos Relacionados

Meio Ambiente: Projeto usa ciência para preservar costões rochosos

Pesquisadores realizam monitoramento subaquático em área de costões rochosos no litoral brasileiro | Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

21/04/2026

Meio Ambiente: Projeto usa ciência para preservar costões rochosos ONG monitora biodiversidade e orienta manejo sustentável no litoral


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Redes Sociais

Alece – Ceará de Valores

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/02/VT-Ceara-de-Valores.mp4

Slide Slide

Parceiros

Slide Slide Slide Slide Slide

Navegue

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos
Portal Terra da Luz
✕

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Educação Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 17/04/2026

    nano banana 2 Comentado em Digital Como criar apresentações profissionais com IA em minutos

  • 13/04/2026

    STF pode mudar regras da delação premiada no país – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Justiça: STF pode mudar regras da delação premiada no país

  • 08/04/2026

    Ceará transforma esgoto em energia limpa – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Sustentabilidade: Ceará transforma esgoto em energia limpa

  • 04/04/2026

    Shows celebram legado de Tarcísio Sardinha Disco inédito reúne grandes nomes da música brasileira em apresentações gratuitas em Fortaleza ‣ Portal Terra da Luz – Cultura em Movimento Comentado em Gastronomia: Art Vino & Cucina amplia experiência em Fortaleza

  • 30/03/2026

    Junior Comentado em Crimes Digitais Pix facilita o trabalho dos agiotas no Brasil

  • 23/03/2026

    Marta Sarmento Comentado em Inclusão: Fortaleza celebra inclusão com caminhada Down

Últimas Notícias

  • Meio Ambiente: Projeto usa ciência para preservar costões rochosos0
    Meio Ambiente: Projeto usa ciência para preservar costões rochosos ONG monitora biodiversidade e orienta manejo sustentável no litoral
    21/04/2026
  • Diplomacia: Lula critica EUA por suposta ingerência no Brasil0
    Diplomacia: Lula critica EUA por suposta ingerência no Brasil Presidente reage a pedido de remoção de delegado da PF nos Estados Unidos
    21/04/2026
  • Diplomacia: Irã exige concessões dos EUA em negociações0
    Diplomacia: Irã exige concessões dos EUA em negociações Teerã condiciona acordo ao fim de sanções e garantia de soberania nuclear
    21/04/2026
  • Política: Davi Benevides surge como pré-candidato ao CE0
    Política: Davi Benevides surge como pré-candidato a deputado estadual no CE Ex-prefeito de Redenção se filia ao PSDB e mira vaga na Assembleia
    20/04/2026
  • Saúde: Atendimento pré-hospitalar salva vidas, diz HDOC0
    Saúde: Atendimento pré-hospitalar salva vidas, aponta HDOC Serviço reforça papel essencial das ambulâncias na cadeia de sobrevivência
    20/04/2026
  • Ciência: Terapia celular avança contra o Parkinson0
    Ciência: Terapia celular avança contra o Parkinson Estudo japonês mostra aumento de dopamina e melhora motora em pacientes
    20/04/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas