O prefeito José Sarto entregou, na sexta-feira (24/05), as obras de urbanização no entorno da Areninha Santa Filomena, no Jangurussu. O projeto foi responsável pela requalificação de todo o espaço, que antes contava apenas com o campo em grama sintética e agora conta com uma ampla praça com mais de 4 mil m ² de área urbanizada.
As obras transformaram o entorno do equipamento com a instalação de piso em intertravado, com áreas para caminhada e novos equipamentos como quadra de areia, academia ao ar livre, futmesa e parquinho para a diversão dos pequenos. A região recebeu, ainda, paisagismo com o plantio de mais de 25 ipês.
“Essa praça quase triplicou de tamanho, essa é uma Areninha enorme. Hoje a gente está entregando um equipamento mais do que requalificado, ele foi ampliado com área de lazer. Você vai ver aqui vários empreendedores que estão aqui para vender o cachorro-quente, o refrigerante, a água, o bombom. Um espaço como esse consolida o comércio local, estimula a prática de esporte, estimula a convivência da família que vem para cá, e proporciona, direta e indiretamente, a segurança. E ainda valoriza a região, porque aumenta o valor de venda dos imóveis”, afirmou Sarto.
As obras, executadas pela Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), contemplaram também serviços de manutenção na Areninha do bairro, que recebeu pintura, substituição de alambrados, iluminação e reforma nas arquibancadas e vestiário. As obras contaram com investimentos de R$ 2 milhões.
De acordo com Ticiana Pinheiro, secretária de Esporte e Lazer, todos os programas sociais serão incluídos no cronograma da Areninha e beneficiarão os fortalezenses de todas as idades. “Nós temos três programas que é o Atleta Cidadão, que é o futebol, o Atleta Cidadão Lutas, que acontece na praça e a gente faz o núcleo de lutas marciais. Temos também o projeto novo, que é o Viver+, que é para os idosos, que contempla ginástica funcional, aulas de zumba, caminhada assistida e que podem ser feita aqui no entorno da praça, já que o entorno foi todo urbanizado, porque antes só existia a Areninha. E agora com essa urbanização, a gente pode aproveitar todo o espaço para agregar todos os nossos projetos sociais”, informou a secretária.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Gregório Alves é barbeiro, tem um restaurante de espetinho e à noite exerce a função de professor de futevôlei na quadra de areia que também foi contemplada pela requalificação. O professor explicou que o esporte é tradicional na região e praticado há pelo menos 30 anos pelos moradores. Com a reforma, a quadra agora ampliou as aulas e modalidades que contam com vôlei, futevôlei e beach tennis. “Aqui nem tinha quadra, a gente improvisava, mas a Prefeitura está olhando pra esse espaço [quadra de areia] e para esse esporte que vem crescendo muito, a gente recebeu esse grande presente”, disse. “A Areninha foi construída mas o entorno estava praticamente esquecido e a população só tem que agradecer e aproveitar”, finalizou.
A reforma garantiu oportunidade, também, para as donas de casa, como Daniela Alves, 31, moradora do bairro desde os 5 anos. Há dois meses a requalificação garantiu um espaço adequado para instalar seu novo empreendimento, um pula-pula. Com a alta movimentação no entorno, Daniele agora consegue fazer renda extra entretendo as crianças que vão à praça brincar. “Antes aqui era tudo areia e para separar as quadras, os próprios moradores se organizaram para colocar pneus grandes”, explicou. A mãe do Zion, 11 meses, e Malu, 5 anos, detalha o impacto da reforma enquanto termina de arrumar seu pula-pula. “Agora [a praça] tá toda bonitona, e possibilitando que possa empreender e está rendendo muito. Eu fiquei tão feliz porque foi uma forma boa de fazer algo que eu curto, aproveitando o tempo que venho pra cá e também trazer meus filhos, está dando tudo certo”, compartilhou sorridente.
A Prefeitura de Fortaleza está urbanizando o entorno de diversas Areninhas existentes na Capital. As obras fazem parte de um pacote de investimentos, no valor de cerca de R$ 15 milhões, que prevê a urbanização no entorno de 13 campinhos localizados em bairros carentes de Fortaleza.
A ação tem revitalizado áreas degradadas no entorno de equipamentos esportivos que não possuem infraestrutura de acessibilidade e outros atrativos para a diversão e o bem-estar dos moradores que residem próximo às Areninhas. O projeto visa reunir, em um único espaço, elementos que contribuam para a convivência, a qualidade de vida e o estímulo à prática de esportes.
Além da Areninha Santa Filomena, outros oito equipamentos já receberam obras de urbanização. São eles: Areninha Maria Tomásia, Areninha Tamandaré, Areninha Jornalista Tomaz Coelho, Areninha Lagoa do Catão, Areninha do São Cristóvão, Areninha Aldemir Martins, Areninha Sítio São João e Areninha Paupina. Atualmente, outras quatro Areninhas passam por obras do tipo, onde todas elas devem ser entregues até o segundo semestre de 2024.
Estiveram presentes na entrega os secretários Fernando Feitosa, Renan Colares, Roberto Resende, Beto Almeida e Lacerda Moreira, além do deputado estadual Fernando Hugo e os vereadores PP Cell, Luciano Girão, Elpídio Nogueira e Fábio Rubens.
Leia também| Resorts do Beach Park obtêm certificação máxima da RCI 2024